Faz algum tempo que não consigo parar para fazer uma entrevista aqui no blog, e para voltar com tudo escolhi a dedo a entrevistada de hoje! Ela é uma das cantoras que mais me impressionou durante toda a minha carreira. É dotada de uma técnica vocal sem igual com swing e potência assustadores. Tudo isso coloca ela no papel de Diva! Estou falando da minha querida amiga e parceira a cantora Vanessa Jackson.

Vanessa, seja muito bem vinda no espaço de entrevistas do meu blog. Muitas pessoas comentam que você nasceu no país errado, por conta do fato que sua qualidade vocal é mau compreendida pelo povo de uma forma geral. Como você vê isso?
R:Eu acho engraçado, porque todo mundo fala isso, mas eu só tenho a facilidade de fazer o que qualquer outra cantora faz, seja no lírico, seja no popular, seja no black, seja no sertanejo, seja na bossa, eu só amo cantar e Deus me privilegiou com esse dom, q tenho certeza que são poucos q tem, e sou grata todos os dias por isso!

Como você acha que o país poderia contribuir para a melhor exploração dos talentos que temos escondido por ai?
R:Primeiro, colocando músicas de qualidade, não só vocal como de letras ricas também, acho que tem muita modinha, não tenho nada contra, mais acho que tem muitos cantores e compositores inteligentes, na maneira de compor e cantar, escondido, que precisavam de mais atenção e respeito, por parte da mídia e claro, do povo brasileiro, acho que é questão também de cultura..infelizmente não temos esse respaldo…
Como foi o seu início na carreira como cantora?
R:Fui descoberta ao 23 anos cantando na sala de casa, por minha mãe Vera, meu pai Chico Moraes, que é músico alto de data, começou a tocar comigo nas festinhas de família, e aos 12 anos de idade, me colocou pra fazer canto lírico, e com 13 anos eu entrei numa Banda de Flash Back Americano, e aí iniciei minha carreira na noite paulistana!

Vi que recentemente você também tem se dedicado na formação de novos cantores. Aqui no blog, temos um grande público de aspirantes a cantores, sedentos por informações de como iniciar na carreira. Se você pudesse dar uma dica, qual seria?
R:Rs, que legal falar disso! Eu agora trabalho na ABBM, e lá dou um curdo pras pessoas que já cantam e querem se profissionalizar, é um curso de 6 meses, e lá eu ensino todas as minhas manhas de palco e de técnica vocal,a dica seria, que procurem esse curso e aprendam comigo de pertinho!

O que você acredita que vem primeiro, técnica ou dom?
R: Sem sombra de dúvidas o Dom, é como um Diamante bruto temos que lapidar esse Dom, com a Técnica adquirida

Onde você dá aulas? Qualquer um pode ter aulas de canto com você? É preciso alguma experiência anterior?
R:Então, é na Vila Mariana aqui em São Paulo na Academia Brasileira de Black Music (ABBM), Infelizmente não pode ser qualquer pessoa, não ensino ninguém a cantar, a pessoa faz um teste pra entrar no curso, se ela tiver aptidão pra música, dom, noção e afinação, ela entra no meu curso, pra assim se profissionalizar, e pegar algumas manhas q aprendi no decorrer da minha carreira que esse ano completou 20 anos!

Eu tive o imenso prazer de ter a sua participação no meu disco. Se você pudesse escolher um artista no mundo todo para participar do seu trabalho, quem seria?
R:Imagina Paula, o prazer foi todo meu, foi maravilhoso e sempre é cantar ao seu lado!
Mas me fascino demais com muita gente, eu gostaria de cantar ao lado de Rachelle Ferrell, Lalah Hathaway, Brian Mcknight, Leny Andrade, Shanice Wilson, Pharrel, Debarge, Earth Wind And Fire, Tânia Maria, Anita Baker, Bruno Mars, Usher, Sin Bandera, Peter Cetera, Celine Dion, David Foster, Baby Face, Stevie Wonder…e por aí vai, são muitos mesmo…

Você trabalha com a música Black em um país onde o tema preconceito tem proporções ainda muito grande. Temos o dia da consciência negra, cota para negros, enfim, ainda é um tema de discussão e que você vive na pele. Como você sente que esse tema é tratado de verdade? Como você vê todas essas questões
R:Acho tudo isso muito polêmico, não concordo com o dia da consciência negra por exemplo, as cotas, mas enfim, não posso mudar meu país, sofro isso na pele todo dia, e tenho que provar 3 vezes por dia que sou boa, isso é um saco!

Vejo que você tem se tornado bastante ativa nas redes sociais.Você acredita que a internet tenha mais impacto como divulgação ou socialização de um artista?
R:Paula, na moral, Justin Bieber foi descoberto na internet, e outros muitos também, e a força da internet, tá cada vez mais imbatível, acho sim, que tem grande ajuda na carreira de um artista!

Onde podemos encontrar mais sobre seu trabalho?
R:Na internet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, brincadeira mas é verdade, Redes Sociais, youtube, e meu site www.vanessajacksonoficial.com.br