Hoje trocando as bolas, serei a entrevistadora e Paulo Ragassi, entrevistador do programa “Tah Ligado!” o entrevistado!

Minha entrevista de hoje, será uma entrevista um tanto quanto inusitada, pois o entrevistado será o entrevistador Paulo Ragassi do programa “TAH LIGADO!” da AllTV, que me entrevistou em junho deste ano (Você pode conferir a entrevista com Paula Bressann no programa Tah ligado no final deste artigo).

É com imenso prazer que trago aqui, um dos grandes responsáveis pela divulgação do trabalho de tantos artistas do cenário independente.

Paulo, seja muito bem vindo entre os entrevistados do “Paula Bressann Entrevista”.

Paula, primeiro muito obrigado pelo espaço em seu Blog que eu já estou seguindo, e curtindo muito as postagens. A Paula é uma cantora e compositora maravilhosa, tem um carisma enorme, e parafraseando o nosso eterno amigo Toninho Spessoto, “uma artista que já diz a que veio”.
Paulo, como surgiu a ideia do programa “Tah ligado!”?
R: Em meados de 2008, notei que a grande mídia não abria espaço para o adolescente falar da sua realidade, era sempre a mesma coisa, tipo “uma propaganda de refrigerantes”..rs, então idealizei o Tah Ligado, primeiro com o objetivo de fazer do adolescente seu verdadeiro protagonista, e também “ligar” gerações, já que os conflitos desta fase de nossas vidas sempre serão os mesmos, e tudo isso aliado a muita música, e a bandas, e artistas que não têm a oportunidade de um espaço na mídia convencional. Desde o final de 2009, o Tah Ligado tem uma nova roupagem, e nova temática: é um programa musical, tem o objetivo de aproveitar o potencial da internet como grande difusor da cultura, bem como permitir o acesso democrático a variadas formas de expressão musical, num ambiente aberto, receptivo e propício às práticas culturais. O verdadeiro espaço para o artista e a música de qualidade.

Você apresenta o programa ao lado da cantora Maga Lieri, como aconteceu essa parceria?
R: A Maga Lieri, grande amiga, uma irmã de coração que eu adotei, uma das mais belas vozes da atualidade, indicada ao Prêmio da Música Brasileira em sua 22ª Edição. Conheci a Maga através de seu som, e por duas oportunidades ela se apresentou no Tah Ligado. Foi em sua segunda apresentação (no programa especial de aniversário de 1 ano) que eu fiz o convite para dividir bancada comigo no programa. É uma parceria forte e muito gostosa. A vinda da Maga ao Programa deu um tempero totalmente diferente, aprendo muito com ela.
O programa é um programa voltado ao público jovem, onde diversos temas, como drogas, oportunidade de trabalho e educação são abordados, e onde a interação com os ouvintes acontece ao vivo durante os chats. Como é ter a interação do internalta durante um programa ao vivo?
R: Inicialmente a temática do Programa era essa, hoje como já expliquei o Tah Ligado tem o objetivo de aproveitar o potencial da internet como grande difusor da cultura, bem como permitir o acesso democrático a variadas formas de expressão musical, num ambiente aberto, receptivo e propício às práticas culturais. O verdadeiro espaço para o artista e a música de qualidade. Nosso público hoje é o jovem, o fã do artista que está se apresentando, e todos que gostam de um som de qualidade. A interatividade é o diferencial da allTV, os internautas não são meros números, e nem tampouco telespectadores passivos; eles por muitas vezes são nossos pauteiros, nossos redatores, na verdade tornam-se nossos amigos. Por eu já ter sido um internauta da allTV, tenho um carinho muito especial por todos. Lógico que muitas vezes coisas engraçadas acontecem no chat, paqueras entre os internautas por exemplo, e tiradas bem colocadas, que as vezes fazem a gente rir no ar…rs

O programa foi um dos pioneiros à dar espaço para bandas e cantores do cenário independente, como isso começou?
R: Na WebTV o Tah Ligado é o espaço pioneiro para bandas e cantores do cenário independente, mas também para artistas consagrados como Léo Maia, Lino Krizz, Carlos Dafé, o “Guitarreiro” Luis Wagner, Gerson Conrad (Secos & Molhados), etc. Procuramos mostrar pras pessoas todas os detalhes e nuances dos trabalhos dos novos e damos espaço para os artistas consagrados contarem detalhes e emitirem opiniões sobre assuntos que eles não têm oportunidade na grande mídia. Programas na TV aberta com este escopo já existiram, exemplos claros disso: “Fábrica do Som” na TV Cultura, e o “Mocidade Independente” na Band, ambos nos anos 80, mas hoje infelizmente eu não vislumbro esse formato na grande mídia. Com a vinda da Maga Lieri a música tornou-se o referencial do programa, e hoje eu também produzo os seus shows; com ela a cada dia que passa aprendo e compreendo mais a luta do artista, desde a gravação do CD, divulgação, venda de shows, e a luta maior que é fazer o seu trabalho chegar aos ouvidos das pessoas… realmente são tantas batalhas até se alcançar os objetivos!! É por isso que valorizamos tanto o trabalho de cada um que sobe no palco do Tah Ligado, nos preocupamos com a qualidade do audio, e até da divulgação de cada programa.

A sua parceira de programa Maga Lieri, além de apresentadora também é cantora. E você? Qual é a sua ligação com a música?

R: Venho de uma família musical. Desde criança ouvia os diversos discos da coleção do meu pai, que sempre gostou muito de orquestras como a Tabajara, e cantores como Nelson Gonçalves, Francisco Alves, etc., minha irmã mais velha é maestrina, e aprendi a ouvir a MPB dos anos 60/70 com ela, e sempre fui muito ouvinte de rádio, pessoas como o Jacques Kaleidoscópio, e Zuza Homem de Mello fizeram a minha cabeça com os seus programas, onde pela primeira vez ouvi Mutantes, Novos Baianos, Caetano, além dos ícones do Jazz e do Blues, e instrumental brasileiro como Zimbo Trio, etc…além disso o final da década de 70 e os anos 80 foram ricos demais no aspecto cultural e musical em SP, muitas casas para o independente – Lira Paulistana, Centro Cultural, SESC Pompéia…meu ouvido ficou mal acostumado…rs.

Como você enxerga o mercado musical brasileiro hoje em dia?

R: Sempre faço essa pergunta para os meus entrevistados, e já ouvi opiniões diversas, mas vamos o que interessa que é a minha resposta…rs. Com Tah o Ligado tenho a oportunidade de conhecer tantos talentos, cantores, instrumentistas, compositores, mas ao mesmo tempo só ouço as mesmas pessoas e as mesmas músicas nas rádios. Não há o novo! Então como divulgar o seu trabalho? A internet e suas ferramentas hoje são fundamentais para o artista, mas tudo tem seus prós e contras: a quantidade de artistas disputando o seu espaço na internet, para mim faz com que a qualidade cresça como o rabo do cavalo ou seja, para baixo; mas é um processo antropofágico para o internauta que com certeza sabe separar o joio do trigo. Além disso, há uma carência de movimentos artísticos, uma identidade como a bossa nova, a tropicália, ou até a vanguarda paulista dos anos 80, algo forte que faça as pessoas se interessarem pelo trabalho autoral, aí sim teremos mais espaços para o artista, aliás tenho que parabenizar casas como o Café Paon, Ao Vivo Music Bar, Studio SP, que abrem as portas para o autoral. As rádios, a grande mídia, os donos de espaços culturais precisam perder o medo do novo, e o Tah Ligado sempre erguerá esta bandeira!

Você realmente escuta todo material enviado por bandas para o seu programa?
R: Risos…você lembrou do meu comentário no programa…recebo uma média de 5 CDs por dia, além dos emails com releases, e material em mp3, e sem demagogia alguma eu ouço todos os CDs, assisto os DVDs, leio as fichas técnicas, releases, e ainda acesso o sites, myspace, e redes sociais de cada artista. Para mim é muito importante e gratificante receber os Cds, e os emails, é a prova que o programa está na boca do músico, e que ele sabe que existe um espaço para divulgar o seu trabalho, só tenho que retribuir esta credibilidade, respeitando o trabalho do artista; e meus amigos, podem ter a mais absoluta certeza que terão um espaço no programa, na medida do possível…a nossa agenda está fechada até outubro, e são tantos talentos, tantos trabalhos maravilhosos e de qualidade que recebo…

Qual estilo musical você mais gosta?
R: Sou bem eclético com relação a música, classic rock, blues, jazz, MPB, samba de raiz, black music, soul music, música clássica, o importante é ter qualidade.

Qual foi o a gravação no “Tah Ligado!” que mais te marcou?
R: Todos os programa feitos nestes quase 3 anos são marcantes, pois a sexta-feira para mim e pra Maga é o dia de muita felicidade, pois fazemos com muito amor, mas se você me permitir vou falar de 2 programas que realmente me marcaram: O programa que se apresentou o grupo “Lingua de Trapo” que eu não perdia um show nos anos 80, e foi bem no dia do meu aniversário… foi o melhor presente da minha vida (infelizmente não tenho este programa gravado) e o segundo é com Gerson Conrad (Secos & Molhados) falando sobre como musicou o poema “Rosa de Hiroshima” de Vinicius de Moraes…ganhei este LP do Secos & Molhados de 1973 da minha irmã.

Paulo, eu gostaria de agradecer a entrevista e o carinho. Parabéns pelo programa, que tenha sempre muito sucesso.
Paula, eu que tenho que agradecer esta oportunidade, e seu carinho. E não esqueçam: O Programa Tah Ligado vai ao ar ao vivo todas as sextas, às 15 hs. Pela WWW.alltv.com.br – a primeira TV da internet. Apresentação: Maga Lieri & Paulo Ragassi.

Para acessar o programa Tah Ligado! Acesse:
http://www.alltv.com.br

No youtube:
http://www.youtube.com/PROGRAMATAHLIGADO

No Facebook:
http://www.facebook.com/group.php?gid=325620713385

No Twitter:
http://twitter.com/#!/TAHLIGADO

Entrevista da Paula Bressann no programa Tah Ligado: