O poder da divulgação na internet

Todos sabemos que a internet se tornou o maior veiculo de difusão de informações da nossa geração. O que ainda me deixa abismada é como poucos artistas, realmente conseguem fazer um bom uso desta ferramenta. Muitos se limitam em ter um site e participar das redes sociais  e outros nem isso fazem.

Todas as ferramentas da internet usadas sem foco e objetivo, tornam-se um “elefante branco” dentro da vasta quantidade de informações disponíveis.

Não adianta nada ter um site lindo, e nunca atualiza-lo. Não adianta manter um blog e não entender o mínimo necessário sobre otimização de conteúdo, para deixar de receber somente visitas dos seus amigos no seu site e passar a receber visitas vindas dos buscadores como o google e o yahoo.

É claro que você não precisa se tornar um “expert” para gerenciar o seu conteúdo da internet,  e que existe sempre a opção também de contratar alguém pra fazer este trabalho, mas de qualquer forma é importante ao menos entender quais são os serviços, você está contratando.

Sites / blog
Obviamente a primeira coisa que você precisa, para marcar a sua presença na internet é um site e/ou blog,  onde você possa disponibilizar o seu conteudo. Aqui eu não vou me extender muito com coisas técnicas mas você deve manter algumas coisas em mente quando criar site:

– Um conteúdo de qualidade é mil vezes mais importante do que o design do seu site ou blog.

– Em site de artista, é importante você dar prioridade para a qualidade. Se você for disponibilizar uma galeria de fotos, escolha fotos com uma boa definição. Melhor ainda se for fotos profissionais que revelem por si só a alma do seu trabalho. Lembrando que uma boa imagem vale mais do que mil palavras. O mesmo se aplica para todas as outra mídias: vídeos, áudio etc. Você deve sempre se atentar para disponibilizar sempre um conteúdo de qualidade, para que seu site ou blog não corra o risco de se tornar amador.

– Em se tratando de sites, menos REALMENTE é mais! Vá direto ao ponto. A media de tempo para cativar um novo visitante no seu site é de menos de 6 segundos.

– Para artistas é importante um site conter: fotos, vídeos, um breve release ou biografia, agenda etc. Todas estas informações devem estar no corpo do site em html e não em fotos ou em flash pois os buscadores (google, yahoo etc) usam o html do seu site para avaliar o seu conteúdo, e sem isso você não ira aparecer no resultado de busca.

– Na minha opinião a melhor plataforma para se criar um blog é a do WORDPRESS. Além de ser gratuita (com a opção de ser instalada dentro do seu site ou com um endereço wordpress.com) é a mais completa em termos de ferramentas de otimização, layouts etc. Basta uma breve pesquisa na internet para conseguir montar um blog com o wordpress.

– Se for possível contrate um profissional do ramo para desenvolver seu site e blog, assim ele terá um layout único, que acompanha o seu trabalho.
Além de trazer um look profissional para o seu trabalho, um profissional na área vai se preocupar com todas as outras questões mais técnicas do seu blog e site para que ele possa ser visualizado corretamente através das plataformas como desktop, telefone e tablets sem nenhum problema.

-Um lugar bacana para saber um pouco mais sobre site maps, otimização e analytics é o Webmaster Tools da google. Pra quem quiser saber investigar mais a fundo.

Redes Sociais

As redes sociais, representam hoje, sem a menor sombra de dúvida uma grande parte do investimento em mídia até mesmo dos grandes setores de comércio e varejo e não haveria um porque de ser diferente com artistas.

Facebook
O facebook em especial, tem se tornado uma grande ferramenta de marketing, desde que usado da forma correta.

Artistas devem fazer uso das páginas no facebook, para a criação de um mini-site dentro do facebook.  Nestas páginas você pode promover promoções, encontros, descontos para shows etc. Uma excelente ferramenta para isso é o shortstack que disponibiliza ferramentas pré-programadas de páginas, concursos, formulários entre muitos outros para que você possa construir sua página no facebook com pouco ou até mesmo nenhum conhecimento em HTML ou CSS. Porém esta ferramenta é disponível somente em inglês (lembrando que todos os sites podem ser traduzidos razoavelmente bem pelo google translator).

Twitter
O Twitter também tem se mostrado como uma incrível ferramenta, porém ele limita bastante o que pode ou não ser postado. Eu particularmente nunca em adaptei muito com o twittter, mas é importante ter a sua presença por lá, sendo assim um bom recurso é o de linkar o facebook com o twitter assim tudo que você escreve no facebook aparece no seu twitter.

Youtube

O Youtube que começou somente com vídeos caseiros e de péssima qualidade, em pouco tempo se tornou o canal de vídeos mais importante no mundo todo, tendo hoje campanhas inteiras desenvolvidas somente para atender a esse novo formato de mídia.

A grande vantagem do youtube ainda é o fato da popularidade de um video ser mensurada diretamente no video através do contador de visualizações. Com esse recurso seu vídeo pode chegar nos mais vistos do dia, ou de um determinado tópico. E  se você colocar seu video no seu site, e enviar o link através das suas redes sociais etc,  você consegue mensurar a efetividade da sua campanha simplesmente acompanhando o número de visualizações do video, ou a analise que existe dentro do seu próprio canal do youtube.

Na minha opinião estas são as melhores ferramentas para te ajudar na divulgação do seu trabalho. Agora mãos a obra… crie um blog, uma conta no youtube e facebook, começe devagar a disponibilizar seu conteúdo online e vai ver com em pouco tempo o número de visualizações em todo seu conteúdo vai crescer. Tudo depende do seu trabalho e dedicação.

Sempre que puder optar pela ajuda de um profissional na criação destas peças promocionais faça, pois realmente isso vai influenciar diretamente no seu resultado final e na credibilidade do seu trabalho.

Boa jornada!

Outros artigos que podem te interessar:

Quero ser cantora, por onde começo?
Como gravar um Cd?

O que é permuta para cantores?

Ter ou não um empresário?