A verdade sobre os divulgadores, empresários e assessores de imprensa!

Ok. Vou ser 100% sincera agora na tentativa de realmente ajudar cantores, bandas e artista no começo de carreira, e sei que muitos amigos assessores, divulgadores entre outros vão querer me matar.

Isso porque infelizmente, o mercado musical é infestados de pessoas mau intencionadas.

É verdade que existem bons agentes, empresários e assessores que são peças fundamentais para o sucesso de um artista, mas de fato estes “serviços” custam caro, e mexem diretamente com o sonho do artista o que o coloca em uma posição de isca fácil para golpistas e aproveitadores.

Vou tentar detalhar fatos e mentiras a respeito destes profissionais do mercado fonográfico.

Divulgadores:

Divulgadores são aqueles que apresentam seu trabalho para as rádios. Eles fazem as negociações e propostas de promoções e shows entre a rádio e o empresário ou artista. Geralmente artistas nem chegam a ter contato direto com os divulgadores, que são em geral contratados pelos empresários ou prestam serviços para gravadoras e selos. Estes profissionais costumam ser sérios, até porque caso ele não cumpra com algum acordo com as rádios ele não terá mais acesso à rádio, então em geral eles costumam preservar muito seus relacionamentos.

Vale lembrar aqui, que em se tratando de rádio, o tabu em torno do famoso Jaba, hoje em dia tem até nota fiscal, caracterizando a cobrança da veiculação como um acordo comercial.

Veja como o dono da Rádio Jovem Pan o Tutinha, fala abertamente sobre o assunto, em entrevista para a revista Playboy:

PLAYBOY: Muita gente diz que você é jabazeiro [que cobra jabá].
TUTINHA: Me chamem do que quiser. Na minha rádio tem nota fiscal, tô pouco me danando. O cara para entrar no Fantástico também paga. Jabá é quando você faz ilegalmente na empresa. O que eu faço são acordos comerciais.

PLAYBOY: Que tipo de acordo?
TUTINHA: Por exemplo: hoje chegam 30 artistas novos por dia na rádio. Por que eu vou tocar? Eu seleciono dez, mas não tenho espaço para tocar os dez. Aí eu vou nas gravadoras e para aquela que me dá alguma vantagem eu dou preferência.

PLAYBOY: Que vantagem?
TUTINHA: Se você tem um produto novo, você paga pra lançar. Era isso o que eu fazia. Eu tocava, mas queria alguma coisa. Promoção, dinheiro. Ah, bota aí 100 mil reais de anúncio na rádio. Me dá um carro pra sortear para o ouvinte. Mas hoje não tem mais isso. As gravadoras não têm mais dinheiro. O que pode existir é o empresário fazer acordo. Ah, toca aí meu artista e eu te dou três shows. Ou uma porcentagem da venda dos discos
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Então, somente para ficar bem claro: Para entrar em uma rádio, através de um divulgador ou por qualquer outro meio, você precisa ter uma boa quantia em dinheiro e entender isso como parte do investimento para a divulgação do seu trabalho.

Empresários:

Os empresários, são profissionais responsáveis pala comercialização do artista. Muitos também são produtores e “criam” artistas como “produtos” desde a escolha do repertório, até o figurino e posicionamento na mídia. Outros empresários atuam somente na área comercial, buscando encontrar no mercado “pérolas” escondidas, que eles possam lançar no mercado.

Como eu já expliquei acima, para lançar um artista é preciso de muito investimento, e muitos empresários fazem este investimento e em contra partida o artista cede ao empresário, por meio de contrato, uma porcentagem que varia de 30% – 60% da lucratividade dos shows que o artista fizer.

Existem ainda os empresários que propõe aos artista que ambos façam tal investimento, ou seja o empresário entra com 50% e o artista com 50% do valor necessário para o seu lançamento, o que gira em torno de R$600 Mil reais cada um, e é ai onde mora o perigo! Não posso afirmar que todos deste tipo são pilantras, porém eu mesma já cai neste golpe e nunca mais vi meu dinheiro. Desde então, já fui abordada por outros empresários propondo o mesmo tipo de acordo, porém eu não costumo errar duas vezes. Então se existe mesmo algum empresário, que faz este tipo de acordo e realmente exerce a sua função, eu não sei, o que sei é que não indico essa opção!

Assessores de imprensa:

Os assessores de imprensa são profissionais responsáveis por inserir o seu trabalho na mídia (jornais, revistas e programas de televisão).

Estes profissionais, costumam ser muito caros, e mesmo entre os mais caros, existem os que não tem muitos contatos dentro de emissoras e outros e você acaba pagando para sair na revista “7 dias com você” que ninguém lê. Então, apesar de serem extremamente necessários para a divulgação do seu trabalho, é preciso ter um extremo cuidado na hora de fechar contrato com um assessor.

Ter uma boa indicação, ou referencia evidente do resultado do trabalho de um assessor é muito importante. Sem contar que é preciso analisar o quanto este investimento trará de retorno. Se não for um investimento realmente grande, provavelmente terá quase nenhum retorno. É preciso ter um planejamento de marketing que inclui todos os outros profissionais acima para obter algum resultado.

Isso porque aparecer em um programa de TV hoje, e depois somente voltar a aparecer depois de 3 meses não ajuda em nada na sua carreira. É melhor buscar este tipo de visibilidade de forma expontânea através de um trabalho bacana, que seja “tema” de entrevistas etc. Como acontece no meu caso, já estive em todos os programas que você pensar, mas ninguém lembra! Isso porque minhas participações foram sempre muito distantes umas das outras, então as pessoas não tinham tempo de se identificar com o meu trabalho. Mas não posso reclamar, pois nunca gastei nem um centavo com isso. Todas as minhas aparições na TV foram através da divulgação de algum trabalho especifico no qual eu estava trabalho, como no caso do musical “Rock Show” ou com a Somriso e etc. Até mesmo quando foi no caso do meu show, eu não paguei nada para assessoria, quem pagou foi o produtor da série de shows “Cantores & Você, por meio de patrocínio.

Então, em resumo, todos estes profissionais são importantes na estratégia de lançamento de um artista, porém é extremamente necessário averiguar a idoneidade e seriedade do profissional, através de referencias concretas e indicações.

Espero que estas dicas tenham te ajudado!

Se eu tivesse lido isso antes, talvez não tivesse perdido tanto tempo e dinheiro.

Sucesso para você!

Paula Bressann

 

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