O que é e como adquirir uma permuta?

Permuta é o termo usando para a troca de serviços entre empresas. No caso de cantores, o artista pode oferecer ao prestador de serviços desejado a divulgação da sua empresa através de anúncios no seu site, redes sociais, entrevistas e outros. Para que isso aconteça o artista precisa ter no mínimo uma boa visibilidade, ter um número expressivo de fãs nas redes sociais, acessos no site, ou publico nos shows. Isso porque para o prestador de serviço, seja ele qual for, cabeleireiro, esteticista, estilista, etc, o artista é um meio de divulgação da sua imagem, então o que ele quer saber, é quem é seu publico e a quantidade.

Esse tipo de troca é muito comum, especialmente nestes seguimentos: moda, cabelo, tratamentos corporais etc. Isso porque o artista depende muito da imagem, e os custos acabam sendo elevados. Imagine ter que comprar uma roupa nova cada vez que você faz uma entrevista? Então, lojas de roupas, maquiadores, cabeleireiros e outros estão acostumados a serem abordados pelos artistas.

Os acordos variam de acordo com o interesse de cada parte. Então seja sensato. Se você precisa de um figurino para seu novo show, mas não tem nem 500 seguidores nas redes sociais e muito menos público no show, não adianta você procurar o Lino Villaventura que muito provavelmente a equipe de assessoria dele não irá nem te atender. Mas isso não significa que você tem que ser famoso pra conseguir uma permuta. Se está ainda começando, e sabe que não tem muito para oferecer para o seu parceiro (a empresa prestadora de serviços) seja humilde, procure empresas menores, que queiram expor seu trabalho.

Seja sempre 100% sincero em relação ao que você pode oferecer, e se o que você pode oferecer é somente a sua vontade de colaborar com a empresa, deixe isso claro. demonstre claramente seus planos de divulgação do seu trabalho e como isso pode ajudar a expor também a empresa parceira. No caso de roupas, tente tirar fotos do evento ou até mesmo filmar, assim você pode usar como argumento o fato de que tal figurino será sempre visto após o show também nas fotos e vídeos expostos nas redes sociais. Enfim, toda sua estratégia e planejamento de divulgação para você, pode ser usado para seu parceiro. Basta ser sensato, e principalmente honesto na hora de fechar a parceria.

É claro que tudo isso se torna mais fácil depois de alcançar uma maior visibilidade, muitas vezes o artista passa a ser procurado pelo prestador de serviços e não o contrário. Muitas vezes você vê em reportagens na TV artistas chegando com um lindo carro, e imediatamente você pensa: Nossa ele deve estar nadando no dinheiro, e o tal carro nem é dele, é uma permuta. Ou seja, isso é showbiz e se você pretende fazer parte disso, precisa saber como fazer parte do mundo do faz de conta! (risos).

De inicio eu me sentia uma pedinte de luxo (risos). Com o tempo passei a ser procurada por diferentes prestadores de serviços. Até mesmo fotógrafos já me ofertaram sessões gratuitas para divulgar o seu trabalho.

O importante sempre (sempre mesmo) é ser profissional e trabalhar com profissionais. Nunca fechar parceria com prestadores amadores somente porque você está precisando porque no final o barato acaba saindo caro. Se você confia no seu trabalho e tem uma estratégia séria de marketing próprio, você terá o que ofertar para fechar esse tipo de parceria. É claro que manter um bom relacionamento também, com todas as pessoas e lugares em que você estiver abre muitas portas (mas isso é pra tudo na vida, não somente parcerias).

Agora é só ter coragem e humildade pra sair por ai pedindo permuta. Vou dizer uma coisa, nem sempre é fácil! Mas não desista no primeiro não, permuta não é algo vergonhoso e é muito praticado, mesmo por artistas que já estão bombando por ai.

Boa sorte.