No mundo do Rock’N Roll, tão marcado pela rebeldia e indisciplina, surge uma banda, voltada para questões sociais e humanas: a Banda EX4 ou (Exatamente Qu4tro).

 

Já no seu quarto CD, a banda formada pelos irmãos Max Bennet (vocalista e guitarrista), Regis Bennet (teclados), Robson Caffé (bateria) e Fernando Palau (baixo), estão em turnê atualmente com seu projeto EX4 nas escolas, já apresentado para mais de 70.000 alunos nas escolas da rede publica de São Paulo.

 

É com muito prazer, que eu inicio a categoria “Entrevistas com Paula Bressann”, aqui do blog, com meus talentosíssimos amigos da banda EX4!

O Rock geralmente tem como apelo a rebeldia, sexo e drogas. Como a banda EX4, que toca Rock’n Roll, se envolveu tão a fundo com trabalhos sociais, onde pregam uma mensagem é oposta tudo nisso?

Acho que o apelo fundamental do Rock N Roll é a Liberdade, o prazer de poder falar e se expressar a respeito das pessoas e a sociedade através da música. Pode ser encarado de varias formas. Rebeldia, sexo e drogas é uma opção que pode ser encontrada em qualquer estilo de vida. O que me desperta no estilo é a agressividade para poder expor assuntos e situações. A Rebeldia esta ai; “Rock N Roll”, funciona como um grito e pode ser direcionado para o bem estar das pessoas e da sociedade como forma de protesto. Nosso envolvimento foi além, pois a música é nossa vida e vimos à chance de mudar e ajudar pessoas fazendo o que a gente mais gosta, música!

Como tem sido a recepção do público, a estas mensagens, nas escolas?

A palavra é “PHODASTICO”… Seria nossa expressão para maravilhoso! Existe uma rebeldia natural no jovem, a vontade de conhecer, de se esclarecer, de poder gritar e se expressar. O Rock proporciona tudo isso em uma dose cavalar de boas intenções, muita música e atitude! Nestes 100 shows encontramos públicos variados e a grande maioria o Funk e dominador. Quando damos o primeiro acorde distorcido no palco estes jovens se transformam. A grande maioria nunca assistiu a um show de perto. É emocionante.

Vocês acreditam que a música, tenha o poder de influenciar as ações destas crianças?

Sim. Acredito que a música tem um poder de influência a ponto de mudar gerações. É histórico e uso sempre como exemplo a geração dos anos 80. A música desta década foi um marco de conquista político e social. Bandas como Titãs, Capital Inicial, Plebe Rude, Legião Urbana nasceram nos movimentos estudantis da época e se eternizaram transportando suas idéias para os jovens de outras gerações. A música influencia e muda a vida das pessoas!

Vocês abordam assuntos polêmicos durante seus shows, como as drogas e a corrupção dos nossos governantes. Qual a resposta do público perante esses assuntos?

A resposta é sempre a mesma. Um desabafo geral! As pessoas estão cansadas e os jovens estão à procura de perspectivas de um futuro melhor. Quando falo de corrupção a gritaria é contagiante e quando falamos de drogas todos percebem onde queremos chegar.
Quero deixar bem claro e em nome da banda que não sou radical com as drogas, simplesmente procuro esclarecer a possibilidade de se tornar escravo de uma coisa que pode te escravizar pelo resto de sua vida. Prefiro ser escravo da liberdade e do amor do que ser escravo de um cigarro, de uma dose ou de uma seringa!

Um tema também polemico é a pirataria. Como a banda se posiciona em relação a este assunto?

A Pirataria não é só um caso de polícia, é cultural também. O velho jeitinho de ganhar um. Vendo por outros ângulos não justifica um Cd que o preço de fabricação é de 1,50 R$ custar nas lojas 30,00 R$. Temos que considerar nos custos o trabalho de produção que não é barato, mas o que não concordo é embutir nestes custos o Jaba de radio e televisão. Se um artísta de nome vende 500.000 mil cópias por que o valor deste CD não abaixa para os fãs?
A pirataria corrompe o meio artístico e o culpado somos nós. Não questionamos as grandes corporações e o sistema que é sujo e cheio de bandidos que exploram nosso meio. Acabamos sendo cúmplices de um circulo vicioso. Somos contra a pirataria e a corrupção que ela proporciona!

Como vocês enxergam o mercado musical hoje em dia?

O mercado de hoje possibilita que uma banda possa trabalhar e conquistar seu público sem o auxílio de uma gravadora. Hoje temos a internet como ferramenta livre é o púbico de hoje dispõe de várias formas de mídias para poder apreciar o que curti. Porém sinto falta de mais seriedade no ramo artístico. A técnologia trouxe possibilidades, mas trouxe também aventureiros que acabam depreciando o trabalho de profissionais que estudaram e vivem da música.

Olhando para trás, nestes 11 anos de estrada, com a experiência que vocês têm hoje, existe algo que vocês fariam diferente?

Sim. Destes 11 anos apenas quatro são de total controle da banda. Foi muito ruim pra gente deixar nossas vidas nas mãos de quem só prestava atenção no Cachê. Uma banda não tem que seguir regras de mercado. Ela precisa e pintar seu quadro e ver o que dá. Toda banda tem sua bandeira, sua ideologia. Demoramos um pouco para saber a cor de nossa bandeira.

Pra quem está começando uma carreira musical agora, qual seria a sua mensagem?

Não use como base o que esta tocando no rádio ou o que a TV esta impondo à você! Beba de uma água mais limpa, ouça bandas de referências históricas e isso é independente de estilo. Lembre que sua música é você, e não o que pesam de você! Seja você mesmo porra!

Eu tive a honra de ter meu disco produzido pelo Fernando Palau, e todos vocês abrilhantando meu disco com sua musicalidade. Vocês ainda trabalham produzindo outros artistas?

Sim, adoramos criar e todos na banda sempre estão envolvidos com produção musical. Adoramos novos talentos além de ser uma possibilidade de sempre estar envolvido com a música e com que nos deixa realizados.

Como é essa experiência de trabalhar com outros gêneros musicais, quando estão produzindo outros artistas?

É sempre um desafio, e isso nos atrai. Trabalhamos sempre em conjunto fazendo pesquisas e buscando a verdade musical de cada artísta que produzimos. Na música todo dia você aprende algo novo e isso sem dúvida é o combustível para novas idéias.

Onde podemos acessar sua agenda de show?

No site da Banda: http://ex4.com.br/
No site também esta disponível todas as informações sobre nossos Projetos Sociais e parte da história da banda.

Como contatar a banda para shows?

Entrando em contato pelo site ou através dos telefones abaixo:
Carlos Silveira
11 5565 1820
11 9752 6454 (vivo)
11 8485 1630 (tim)
80*43317 (nextel)

Para terminar, eu gostaria de dizer que foi um incrível prazer trabalhar com vocês, e que terá em mim uma eterna parceira. Obrigada por estrearem este espaço de entrevistas!

Antes de qualquer coisa somos fãs de você e seu trabalho. Muito obrigado pela oportunidade e em nome do EX4 “Exatamente Qu4tro” desejo muita felicidade e Rock N Roll a todos.