Começando um canal do Zero

Manter um canal no youtube já é difícil, agora hoje em dia iniciar um canal do ZERO é desafiador. Essa semana lancei meu novo canal e tenho algumas dicas para você que precisa iniciar um canal agora do zero, ou que está assim como eu iniciando um segundo canal.

Novo Canal no Youtube

Dicas para iniciar um canal do zero com sucesso.

Se você vai começar um canal agora, muito provavelmente você não tenha muitos vídeos para postar, ou se for um segundo canal, talvez não tenha novos vídeos ainda. (Como no meu caso). Mas lançar um canal sem vídeo algum, raramente atrai novos inscritos. (Tirando a sua família) rs. Então o que fazer?

Para atrair inscritos você precisa de vídeos no canal.

Uma maneira de dar a volta neste problema no inicio é criar listas de vídeos relacionados ao conteúdo do seu canal e disponibiliza-las. Assim quando a pessoa entrar na sua página já vai ter um “feeling” do que seu canal vai disponibilizar futuramente. Muitos criadores chegam a manter tais listas de vídeos relacionados mesmo depois de popular seu canal com seus próprios vídeos. Em se tratando de um segundo canal, você pode usar listas contendo alguns dos seus vídeos do primeiro canal. Eu escolhi relacionar os vídeos mais populares do meu primeiro canal. Assim quando a pessoa entra no canal ela não encontra somente o primeiro vídeo do canal lá, sozinho, isolado, e triste. (risos). A primeira impressão do canal é a que fica, e se você for esperar meses criando conteúdo pra ver essa página cheia vai perder um monte de visitas que poderiam se tornar inscritos, e não fizeram isso porque o canal parecia pobre de conteúdo.

Mas listas de outros criadores vale?

Sim vale. Muitos canais fazem uso disso. Somente mantenha em mente que você não ganha visualizações com isso, quem ganha a visualização é o canal que você relacionou. Então o quanto antes você conseguir popular o seu canal com vídeos próprios melhor, mesmo sendo um segundo canal. Na minha opinião o importante é que os vídeos sejam de fato relacionados ao tema que você pretende desenvolver no seu canal. Assim as pessoas já podem entender do que se trata o canal e se for algo do seu interesse inscrever-se nele. Listas de “Videos que eu curti” não vão ter o mesmo efeito. Elas não dizem nada sobre o canal que você pretende desenvolver.

No caso desse canal ser o seu segundo canal, eu não acho interessa fazer o upload de um vídeo nos dois canais (porque senão pra que ter dois canais? Para duplicar conteúdo? O que você pode e deve fazer é relacionar o video do primeiro canal através de uma lista, e deixar claro que ele vem do primeiro canal.

Por exemplo, eu nomei a lista “TOP VIDEOS DO CANAL PAULA BRESSANN”, e outra lista “NA MÍDIA” com vídeos que não foram produzidos por mim e sim de entrevistas que tive em programas de TV etc, então fica claro que não vem do canal.

 

Mas a pessoa que está chegando no canal naquele momento olha, e pensa: Ah, ela está iniciando um novo canal, mas já tem um com alguns vídeos de sucesso, já participou de programas de TV, e eu gostei desse primeiro video então, vou me inscrever.

 

Mas como relacionar conteúdo de outros criadores pode ter o mesmo efeito?

 

Simples, vou me conectar com suas indicações e preferências. É como se neste momento você fosse um curador de conteúdo e me indicasse o que assistir, e como vejo seu primeiro video, entendo que você pretende postar mais daquele gênero e ainda indicar outros vídeos no mesmo tópico pra mim. Resultado: Menos trabalho pra mim, mais inscritos pra você!

   

Entenda que não é um processo rápido

O crescimento de um canal não é algo que acontece do dia pra noite. Como vocês podem ver, eu lancei meu novo canal ONTEM. Hoje tenho 23 inscritos e 292 visualizações no primeiro vídeo. Isso já tendo um primeiro canal com 3 Mil Inscritos, o vídeo mais popular com mais de 80 Mil visualizações e um blog que recebe mais de 1 mil usuários por dia. Ainda assim é um processo lento.

Terei novas dicas em breve

Como decidi encarar essa empreitada, vou aprender muito sobre o processo de iniciar um novo canal nos dias de hoje (2017). Se você quiser saber mais sobre as estratégias que estou usando para crescer este novo canal, deixe um comentário abaixo e eu ficarei feliz em compartilhar tudinho com você. Agora corre lá e inscreva-se no meu novo canal! rs  

Vou testar outras técnicas ao longo dos próximos meses e compartilhar aqui com vocês ok! Mas o que você já pode fazer agora?

  • Incluir links na descrição do seu canal para redes sociais
  • Criar listas de vídeos relacionados ao seu tema
  • Criar uma capa de canal indicando quando você pretende postar novos vídeos
  • Compartilhar o link do seu canal nas suas outras redes socias (sem fazer span)
  • Produzir novos vídeos para incluir no canal