Como usar nebulizadores?

Você já se perguntou alguma vez porque cantores fazem inalação toda hora?

Qual seria o real benefício do uso de nebulizadores?

Em primeiro lugar: Para que serve?
Nós sabemos que é preciso descansar depois de praticar algum tipo de atividade física, e que não proporcionar o devido descanso pode causar lesões. Com nosso aparelho vocal não é diferente. Precisamos relaxar os músculos envolvidos na emissão de sons depois que fatigamos eles. Por isso, muitos cantores, fazem o uso do nebulizador imediatamente após o show.

Mas a inalação não serve somente pra isso, ela também hidrata todo aparelho vocal e esse relaxamento unido de hidratação eh muito benéfico também antes de cantar.

Minha rotina de cuidados com a voz

Cada pessoa tem uma necessidade. Eu por exemplo, em minhas avaliações com fonoaudiólogo e otorrino, verifiquei que apesar de não ter nenhuma lesão nas cordas vocais, (muito comum para cantores que tem ou tiveram uma rotina intensa de trabalho) eu tenho a propensão para ficar seca (desidratada).

Por isso devo reforçar no uso do nebulizador, e faço isso até mesmo em dias que não tenho show. Principalmente quando o tempo fica mais frio e seco.

Mas isso é mesmo muito pessoal, eu tenho dificuldade em beber água e até minha dermatologista diz que minha pele está sempre bem seca, então eu preciso me atentar mais com o isso, me forço a beber água o tempo todo, uso hidratante nasal (Maxidrate) e faço o máximo de inalações possíveis, principalmente em época de shows. Eu também não tomo nada gelado e evito o ar condicionado. Em dia de show também evito ingerir qualquer coisa que contenha leite, o leite deixa a saliva muito espessa e isso atrapalha na hora de cantar.

Ou seja, para saber quais são as suas necessidades, uma visita com um fonoaudiólogo seria indispensável.

Quem pode se beneficiar?

Não somente cantores podem se beneficiar do uso da inalação, da mesma forma todo profissional que trabalha com a voz pode causar lesões pelo uso contínuo dos músculos envolvidos na fala. Professores, atendentes de telemarketing, palestrantes e qualquer outro profissional que use a fala para trabalhar pode obter benefícios com a inalação.

PostImages

Quando usar?

Primeiramente, como eu falei, cada caso é um caso. Seria interessante você obter indicações diretamente com um fonoaudiólogo. Generalizando, seria interessante fazer inalação antes e depois de um show, ou palestra.

Assim também deve ouvir o seu corpo, e quando sentir cansaço vocal fazer inalação. Eu faço inalação acompanhado de exercícios vocais. Em primeiro lugar, antes do show faço inalação e depois exercícios de aquecimento, depois de show eu faço exercícios de desaquecimento e inalação.

Como usar?

A inalação deve ser feita somente com soro fisiológico. Não vai nenhum medicamento. O ideal é comprar soro em ampolas que já vem com a quantidade certa para uma inalação. Caso você compre em garrafa, você vai precisar guardar refrigerado e usar em até 3 dias (o que é impossível) ou seja vai desperdiçar produto.

Assim como eu também costumo lavar minha narina com soro. Pra isso eu uso a metade de uma ampola em uma narina e a outra metade na outra. Simplesmente deixo o soro entrar por uma narina e sair pela outra. Pode parecer estranho mas MUITOS cantores fazem isso. Kkk

Bom, em resumo é isso. Espero que vocês tenham curtido essa dica, caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Encontre nebulizadores aqui nas LOJAS AMERICANAS!

Quer saber mais dicas?

Eu gravei um vídeo de Perguntas e Respostas, falando sobre muitas perguntas que vocês me fazem aqui, e também no meu canal do youtube.

Espia ai:

Créditos:

Fotos

Madonna: The mirror

Luan Santana: Revista Quem

Anitta: O fuxico