A espontaneidade é a melhor amiga da criatividade

Cada vez mais a criatividade é considerada como característica fundamental no mercado de trabalho.

Em um mundo onde a competição é enorme e cada vez mais grandes cargos são preenchidos por jovens entre 22 e 26 anos, a única maneira de competir nesse novo mercado é resgatando a criança que existe dentro de nós.

Altos executivos têm sido substituídos pela energia e audácia dos novos empresários, o que nos leva a perguntar: Qual é o grande diferencial dessa nova geração?

Uma das principais características dos jovens empreendedores é a espontaneidade e coragem para utilizar todos os recursos disponíveis no mercado como ferramentas. As novas formas criativas de comunicação, marketing e prestação de serviços são suas armas.

Então, sejam quais forem seus talentos ou conhecimentos, o que de fato irá fazer a diferença será a sua capacidade de usá-los de forma criativa.

Mas como ser mais criativo? Onde buscar inspiração?

  1. Abandone o senso crítico: Durante o processo de criação, não existe espaço para julgamento. Dê verdadeiramente asas à sua imaginação, sem limitar sua criatividade. O processo crítico representa uma fase posterior. Durante a fase de criação tudo vale; seja espontâneo, alegre e dinâmico. Pense: Como seria se eu não tivesse medo de fazer tal coisa? Como seria se não existisse a questão da aprovação dos outros? Como seria se você não tivesse nenhum impedimento?
  2. Busque um novo ambiente: Nossa criatividade é estimulada por acontecimentos e influências externas. Quando estiver sem novas ideias, tente mudar seu ambiente, nem que seja somente por um dia. Mudanças bobas como o fundo de tela do seu computador já podem proporcionar um novo estímulo. Vá trabalhar em uma praça, em uma livraria. Se não puder levar o laptop, leve papel e caneta. Muitas vezes é muito mais produtivo parar para ter uma boa ideia do que continuar tocando um projeto sem motivação.
  3. Compartilhe a ideia: O pensamento de que quando se tem uma grande ideia, esta deve ser guardada a sete chaves é um pensamento arcaico. Primeiro, porque poucas pessoas têm habilidade para manifestar um projeto – e muito menos projetos que não são deles. Mesmo tendo muita paixão e vontade de realizar uma ideia, ainda é difícil seguir em frente, imagine quando essa ideia nem é sua! Você tem muito mais a ganhar que perder ao compartilhar ideias. Compartilhando ideias, você tem acesso a opiniões, dicas e até mesmo outras ideias.
  4. Busque inspiração nas suas paixões: De fato, conseguimos muito mais envolvimento e energia quando se trata de assuntos que gostamos. Então, mesmo que o projeto no qual esteja envolvido não tenha nada a ver com as suas paixões, busque entender como seria a integração da sua paixão neste projeto. Se for um amante de surfe, mas sua profissão é de programador, por que não tentar fazer um jogo com aquele tema? Se for advogado e sua paixão é viajar, por que não se envolver com clientes fora do país? Se tem um projeto chato de contabilidade na empresa e é amante da música, por que não, em vez de fazer comparativos gráficos, fazer comparativos sonoros? Pode ser inovador e audacioso, e são exatamente essas as pessoas que estão dominando o mercado de trabalho hoje em dia!
  5. Seja verdadeiro: O seu maior diferencial é ser único. Ninguém mais neste mundo enxerga através dos seus olhos, das suas vivências, experiências, habilidades e etc. Sendo assim, ser verdadeiro é fundamental para alcançar a sua potencialidade máxima em todas as questões da sua vida.
  6. Seja curioso: Além de tudo, seja curioso pelas pessoas. Ter o interesse genuíno pelas coisas facilita muito no processo de criatividade.
  7. Faça perguntas: Muitas vezes temos a tendência de tomar as coisas como completas. Não enxergamos que tudo está em transformação, então nada verdadeiramente é completo. Tudo pode ser transformado, e quando somos indagados por crianças com perguntas sucessivas, onde o “mas, por quê?” não acaba nunca, nos vemos no final respondendo: Porque sim! Porque é assim. E passamos nossa vida limitando o nosso conhecimento e integração por nos contentarmos com essa resposta.
  8. Use sua memória: Você já foi criança um dia, e crianças são muito criativas. Isso porque o senso crítico delas ainda não domina os seus pensamentos, então elas se veem livres para voar pela imaginação. Você um dia também já foi assim, tente recordar das sensações que isso lhe trazia e deixe-se levar por esse sentimento.
  9. Escreva mais: Anote suas ideias, pensamentos, insights, perguntas, sentimentos durante o dia. Fazer isso aumenta sua capacidade de expressar em palavras seus pensamentos; também compõe, ao longo do tempo, uma incrível fonte para inspiração.
  10. Leia mais: Dedique mais tempo do seu dia à leitura descomprometida. Escolha um assunto do seu interesse e busque algum livro que fale mais detalhadamente sobre o assunto. Permita-se ler algo novo sobre algo inovador que lhe cause curiosidade. Ler é uma das atividades que mais promove a imaginação no ser humano. Lendo criamos imagens no nosso cérebro que compõem a nossa interpretação do que está sendo lido.

Extra: Pratique sua imaginação no seu dia a dia: Não deixe para ser criativo somente quando for necessário. Uma vida criativa é muito mais interessante. Use sua imaginação para propor novos passeios, para fazer uma refeição diferente, para fazer compras em lugares inusitados, para apimentar a relação. Enfim, use a criatividade no seu cotidiano e, assim, quando for preciso dispor dessa habilidade no seu ambiente de trabalho, isso acontecerá naturalmente, sem nenhum esforço.

E se você é daqueles que pensa não ser criativo, saiba que a criatividade é uma habilidade humana. Você certamente usa a sua criatividade de alguma forma, seja para imaginar um relacionamento perfeito ou para imaginar como seria ter 1 milhão de reais na conta, mas, certamente, você faz uso do processo criativo o tempo todo, apenas não sabe disso. Pare para avaliar suas conversas internas durante o dia e verá o quanto é criativo o tempo todo. Depois bastará começar a usar essa criatividade nos lugares em que ela é requisitada e verá como a atitude de ser verdadeiro, espontâneo e criativo irá levar você a lugares antes jamais conhecidos! Boa sorte.

Este artigo foi originalmente escrito para o meu livro: Um minuto Pra Pensar.

Mais sobre a criatividade:

Como ser mais criativo (VIDEO)

criativo