Dicas de como gravar video cover de qualidade.

Como eu gravo meu projeto Coverlicious no Youtube?

Você conhece o meu Projeto Coverlicious? É um projeto de músicas COVER no Youtube, que você pode verificar aqui!

Antes de mais nada, através dos anos eu aprendi muito com este projeto e hoje vou contar para vocês todos os meus segredinho de gravação, pra você também poder gravar o seu vídeo cover com QUALIDADE, para o Youtube e outros canais.

Como ter mais qualidade em geral, na hora de gravar o seu video cover?

Direitos autorais.

Antes de mais nada, é importante entender que em se tratando de COVER, você está lidando com músicas que tem direitos autorais reservados para os artistas originais de tal obra. E cada plataforma tem suas próprias regras em relação ao uso de músicas com direitos autorais reservados.

No youtube por exemplo, você pode verificar as regras em relação à cada canção na sua página de videos do Youtube. Após o upload, você será notificado desta maneira:

  • Uma reivindicação de direitos autorais na coluna “Restrições”
  • Monetização do vídeo definida como  Desativada
  • Um texto flutuante diz que você pode participar na receita de anúncios

As regras estão aqui: https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR

Atualmente, uma forma de saber isso, antes de fazer toda sua produção, é gravar um breve vídeo cover e posteriormente colocar no ar em privado, para verificar se a música em questão, tem alguma restrição.

Depois de fazer esta pesquisa eu defino qual música vou trabalhar.

Estava pensando que era a coisa mais simples do mundo gravar um video cover, não é? rs.

Passo a passo para gravar um cover TOP com o Iphone:

Esta semana uma amiga cantora me ligou dizendo: Paula, recebi um audio Instrumental e preciso gravar um vídeo, cantando com este áudio. Mas quando eu tendo gravar, o áudio instrumental (playback) no celular, ele para! Como eu faço?

Ela me disse também que procurou o assunto na internet e se deparou com o meu vídeo no Youtube, onde falo justamente sobre isso, e que ela assistiu o video, mas ainda teve muita dificuldade.

Então decidi gravar este vídeo com PASSO A PASSO, de como fazer um cover com o seu iphone!

Quer saber Como gravar COVER com celular em 2020? (Iphone) Neste vídeo eu explico em detalhes todo processo de gravação e edição feito direto no seu celular.

Este vídeo é dividido em 4 partes:

  • 1. Pré-Produção
  • 2. Gravação do áudio
  • 3. Gravação do vídeo
  • 4. Edição

Mais detalhes sobre como gravar seu video cover com o Iphone você encontra aqui: https://paulabressann.com.br/wordpress/blog/como-gravar-video-seu-cover-usando-somente-1-iphone/

Além de gravar um cover, o que mais você busca?

Pré-Produção

  1. Definição do processo criativo
  2. Pré-Produção (Estudo da música, criação do roteiro, escolha de figurino, cenário, etc)

Acho que a pré-produção é uma das partes que eu mais curto, que é quando você pode viajar na maionese! rs. É neste momento que o processo criativo entra em cena e ao mesmo tempo, posso começar a visualizar o que eu quero transmitir com o meu vídeo.

É a hora de estudar a música, definir um arranjo diferente (se for o caso), criar um roteiro ou pelo menos um cenário, e figurino. Todas estas coisas transmitem uma vibe, e eu gosto muito de brincar com todos estes elementos.

Gravação do áudio do seu video cover

Se tem uma coisa que eu posso te garantir é que um áudio ruim vai acabar com o seu vídeo… mesmo se ele for gravado com a câmera mais TOP da face da terra! Um audio ruim não se perdoa, ainda mais em um vídeo de COVER!

Então se você for investir em algo, invista em uma boa captação de audio.

Vou te dar algumas opções, da melhor pra pior… veja o que você consegue fazer:

  1. Gravação em estudio
  2. Logo depois, temos gravação em casa com um bom microfone condensador
  3. Também, gravação em casa com um gravador digital portátil
  4. Gravação em casa com um bom microfone de lapela (não é feito pra isso mas funciona)
  5. Por fim, gravação em casa com um bom celular (Iphone ou similar)

Uma dica importante é: Se você for gravar em casa, grave em um lugar que não tenha muito eco. Escolha um lugar com bastante tapetes, cortinas para reduzir o reverb natural do ambiente.

( já gravei até dentro de armário de roupas, funciona!) rs.

Edição do audio

Para sincronizar a voz com o playback, você vai precisar de um editor de audio.

Eu uso o Logic Pro X. Se vocês quiserem eu gravo um vídeo só falando sobre isso! (Deixe nos comentários).

Em primeiro lugar, eu basicamente eu importo a voz, e playback em 2 tracks diferentes. Coloco um pouquinho de ganho na voz, equalizo e quando cabe coloco um pouquinho de reverb no final de frases e etc. Depende do “feeling” que eu quero pra cada música.

Audio feito, eu salvo e vou pra gravação do vídeo!

Simmmmm… em se tratando do projeto COVERLICIOUS eu não gravo a voz ao vivo, eu primeiro gravo a voz e depois o video dublando e junto tudo, como se fosse o processo de um video clipe mesmo! Mas em diversos outros momentos eu faço videos Cover sem rodar tanta lâmpada. Já gravo video e audio junto.

Um exemplo de cover, onde gravei o vídeo e audio juntos é este aqui:

Neste vídeo eu gravei o vídeo enquanto eu estava gravando o áudio diretamente no meu computador, então não precisei fazer tudo separado, somente trabalhei o audio salvo no computador e juntei com o vídeo da camera usando o aplicativo PLURAL EYES que eu explico melhor a seguir.

Gravação do vídeo

Vou usar aqui a mesma lógica. Indicar opções de gravação, do melhor ao pior:

  1. Igualmente, seria gravar em estúdio (obviamente).
  2. Gravar em casa com uma boa câmera
  3. Gravar em casa com um bom celular (Iphone ou equivalente).

Minha dica para quem vai gravar em casa é: USE LUZ NATURAL, sempre que possível.

Em se tratando de vídeo, a iluminação é responsável por 90% da qualidade final. *JURO. Então em se tratando de gravar video cover, n

Então tente se posicionar próximo de uma janela, fazer ao ar livre…. ou então, tenha um bom kit de luz. (Mesmo usando 3 spots de luz profissional eu ainda prefiro a luz natural).

Como você pode ver, eu faço uso de diferentes programas de edição, para cada finalidade. Vou detalhar um pouco melhor cada um abaixo:

Na hora de gravar, não esquece de caprichar na produção, figurino, maquiagem… tudo isso vai ficar gravado pra sempre, um dia daqui uns 10 anos você vai agradecer ter colocado um esforço extra pra ter um video bacana! Você não precisa se produzir dos pés à cabeça em todo vídeo mas é sua imagem que chega primeiro quando a pessoa clica no seu vídeo!

Edição:

ADOBE CREATIVE CLOUD

Hoje em dia, a Adobe trabalha com um plano de mensalidade onde você pode usufruir de todos os programas Adobe que quiser do pacote completo. Eu recomendo comprar este pacote porque a Adobe vive lançando updates para integrar melhor seus produtos, e fazer melhorias então vale cada centavo este investimento. Mas se você ainda não está pronto para investir nisso existem outras diversas opções de programas de edição mais baratos ou até mesmo gratuitos que fazem parte do seu sistema operacional, eu vou listar os que eu uso somente como referencia.

ADOBE PREMIER e PLURAL EYES

Depois de gravado, eu gosto fazer todos os meus cortes de imagem com o Premier, depois eu importo tudo para o After Effect que é onde eu finalizo com os efeitos. Você pode estar se perguntando por que eu não uso os efeitos do Premier? Não uso somente porque são muito limitados.

Quando for gravar video cover, você vai precisar muitas vezes gravar o áudio separadamente. Portanto, para sincronizar o áudio da gravação dos videos com o audio final, uso o auxilio do programa Plural Eyes, antes de importar os vídeos para o Premier.

O plural eyes já organiza todos os takes sincronizados com um áudio “mãe”, que no meu caso é o áudio final já tratado no Audition e Logic Pro.

Neste vídeo eu explico como usar o aplicativo Plural Eyes:

Também tenho um vídeo falando como eu uso o Premier… (no vídeo estou falando de vídeos no YOUTUBE e não de Covers) mas dá pra ter uma idéia. Se você quiser saber exatamente como eu edito COVERS no premeire deixe seu comentário abaixo.

Pra espirar como faço cortes e etc no Premier (em um video genérico) você pode assistir aqui:

Quer também gravar video cover na vertical?

Borá bombar no seu Stories do Instagram?

Uma outra tendencia do momento é gravar vídeos diretamente na vertical. Eu tenho diversos vídeos covers assim. Você pode conferir alguns deles aqui! Então eu fiz este vídeo explicando como gravar e editar seus vídeos na vertical!

ADOBE AFTER EFFECT E PHOTOSHOP

Bom, neste momento é quando eu entro no pais das maravilhas. kkkk

Tudo é possível com o After Effect, mas com eu falei no vídeo eu geralmente trabalho somente um tipo de efeito de edição em cada Coverlicious.

Para gravar video cover, dependendo do efeito, as vezes é preciso usar também o Photoshop para importar imagens de fundo, ou sobrepostas para criar o efeito. Hoje em dia, todos os programas adobe comunicam-se entre si, então é muito fácil importar qualquer tipo de arquivo de um programa para o outro sem nem ao menos precisar fechar o programa no qual você está trabalhando, tudo isso polpa muito tempo, e proporciona uma qualidade e resultado muito satisfatório para cada projeto.

Este é um dos meus COVERLICIOS favoritos:

Também uso o photoshop para fazer as fotos de miniatura dos vídeos do youtube.

Thumbnail

Uma outra dica de ouro é: Foque na produção de um bom Thumbnail (Foto de miniatura do vídeo).

Pesquisas indicam que 90% dos cliques na internet vem de um Thumbnail chamativo, e se ninguém clicar no seu vídeo, ninguém vai ver seu vídeo e de nada vai valer os seus esforços. Então quando for gravar, pense em um bom Thumbnail que gere curiosidade.

Thumbnails com um maior contraste e luminosidade chamam mais atenção! USE um TEXTO descritivo com no máximo 5 palavras. E certifique-se que é fácil ler o que você escreveu em aparelhos pequenos, como um celular com uma resolução um pouco mais limitada.

Eu edito todos meus Thumbnails com o Adobe Photoshop.

Em resumo para GRAVAR VIDEO COVER:

Então resumindo meu processo de produção de um “Cover Video” para o Youtube é:

  1. Primeiramente, escolha do repertório
  2. Além disso, defina o processo criativo
  3. Pré-Produção (Estudo da música, criação do roteiro, escolha de figurino, cenário, etc)
  4. Gravação do audio
  5. Do mesmo modo, a Gravação dos vídeos
  6. Sincronização dos videos com audio final
  7. Edição de corte no Premier
  8. Por fim, a edição de efeitos no After Effect

Um investimento que vale a pena

Para quem fala inglês a Adobe oferece um curso completo de todos seus programas com certificados, que vale muito a pena fazer para obter um melhor aproveitamento de todos seus recursos.

Estes são os programas de edição que eu uso para trabalhar aqui na PB Productions o tempo todo e também para produzir meus Covelicious que vocês tanto perguntam.

Espero que estas dicas tenham ajudado ao menos para que você saiba por onde começar a pesquisar, para GRAVAR VIDEO COVER.

Se você decidir GRAVAR VIDEO COVER, deixe seu comentário abaixo com o link, quero ver!

E se já gravou um video e tem outras dicas, compartilha nos comentários abaixo. Se ficou alguma dúvida, deixe também nos comentários!

Quer aprender como GRAVAR VIDEO COVER pelo CELULAR?

Fiz um artigo completo, ensinando passo a passo como fazer uma produção de cover de qualidade usando somente 1 Iphone e fones de ouvido. Você pode ler, CLICANDO AQUI!

Além de gravar o seu cover, o que mais você procura?