A realidade da vida dos jovens cantores

Muitos jovens cantores aqui do (antigo) Espaço Teen, me procuram buscando ajuda para iniciar na carreira de cantor/a. Todos com um sonho, o sonho de ser famoso. O sonho de cantar para milhares de pessoas, e viver o glamour de um palco. Mas eu sempre me pergunto, será que esses jovens tem mesmo idéia do que é ser um cantor? Do que é a vida de um cantor?

Eu sou filha de músicos, nasci em uma escola de música, então sempre foi muito claro que a vida de músicos não era nada fácil. Nunca tive essa visão sonhadora da carreira. Nunca vi minha escolha de carreira como um sonho. Na verdade, na minha criação nada convencional eu cresci sem nunca acreditar em papai noel, ou conto de fadas. Minha vida era dura, vivia sem minha mãe de noite, cuidada pela minha avó enquanto meus pais tocavam. Minha mãe sempre chegava reclamando e exausta. O dinheiro mau podia pagar nossa dívidas, quanto mais qualquer luxo. O foco dos meus pais sempre foi em me dar a melhor educação possível, neste pais onde educação significa pagar por uma boa escola, então eu sempre soube que a vida de músico não é nada fácil. Mas havia em mim o dom. Havia em mim a paixão pela música, a sensibilidade e mais do que isso o entendimento da importância da música.

Mas quando eu vejo vocês me escrevendo, eu tenho a clara sensação de que não estão falando em ser músico, e sim em ser famosos. Ou melhor ainda, estão falando sobre essa visão fantasiosa da profissão que faz parecer uma diversão, tudo que um músico faz e vive.

Eu posso garantir que não é tão divertido assim!

Primeiro é preciso entender que ser cantor é uma profissão! Sei que muitos iniciam muito cedo, mas isso deveria ser até proibido. É um trabalho como qualquer outro, e é preciso da permissão da justiça, junto com autorização dos pais para que um cantor mirin possa exercer a profissão. Isso porque o trabalho infantil é proibido no nosso país. E com toda a razão!

Outra coisa, é que nem tudo é festa. Durante um show, é tudo maravilha. Estar no palco é realmente muito prazeroso, mas o que se vê no palco é somente 5 % do trabalho de um cantor. Um cantor não tem uma vida normal! Os horários de trabalho são sempre muito tarde. Shows (mesmo de cantores mirins) iniciam depois das 22 horas. Cantores precisam ter um cuidado extremo com a saúde, afinal seu instrumento de trabalho é seu corpo, sua garganta, sua voz! Portanto, cantor não bebe gelado, não pega friagem, não grita, não come derivados de leite em dia de show.Cantores tem uma rotina de exercícios diários, por volta de 1 hora de estudo. É claro que existem os que não fazem nada disso, eu mesma passei um longo período sem estudar, e quando voltei percebi o quanto tinha danificado a minha voz somente trabalhando e trabalhando sem nenhum cuidado com aquecimento, descanso, e exercícios para apoio diários. Ainda bem que percebi isso a tempo, antes de causar uma fenda (problema na corda vocal).

As viagens que podem parecer divertidas, tornam-se uma chatice com o tempo. Temos ensaios e mais ensaios, passamos horas frustrados sem inspiração para uma nova música ou arranjo. Antes de shows, temos que passar o som, geralmente com uma boa antecedência, e o que fazemos depois disso? Nada, esperamos horas e horas o horário de começar o show. Essas horas de espera quase sempre me matam. Isso em se falando de pequenas produções, com grandes produções é pior ainda. Você chega no local horas antes, para maquiagem, alongamento, aquecimento, passagem de som, mudança de marcação de palco, luz.. (alias fazer luz é um inferno! você passa horas de pé no mesmo lugar até eles afinarem a luz). É claro que a Beyonce não faz marcação de luz para os shows dela… ela tem quem faça por ela, mas até você virar a Beyonce tem um caminho longo… e ela também já deve ter marcado luz no começo de carreira. kkkkkkk

Sem contar o mais novo fator de preocupação na carreira de um cantor da atualidade. Se você não tiver a estrela iluminando o seu caminho com a sorte, e for ter que trabalhar como artista independente vai ter que cuidar também da divulgação do seu trabalho, venda de shows, e todo o resto!

Eu não quero desanimar você, mas quero desiludir, porque acredito que viver na ilusão é a maior burrice do ser humano.

Viva sua juventude plenamente, vai curtir enquanto ainda não precisa optar por responsabilidades tão grandes e depois quando isso for inevitável (porque vai ser) você escolhe uma profissão. Trabalhar você vai ter que trabalhar, então deixa isso pra depois!

Paula Bressann

COMPREJA