Como ser mais produtivo no próximo ano?

Neste período do ano (final de ano), todos entramos em um modo retrospectivo, avaliando nossas conquistas, realizações e descobertas. Hoje em dia até nas redes sociais somos bombardeados por “retrospectivas” do seu ano (como se o ano de alguém pudesse ser resumido pelas suas postagens). Mas o fato é que todos nós voltamos os olhares para nós mesmos em busca de satisfação.

Este ano eu tive um ano muito produtivo, e repleto de realizações entre elas a repercussão deste meu blog.

Ao olhar para trás, percebi que o que traz muitos frequentadores até o meu blog é a sua busca por ajuda. Ajuda para iniciar na carreira, ajuda para divulgar seu trabalho, ajuda para gravar CD entre outros. E refletindo sobre o meu ano, concluí que a melhor forma de ajudar, será compartilhar com você o que me fez chegar no final do ano sentindo-me realizada.

Eu já faço isso através do blog Um minuto pra pensar onde eu compartilho pensamentos e reflexões, faço isso também com o livro Para Cantar de Verdade dedicado ao meu publico infanto-juvenil, mas desta vez, neste artigo, quero compartilhar algo muito específico que eu acredito que resume o que vocês tanto buscam aqui: COMO TORNAR-SE PRODUTIVO E REALIZADO.

Não existe uma receita para o sucesso, mas o que compartilho aqui é o que me levou a um ano bem sucedido. Talvez isso possa ajudar você também a conquistar seus sonhos e desejos.

Vamos lá:

 

Produtividade musical

10 dicas para tornar-se mais produtivo:

    1. Saber o que você quer
      Apesar de parecer simples, não é. Saber de verdade o que queremos pode levar algum tempo. Geralmente pensamos em um MEIO para obter a nossa satisfação, sem perceber que este é somente um meio e não o fim, e nos tornamos inflexíveis e perdemos oportunidades de nos conectar com nosso desejo verdadeiro. Uma dica para solucionar esse paradoxo é pensar na sensação que você quer alcançar ao invés do meio pela qual quer alcançar esta sensação, oportunidades sem fim para suprir este desejo aparecerão na sua frente!
    2. Tomar responsabilidade!
      Ok, vou ser um pouco dura agora, mas é para o seu bem. PARE de achar que alguém vai resolver a sua vida. Isso não vai acontecer. Ninguém vai fazer a sua carreira acontecer por você e mesmo que isso aconteça você não sentirá satisfação alguma com isso porque nós somente sentimos satisfação com as nossas conquistas!
      Se você quer dar certo na vida é preciso tomar as rédeas e entender que o seu caminho é você quem escolhe. Pare de colocar a culpa na falta de oportunidade e crie sua oportunidade. Nada é fácil para ninguém, mesmo aquele que parece ter mais oportunidades do que você também vive diversas dificuldades e embates na vida. Todos nós estamos no mesmo barco, não se iluda. Todos temos problemas e dificuldades, e todos buscamos nos sentir felizes e realizados. Não aguarde no outro pela sua satisfação, a sua satisfação é você quem gera.
    3. Organizar-se
      A organização é primordial para tornar-se alguém produtivo. Existem hoje milhares de aplicativos, agendas, organizadores para auxiliar na sua produtividade mas somente baixar o aplicativo e nunca comprometer-se em cumprir com suas próprias metas jamais funcionará.
      Algumas dicas para uma boa organização são:  Já ouviu falar que tempo é dinheiro? Então, não é somente dinheiro, tempo é vida! Quantos dias você passa sem viver? O que é viver pra você? Dedique tempo na sua agenda para viver. Melhor ainda se seu trabalho for algo que você considera viver. Se seu almoço signifique viver. Se suas companhias durante o dia signifique viver. Se seu relacionamento com sua família signifique viver, porque te digo uma coisa, não viemos neste mundo para sobreviver. Viva.
      Se você nunca manteve uma agenda, não tente colocar 10 compromissos em um só dia, comece por 1 compromisso à cada dia, com o tempo você toma o habito de respeitar seus planejamentos e passa a respeitar horários e assim pode criar uma agenda cheia, e que se cumpra.
      Não deixe para amanhã o que você pode descartar hoje! KKKK Essa foi a minha maior lição deste ano. Isso otimizou demais o meu tempo. É incrível o tempo que perdemos com coisas completamente irrelevantes para a nossa vida, e com isso eu tive tempo de fazer trabalho voluntário 2 dias por semana, abrir minha empresa, escrever 3 livros, ser mãe e esposa, cuidar da casa, desenvolver novas parceiras, criar meu novo repertório, lançar meu novo site, desenvolver novas habilidades e oportunidades e chegar ao final do ano, com as minhas 2 metas iniciais cumpridas e ainda cuidar de mim. VALE A PENA DESCARTAR O DESCARTÁVEL.
      Antes de dormir avalie seu dia e dê uma ultima olhada na agenda do dia seguinte.
      Reserve um tempo de descanso durante o dia. Minha pausa para o café passou a ser muito respeitada depois que eu percebi o quanto era valiosa. Neste momento eu sento em algum lugar tranquilo com meu cafézinho e desligo por 10 minutos. Tento não pensar em nada, somente observar uma flor ou ouvir uma musica, é revigorante e trás insights incríveis.
    4. Desenvolva Ciclos Menores Assim como em Dezembro as pessoas passam bastante tempo avaliando o seu ano, em Janeiro é o período do ano em que as pessoas são mais proativas do ano todo, e nos outros 10 meses do ano ficamos muitas vezes perdidos entre nossos desejos, nossas ações e nossas escolhas tornando assim o ano pouco produtivo. A chave para adquirir foco é criar o habito de fazer estas avaliações e metas em ciclos menores:             Ciclo Anual – Escrever suas metas e avaliações para o período de um ano. Esta será sua meta global para o ano, não deve ser mais do que uma grande meta ou duas. Faça metas difíceis mas não impossíveis e algo que seja relevante para a pessoa e estilo de vida que você queira ter de modo geral. Saiba que serão estas duas metas as que irão gerar um sentimento de satisfação no final do ano. Talvez você tenha outras realizações durante o ano, mas estas outras realizações vão passar quase que despercebido no final. O que realmente gera satisfação é conquistar algo do inicio ao fim, algo planejado e pensado. Crie metas mensuráveis.
      Ciclo semestral – Pare no meio do ano para avaliar suas metas iniciais. Este é um momento importante e muitas vezes desperdiçado, porque aqui estaremos no meio da nossa meta inicial e se você ainda não alcançou 50 % do processo ainda tem tempo para correr, se esperar até o final do ano para fazer esta avaliação já não terá mais tempo para correr atrás do tempo perdido, então é essencial parar neste período para analisar suas conquistas e distancia da sua meta original. Onde você se encontra? Quais obstáculos surgiram no caminho que você não esperava? O que conquistou antes do tempo que imaginava? É importante avaliar não somente o que está faltando mas também o que já se conquistou. Dê valor a cada pequena conquista e certifique-se de que outros projeto em que você se envolva servem ao projeto inicial.
      Ciclo Mensal – Este é o ciclo que temos mais consciência da sua existência, porque sentimos esse período no bolso. Todo mês vivemos o saldo dos nossos ganhos e despesas, e isso as vezes acaba se tornando uma prisão. Tome muito cuidado para não cair nesta armadilha e viver para sustentar este ciclo criando poucas oportunidade de alcançar qualquer realização na vida. Se você criou um objetivo concreto e realista no inicio do ano, certamente ele inclui também o seu sustento sendo assim mantenha-se focado nele. O empreendedor verdadeiro assume riscos em prol de um objetivo maior.
      Ciclo diário – Ao final de cada dia, reserve um tempo para avaliar suas ações. Você pode fazer isso até mesmo na cama antes de dormir. Pense primeiramente nos pontos positivos do dia, o que te trouxe satisfação e te fez sorrir. Depois avalie os momentos negativos do dia, e pense como poderia ter sido diferente. Por último avalie se foi um dia produtivo em relação à sua meta inicial do ano, se te trouxe mais perto do seu objetivo final. Em resumo se você deixar para fazer este tipo de analise somente no inicio e final de ano não vai nunca conquistar seus objetivos e muito menos sentir-se realizado.
    5. Crie o habito da leitura
      Se você não é adepto da leitura, certamente encontrará pessoas bem sucedidas e situações ao longo da sua vida que lhe ensinaram a ser mais realizado e sábio ao longo do tempo, mas se você quiser ser mais proativo no seu crescimento pessoal será somente nos livros que encontrará um caminho fértil para seu desenvolvimento. Hoje com a exposição da intimidade das pessoas através da internet, eu passei a perceber que sempre fui uma leitora precoce. Eu não achava que eu era, até quando vi muitas pessoas descobrindo livros como “Pense e enriqueça” de Napoleon Hill (que eu li com 13 anos), ou Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes de Stephen Covey (que eu li com 15 anos) somente agora na sua vida adulta. Isso chamou a minha atenção porque ambos são livros bastante simplistas na minha visão, mas entendi que somente são assim pra mim porque eu leio desde que aprendi a ler. Aliás li ambos os livros na sua língua original o inglês o que é uma ferramenta incrível hoje em dia. Realmente os cursos, livros e artigos mais bacanas ficam disponíveis primeiramente em inglês e depois em outras línguas, saber inglês é essencial. Eu tive a feliz oportunidade de morar nos Estados Unidos o que me proporcionou um contato maior com a língua mas nada impede ninguém hoje de aprender inglês a qualquer momento, até mesmo pela internet. Falando agora sobre o livro de Stephen Covey, me lembrei que o que me trouxe para os seus livros foi na verdade as suas agendas. Poucos sabem mas em Salt Lake City, (cidade onde eu morei) o Stephen é mais conhecido por suas agendas do que pelos seus livros. Eu na época mantinha diários e quando conheci suas agendas, que tinham um esquema de organização incrível me apaixonei. Comecei a usar a minha primeira agenda Stephen Covey com 14 anos. Nela você tem todo incentivo para organizar suas metas por temas: Família, diversão, trabalho, estudos enfim, é o livro aplicado na agenda. Foi assim que soube que existia um livro explicando melhor como obter melhores resultados com a agenda, e foi por isso que eu o li. (Risos). Hoje dedico a minha leitura à coisas mais profundas, estudos da Kabbalah por exemplo, mas ainda vivo o beneficio de ter conhecido estes outros livros tão cedo. Acredito que se você chegou até aqui neste artigo é porque tem a tendencia de ler (risos), então saiba que esta é verdadeiramente uma fonte de muito conhecimento e invista nisso proativamente. Reserve tempo para a leitura.
    6. Compartilhe seus dons
      Ser produtivo tem muito haver com o que podemos proporcionar para o mundo, e em geral isso está diretamente ligado aos nossos talentos. Quanto mais você descobrir maneiras diferentes de compartilhar os seus talentos mais produtivo se tornará.produção Musical
    7. Dedique tempo para aprender coisas novas
      Manter-se constantemente aprendendo coisas novas é uma maneira de revigorar nossas energias. Isso gera um fluxo criativo, novo, limpo e revigorante. Quando aprendemos algo novo, abrimos uma janela para uma nova visão dos nossos pensamentos antigos ou seja tudo torna-se novo, é incrível.
    8. Dedique tempo para criar coisas novas
      Alem de aprender coisas novas, é importante despender algum tempo criando coisas novas, mesmo que sejam somente pensamentos novos. A sua maior riqueza vive na sua percepção individual das coisas. Somente você percebe o mundo da maneira que percebe e isso pode ser usado para criar no mundo uma nova visão, um novo entendimento, uma nova construção, um novo fim. Depois de aprender algo novo, pare de aprender para começar a criar.
    9. Seja flexível
      Abra espaço para novas oportunidades. Tenha o habito de olhar à sua volta e questionar: Será que eu posso contribuir com isso de alguma maneira? As vezes neste momento é quando nasce uma grande oportunidade para tornar-se produtivo através de algo que você nunca poderia imaginar, e tão capaz quanto ou até mesmo mais de proporcionar a sensação de realização que pretendia.
    10. Encontre sua espiritualidade
      Na vida, vivemos tropeçando e desviando de obstáculos o tempo todo e isso pode tornar-se pesado demais. O fato é que vamos passar pela vida acertando e errando, vencendo e caindo, colaborando e reagindo o tempo todo, e quando temos a ajuda de algo maior, tudo passa a ter mais sentido e nos fortificamos. Não me importa qual a sua religião ou no que você acredita, no que quer que isso seja, não agarre-se a isso somente nos momentos de dor, agarre-se a isso quando tudo estiver bem porque assim passará a ter um propósito verdadeiro nas suas metas. Isso te colocará mais próximo de uma satisfação verdadeira, e ser produtivo será sinónimo de ser feliz e bem realizado porque suas ações, seu trabalho, sua vida será guiada por um propósito maior do que o seu próprio ego.

Espero que você tenham curtido e que estas dicas te ajude de alguma maneira a ser mais bem sucedido na sua carreira e feliz na sua vida. São de fato dicas que ajudaram meu ano a ser mais leve, produtivo e ao final, realizado.

Muito boa sorte sempre.

 

Paula Bressann