Sua presença na Web. Sites e Blogs.

Todos concordam que hoje, a internet é uma das mais importantes formas de divulgação e comunicação de qualquer empresa. Até mesmo as mídias tradicionais, como a TV e a rádio, adotaram a internet como o seu canal principal de comunicação com o seu público, o que torna a divulgação na internet uma prioridade no planejamento de marketing de qualquer empresa.

Porém, antes mesmo de pensar em qualquer tipo de estratégia de marketing online (que inclui a participação em redes sociais, em espaços como o Myspace (que é diretamente voltado para a divulgação de artistas) é preciso criar uma “presença” online.

Da mesma forma que uma empresa no mundo real somente tem credibilidade a partir do momento que ela tem um endereço fixo, no mundo online, você também só tem credibilidade a partir do momento que tiver um endereço fixo, e único, ou seja o seu próprio site. Um local onde o seu público encontrará as informações oficiais da sua banda.

Como fazer um site?

O ideal, seria contratar um Web Designer para construir seu site, pois além de ter um layout (visual) único, ele também saberá a melhor forma de apresentar o conteúdo do seu site. Mas nem sempre isso é possível quando estamos começando, pois um site profissional não é barato. Então, o que fazer?

Você tem algumas opções:

1. Construtor de sites


Hoje em dia, empresas como a UOL, que hospedam sites, oferecem como parte do pacote de hospedagem um programa pré-instalado chamado construtor de sites. Estes programas funcionam quase como um Word, ou Powerpoint. São bastante intuitivos e você consegue com um pouco de criatividade, construir uma página simples contendo suas principais informações.
O mesmo ocorre com blogs, que hoje em dia servem até mesmo como base para sites e lojas virtuais.
Veja aqui com é fácil criar um site pelo construtor de sites da UOL.

 

 2. Blogs

A plataforma de blog, como a WordPress se tornou tão eficiente que existem centenas de empresas dedicas somente a criação de layouts para estas plataformas trazendo muita complexidade e funcionalidade, fazendo com que seja possível criar sites arrojados usando somente o WordPress como base. O Uol (meu provedor preferido para sites) já vem com a plataforma do wordpress instalada e pronta para ser configurada.

Outra vantagem de blogs é que por conta da sua estrutura de indexação e pela sua natureza de conter atualizações constantes, ele acaba sendo uma maneira eficaz de trazer visitações para o seu site.

Saiba mais aqui!

 

3. Adobe Muse

A Adobe acaba de lançar um programa, muito parecido com os construtores de sites, porém parece ter um pouco mais de autonomia quanto ao layout e design do site. Não é preciso ter conhecimento técnico em HTML. Vale a pena conferir.

Saiba mais no site da Adobe.

 

 

 

Conteúdo:

O Conteúdo do seu site é o mais importante de tudo. De nada adianta ter um layout incrível, cheio de animações e cores, quando o conteúdo não atrai o visitante.

O tempo médio de um visitante novo em um site é de 4 segundos. Se a pessoa não se identificar com o conteúdo em 4 segundos ela deixa o site.

Este é o grande problema, e o maior foco de desenvolvedores e marketeiros online: Fazer com que o visitante entenda a “alma” do site, em menos de 4 segundos. Ou seja, é importante ter logo de cara quem é você. No caso de uma banda, isso pode ser atingido por meio de uma bela foto ou vídeo que represente a essência do seu trabalho.

A música rolando no fundo (no caso exclusivo de bandas) é interessante, mas precisa ser bastante evidente na página, onde desligar a música, muitos visitantes (mesmo sendo seus fãs) não gostam de ter música rolando enquanto estão lendo seu release.

Também fazer sites de somente uma página, para ter um player ininterrupto (pois a cada troca de página o player reinicia), é um erro de otimização de sites (não vou me aprofundar nisso aqui), mas um site de somente uma página não será bem classificado nos sistemas de busca.

O mesmo acontece com sites inteiros em flash ou imagens, que não conseguem ser “lidos” pelos robôs enviados esporadicamente pelos sistemas de busca como o Google. Se estes robôs não conseguirem ler o seu site, ele não será bem classificado no sistema de busca e seu site nunca aparecerá nas procuras.

Então resumindo, quando construir um site, manter em mente:

  1. Conteúdo de qualidade é o mais importante.
  2. Imagens falam mais do que palavras, mas os buscadores, como o google, e yahoo, não conseguem ler imagens.
  3. Músicas devem preferencialmente, ser disponibilizadas através de player, e não tocar automaticamente.
  4. Se possível, disponibilize um vídeo logo na página inicial, que represente a essência do seu trabalho.
  5. O link de contato deve ser bastante visível, e estar disponível em todas as páginas.
  6. Links para as redes sociais são tão importantes como um telefone para contato. Hoje em dia, fãs se sentem completamente a vontade de fazer comentários no youtube, facebook e twitter, dos seus ídolos, o que traz uma oportunidade de aproximação incrível entre o fã e o artista. Aproveite.
  7. Menos é mais! Reduza o conteúdo do seu site para o primordial. Disponibilize os melhores vídeos no site, e os outros vídeos coloque no seu canal do youtube, com um link no site. Suas melhores fotos no site, e um link para um álbum na página do facebook, para as outras fotos, assim você terá uma integração verdadeira das ferramentas de redes sociais com o seu site.

E o mais importante de tudo: Faça isso com verdade e amor pelo seu trabalho. Cuide da sua carreira com carinho.

Boa sorte!
Outros artigos que você pode curtir:

Quero ser cantora, por onde começo?
Como gravar um Cd?