Quer compor sua primeira música e não sabe por onde começar?

Neste artigo vou responder a uma das perguntas mais feitas aqui no blog: como compor uma música?

Eu fujo deste tipo de pergunta porque eu não acredito que exista uma formula mágica ou a receita do bolo, em se tratando de arte nosso limite é o limite da nossa imaginação, mas como esta é uma pergunta recorrente decidi responder.

 

De uma forma geral, hoje em dia eu componho letra e melodia juntos, até mesmo o tema eu sou hoje um pouco mais flexível e me permito mudar a historia da música no meio dela se uma outra palavra for mais interessante, mesmo que leve a historia para outro lado. Mas isso eu adquiri com o tempo, escrevendo constantemente e também ouvindo muita música de todos os gêneros.

Para facilitar, vou tentar descrever aqui um passo a passo desta construção, que não precisa ser seguido em ordem, é somente para tornar este artigo mais didático.

Vamos lá, está com papel e caneta na mão pra aprender como compor uma música?

Lembre-se a música é uma forma de expressão e conseguir entregar a sua mensagem com sinceridade é o que mais importa.

Com o tempo os passos a seguir acontecerão intuitivamente e o processo da composição será cada vez mais prazeroso.

Você poderá por exemplo começar a escrever a letra já com uma melodia na cabeça, mas isso vem com o tempo e pratica, você vai ver que cada música tem vida própria, nunca começa e termina da maneira como você imaginou inicialmente, a música vai tomando forma durante a sua construção. Então não fique preso a um método de criação, seja flexível e criativo. Dito isso seguem os passos:

  1. Escolha um tema
  2. Escreva a letra
  3. Defina um ritmo
  4. Crie a Melodia
  5. Grave sua composição
  6. Procure aulas de teoria musical

Bom, primeiramente é preciso pensar em qual mensagem você pretende comunicar. Isso é o mais importante. Depois seguir os passos adiante:

  • Escolha um tema

Ao determinar qual o tema da sua canção fica mais fácil escolher o ritmo e até mesmo criar a melodia da sua canção.

  • Escreva a letra

Quando eu vou escrever uma letra, eu penso em algumas palavras chaves que vou querer incluir na minha canção, isso me ajuda quando a inspiração não vem de cara. Escrevo em blocos, quase como se estivesse escrevendo um poema. Tento imaginar uma historia com começo, meio e fim e depois eu distribuo estes blocos da seguinte maneira:

Bloco A

Bloco B

Refrão

Bloco A 2

Bloco B 2

Refrão

Essa é uma estrutura básica, outra muito usada é: Introdução, estrofe, refrão e ponte.

Obviamente não sigo esse mapa o tempo todo. Não existe somente uma forma de como compor uma música. Esse é somente um exemplo para que você saiba por onde começar. Com o tempo esse processo todo passa a ser intuitivo e você nem vai ter que pensar mais em como fazer e vai passar a se preocupar mais em o que você quer transmitir.

  • Defina um ritmo

O Ritmo influência muito na forma de criar a melodia por isso é preciso definir um ritmo antes. Se o seu trabalho já tem um estilo definido: Sertanejo, pop, rock use-o com frequência assim você vai desenvolver a habilidade de escrever para este determinado gênero com maior fluência. Depois de definir o ritmo, tente também pensar na levada, vai ser um pop-romântico, ou pop com um bpm mais acelerado? O BPM determina o tempo de pulsação (velocidade) da música e é importante determinar isso antes de escrever porque algumas palavras cantadas mais aceleradas tornam-se de difícil compreensão, vale a pena pensar nisso antes.

O site All8 ajuda a determinar o BMP através de batidas do mouse.

  • Crie a melodia

Eu geralmente acabo criando a melodia junto com a letra, mas no começo eu escrevia a letra primeiro e depois criava uma melodia. Para facilitar este trabalho, enquanto estiver escrevendo a letra, tente manter o mesmo número de silabas de cada linha, igual ao número de silabas das linhas anteriores, assim você vai conseguir repetir a melodia criada para a primeira, ou primeiras linhas, nas linhas sub-sequentes.

Ex.:

Quan-do te ve-jo tre-mo da ca-be-ça aos pés 12
meu co-ra-ção vai a mi-lhão 8
Se che-go per-to me per-co nes-ta pai-xão 12
e eu não que-ro di-zer: não 8

Música: Tenho Medo de Paula Bressann com participação especial de Dominguinhos. 

Para ajudar na criatividade quando estou colocando a melodia em cima de uma letra, eu escolho determinadas palavras de destaque. Nestas palavras posso usar uma nota mais alta, ou muito grave, ou mudar o tempo entre outros artifícios para chamar a atenção do ouvinte para ela. Na canção do exemplo acima, eu dou ênfase para as palavras: Vejo, Meu e Perto. Eu não quis dar ênfase para o coração por que é uma palavra muito cliché. Isso torna a frase um pouco mais interessante. Você pode usar esta dica também para interpretar a música de diferentes maneiras, escolhendo palavras diferentes para serem destacadas.

  • Grave sua composição

É muito importante gravar tudo que você construir, porque as vezes criamos melodias lindas e no dia seguinte não lembramos mais, então tenha com você um celular e grave todo o processo.

  • Procure aulas de teoria musical

Por fim, ajuda muitoooooooo saber o que você esta fazendo. Procure uma escola de música para ter aulas de teoria musical desta maneira você vai entender melhor a estrutura de uma música.

Estas são as melhores dicas que eu consigo pensar no momento, o mais importante quando você esta começando a escrever músicas é praticar, você vai escrever muitas músicas até criar uma que queria mostrar pra alguém. Mas também vai chegar o dia, em que vai escrever algo tão sincero que vai querer que o mundo inteiro escute.

Desejo muita inspiração para todos.