O serviço de streaming de música Rdio anunciou recentemente sua falência e abre sua tecnologia do Pandora para venda.

Infelizmente acompanhando o mercado musical de perto, percebo que cada vez mais a música sofrerá com a industrialização da arte. Ao mesmo tempo em que tudo torna-se disponível para todos, poucos consomem de forma sensata. É uma tendencia da modernidade consumir sem perceber que ao fazer isso estamos sempre apoiando ou deixando de apoiar algo. Essa falta de percepção da realidade do consumo é a maior causa de tudo que vejo todos reclamando o tempo todo, porém ninguém se entende como resposável por nada. Colocam sempre a responsabilidade no outro, sem perceber que a industria não teria como ganhar tamanha amplitude sem nosso investimento.

No caso da música não é diferente. Todos querem ter a sua disposição todo acervo musical mundial em suas mãos e de graça se possível, o que esse pensamento constroi? O que esse tipo de pensamento apoia?

Acredito que ainda estamos passando por uma fase escura da adaptação da modernidade, dos recursos tecnologicos que temos em mãos e da falta de conciencia de como usá-lo. Principalmente em se tratando de música.