Parar de reclamar é o primeiro passo para assumir o controle.

Muitas vezes reclamamos das coisas por habito. É mais fácil reclamar do que assumir o fato de que tudo à nossa volta depende dos nossos próprios esforços.

Eu nunca quero me sentir culpada, então é muito mais fácil culpar a falta de oportunidade, a falta de tempo, a falta de dinheiro… a lista é longa, e isso gera um falso alivio, um alivio momentâneo. Pelo menos naquele momento me sinto melhor, encontrei um culpado e o problema definitivamente não sou eu.

Logo depois vem também o sentimento de vazio, de impotência, de descontrole, de insegurança… essa lista também é longa. O fato é que quando fazemos o uso de qualquer justificativa externa para amenizar a nossa falta de atitude perante a vida estamos potencializando o poder dos fatores externos à nós. Quando nos preenchemos do externo ao invés de ser causadores da nossa própria saciedade damos espaço ao vazio.

Como remover o vazio e assumir o controle?

Jamais nada, nem ninguém poderá suprir o seu vazio. Somente sendo causador das suas alegrias, realizações e conquista poderá sentir-se verdadeiramente preenchido. Então quando reclamamos de algo, estamos na verdade permitindo que nossa realidade seja resultado de algo externo, estamos tirando das nossas mãos a possibilidade de ser criadores do nosso destino. Estamos nos auto-sabotando. Reclamar é permitir a sua própria derrota.

Ao invés de reclamar, seja proativo e pense: Ok, tenho neste momento a oportunidade de criar algo melhor para minha vida. Como eu posso neste momento ser o criador? Como eu posso fazer com que essa situação melhore? Como posso ajudar? Como posso ser útil? Posso garantir que somente por pensar assim, sem nem ao menos tomar ação nenhuma, sua vida tomará outro rumo. Somente por tomar posse da responsabilidade perante a nossa vida, mudando nossa maneira de pensar, já nos tornamos criadores.

E nessa história de controle precisamos tomar muito cuidado para não sair por ai tentando controlar o que não é controlável. Não adianta você tentar mudar o outro, a única pessoa que você realmente pode controlar é você mesmo, então mantenha seu foco em onde você pode mudar e seja proativo.

A escolha é sua. Quer criar seu destino ou continuar reclamando dele?

Muito boa sorte,