E o Natal chegou. Um dia que significa coisas muito diferentes para cada pessoa. Principalmente em se tratando de diferentes lugares no mundo. 
De uma forma ou de outra, com ou sem religião, é uma data que marca a união da família, esperança e alegria. Alegria essa que não será comemorada por muitas famílias hoje que perderam seus filhos tragicamente nos recentes acontecimentos de guerra. 
Não que fossem comemorar de qualquer maneira, afinal suas religiões são outras mas não é irônico que é justamente em nome da religião que mais se comete assassinatos no mundo? 
E os que compartilham das comemorações desta data muitas vezes passam para seus filhos exclusivamente a mensagem de que é através de presentes que se comemora a vida. (Para a alegria dos comerciantes). 
Revemos parentes que nunca falamos ao longo do ano, mandamos mensagens de amor que nunca exercemos no dia a dia e comemos tudo aquilo que nunca cabe no bolso ao longo do ano.
Mas quando nos perguntam porque estamos ali, vem logo a resposta certa: por Cristo. Será que ele comemoraria esse dia assim? 
Sei lá, eu fico com uma sensação de negação nestes dias… sabe, aquele sentimento de falsidade social necessária? 
Mas hoje não estou afim, já faz tempo que não estou afim… 
Desejo do fundo do meu coração que neste Natal Jesus traga Paz aos corações de quem acredita ou não nele. Que nós possamos ser mais humanos em 2017. Nos olhar nos olhos com amor antes do julgamento. Que nossos corações possam ter tranquilidade, e dissolver esse nó constante da ansiedade de uma melhora. Que nosso coração acelerado e quase na boca possa ser aliviado de tanta pressão que estamos vivendo constantemente. Que as pessoas possam de fato expressar o que pensam e sentem sem serem apedrejados. Que possam ser autênticos pois não precisam mais de tanta aprovação dos outros. Que a igualdade exista em nós mesmos antes dos nossos discursos. E que por fim sejamos merecedores das nossas conquistas e não herdeiros de uma sociedade corrupta. 
Se deixar escrevo até amanhã, com o coração explodindo no peito em um misto de angustia e gratidão, mas é melhor parar por aqui porque minha covardia também dita o quando eu julgo o seu entendimento das minhas palavras e por isso tenho medo.
Vivemos mundos isolados nos nossos pensamentos e jamais será possível compartilhar o meu verdadeiro entendimento, porque seria necessário um transplante de alma para entender o que se passa aqui dentro. 
Por isso tento olhar as pessoas nos olhos, porque só assim posso entender um pouco melhor o seu mundo, além do que o sai pela sua boca. Afinal, já diziam os antigos os olhos são a janela da alma. Eles tinham razão. 
Feliz Natal.