O seu planejamento de carreira musical ESTÁ EMPACADO?

VOCÊ SE SENTE REMANDO CONTRA A MARÉ SEM SAIR DO LUGAR?

Então tome cuidado, porque se você não agir agora, isso pode continuar assim por muito tempo!

Vou te contar um história que aconteceu comigo!

Antes de mais nada, eu quero dizer que estou usando esta história para ilustrar a importância de um bom Plano de Carreira.

Mais ou menos 4 anos atrás quando comecei a trabalhar com consultoria e coaching artístico, uma cantora me procurou buscando ajuda na sua carreira. O que aconteceu vai te surpreender!

ESSA NÃO PODE SER A SUA HISTÓRIA!

Contudo, não vou citar nomes aqui, para preservar a privacidade dela. O que eu posso dizer é que eu jamais imaginava, que o plano de carreira dela era seu principal problema.

Eu explico!

Quando essa cantora me procurou, ela me parecia muito profissional. Já tinha conquistado alguma notoriedade, tinha trabalhos internacionais e até alguns prêmios no seu currículo, mas para a minha supressa ela sentia-se empacada.

Nesse meio tempo, Apesar de seus esforços, ela não conseguia se comunicar efetivamente com seu público através das redes sociais, e seu site estava abandonado.

Ela dizia estar cansada de pagar por anúncios sem ter nenhum resultado, que sentia-se frustada em não conseguir nenhum engajamento nas redes sociais, e que depois que as gravadoras praticamente faliram ela não sabia mais pra onde correr!

CONSEGUE SENTIR O DRAMA DELA? EU CONSIGO… SEU PROBLEMA É O SEU PLANO DE CARREIRA!

Talvez, um planejamento de carreira musical fosse bem vindo neste momento!

Antes de mais nada, eu logo percebi que o maior problema dela não era sua qualidade artística, e sim o seu posicionamento (ou melhor, a falta de um posicionamento) no mercado.

O mais incrível é que ela tinha uma equipe inteira à sua disposição. Ela tinha assessoria, produtores, diretores, fotógrafos, tudo… e não tinha resultados.

Felizmente eu sabia qual era o segredo que poderia tirar ela dessa situação, então apresentei um plano de ação pra ela.

Nesse ínterim, Iniciamos uma longa negociação onde cheguei até a dar dicas valiosas de ações que ela poderia ter aplicado (de graça), e no final não conseguimos chegar a um acordo.

Eu tinha alguns clientes fixos e minha hora custava caro. Ela por sua vez tinha uma equipe grande e precisava reduzir custos. Então ficou por isso mesmo. Mas lá no fundo eu sabia que ela estava bem encaminhada, afinal ela tinha toda uma equipe cuidando dela. (Ou será que não?).

A MÁ NOTÍCIA!

Posteriormente, limpando meus e-mails e contatos. Alguns anos depois (pra ser mais precisa), encontrei os e-mails que troquei com ela, e por curiosidade decidi espiar que rumo sua carreira tinha tomado.

Então entrei no site dela, e foi isso que encontrei:

  • Em primeiro lugar, ela tem hoje um novo site, tão irrelevante que não obteve pontuação alguma em ferramentas de analise como http://nibbler.silktide.com/en_US
  • Assim como, suas redes sociais juntas somam hoje um pouco mais de 4mil seguidores.
  • Todavia, ela não lançou nenhum novo trabalho nos últimos 2 anos.
  • E por fim, pelo que me parece, ela não tem mais a equipe que dizia ter à 4 anos atrás.

Ou seja, ela não saiu do lugar!

TERIA SIDO DIFERENTE SE EU TIVESSE TRABALHADO DIRETAMENTE COM ELA NAQUELA ÉPOCA?

Eu posso assegurar que SIM!

Como você pode garantir isso Paula?

Simples, ela mantem hoje os mesmos erros, que eu identifiquei logo de cara quando conheci o trabalho dela!

O problema da falta de um planejamento na carreira musical.

Posso listá-los aqui, assim como fiz com ela na época (e de graça):

  • Primeiramente, a necessidade de manter uma comunicação efetiva com seu público.
  • Logo depois, obter clareza em relação à missão e propósito do seu trabalho
  • Comunicar sua missão através de toda sua comunicação (tanto visualmente como também na escolha de repertório e etc).
  • Por fim, criar um planejamento estratégico de produção de conteúdo e divulgação

Enfim, tudo que a equipe dela deveria ter feito!

Em conclusão, infelizmente nada foi feito e fico triste pelo fato de que o impedimento foi o DINHEIRO.

Uma solução acessível para um planejamento eficaz.

Por conta disso criei o ART Coaching 360º e ART COACHING MARKETING para poder proporcionar aos artistas um “road map”, um caminho que possa garantir maiores resultados nas suas carreiras, sem necessariamente trabalhar direto comigo!

Em resumo, trata-se de um curso online, que você pode fazer no conforto da sua casa, e obter clareza para tomar decisões mais assertivas na carreira.

Então, se você quiser conhecer, tenho um E-book Gratuito que acompanha o curso, que propõe justamente isso!

Quer experimentar?CONHEÇA ART COACHING 360ºCONHEÇA ART COACHING MARKETINGEu realmente espero poder ajudar muitas pessoas desta forma.Sei o quanto é difícil, neste mar de informação conseguir ter clareza sobre qual direção seguir.Se você quiser saber mais, acesse este link aqui!

Também tenho um artigo inteiro falando somente sobre PLANEJAMENTO DE CARREIRA. Que você pode encontrar AQUI!

COMO PLANEJAR A CARREIRA DE CANTOR/A?

Acredito que o inicio do ano é um bom momento para falar de planejamento, já que todos estão fazendo metas para o novo ano. Mas planejamento é algo que deve ser feito sempre. Na carreira artística isso não é diferente. Precisamos ficar atentos de que a carreira de cantor, trata-se de uma profissão como qualquer outra, e durante o planejamento, precisamos nos afastar um pouco do pensamento romântico do artista para se tornar mais práticos e concretos no planejamento de ações a serem tomadas. Hoje em dia quase todo cantor/a cuida da sua carreira no inicio, e muitas vezes isso perdura bastante tempo, até mesmo permanecendo assim depois de atingir certo sucesso. Portanto é importante além de se preocupar com a parte artística, ocupar-se também com questões mais empreendedoras.

Mas vamos direto ao ponto, como fazer um planejamento de carreira musical?

1. Planejar seus estudos.
Aqui eu não estou falando somente para quem está começando. Estudar deve fazer parte da sua rotina, mesmo depois de anos de estrada. Em se tratando da voz, é muito importante estudar diferentes técnicas e sempre vigiar de perto a sua saúde vocal, e isso somente acontece por meio do estudo. Mas é claro que existem os que não concordam, assim como existem os que acabam com suas cordas vocais em menos de 30 anos de carreira, a escolha é sua.

2. Um passo de cada vez.
Apesar de eu ser uma encorajadora do pensamento “sonhe cada vez mais alto”, na hora de criar um planejamento estratégico para a sua carreira é importantíssimo manter os dois pés bem no chão. Divida seu planejamento em: Longo prazo, Médio e curto. Considere curto o período mínimo de 1 ano. Sim um ano é pouquíssimo tempo para qualquer realização importante e deve ser considerado curto prazo, médio prazo são metas a serem alcançadas em 5 anos, e longo entre 10 e 20 anos. Depois de estabelecer claramente 1 ou duas metas curtas, escreva em um papel, tudo que será necessário para alcançar esta meta. Verá que um ano, não é tanto tempo assim! Basta olhar para seu ano passado e contar quantas coisas realmente importantes você realizou? Não vai passar de 2 ou 3 se for muito esforçado.

Vou dar um exemplo:

Meta longo prazo: 20 anos.

Ter uma carreira sólida, no ramo de jingles.

Meta medio prazo: 3 anos
Ter realizado ao menos 5 importantes jingles de veiculação nacional, e muitos contatos na área.

Meta curto prazo: 1 ano
Gravar meu primeiro jingle!

submetas:

– Estudar canto

– Gravar um demo de voz profissional

– Cadastro em agencias e produtoras de jingle

– Contatos com produtores de jingle

– Contatos com cantores de jingle

– aperfeiçoamento de técnica e linguagem para rádio e tv

O que estou dizendo é que de nada adianta você ter a meta final em mente, e não fazer um planejamento de como chegar até lá e sair dando tiro pra todos os lados. É claro que no meio do caminho você pode aprender atalhos ou outros métodos que antes você não tinha pensado, mas sem ter uma meta final em mente e um planejamento inicial será muito dificil não ser levado simplesmente pela correnteza e no final, depois de anos vai olhar pra trás e pensar que onde você chegou não era nem próximo de onde você gostaria de estar.

3. Mantenha o foco

Acredito que uma das coisas mais difíceis nesta carreira é ter foco. São tantas as distrações, oportunidades, trabalhos e opções diferentes que nem sempre é fácil se manter com foco. Por isso é tão importante fazer um planejamento. É muito fácil cair no modismo e em falsas promessas, ou até mesmo no comodismo de um trabalho somente pelo dinheiro. Tenha foco, o que você realmente quer? Onde quer chegar? Qual o seu potencial maior?

4. Tenha disciplina. 

Para ser bem sucedido nos 3 itens anterior é preciso ter muita disciplina. Pense sempre, que todos os seus esforços não serão em vão enquanto estiver lutando por um sonho. Lutar por coisas pode um dia trazer decepção, mas nossos sonhos são fruto da nossa alma. Dê ouvido a ela!

Quer saber mais sobre planejamento de carreira musical?