Antes de saber cantar é importante aprender a ouvir!

Uma das coisas mais importantes que você pode desenvolver como cantor, é a sua sensibilidade auditiva. Isso significa que vai precisar ouvir muuuuuuuita música antes mesmo de tentar sair por ai soltando sua voz aos ventos.

Desenvolver um bom ouvido nos permite ter uma melhor afinação, senso rítmico, gosto musical mais apurado, sensibilidade e agilidade. Sim, tudo isso vem de ouvir e não de praticar o canto em sim.

Eu nasci literalmente dentro de uma escola de música, o que me proporcionou a vivência com todo tipo de estilo musical. Sei que provavelmente essa não é a sua realidade, mais também sei que hoje em dia, devido a internet é muito mais fácil encontrar música, pesquisar compositores e se informar, sem gastar nenhum tostão. O problema é que com tamanha oferta, nem sempre você vai se deparar com o que há de melhor por ai, e acabamos um pouco conformados e preguiçosos.  Mas se você realmente quer ter uma chance na carreira como cantor/a deve se esforçar para sair da sua zona de conforto e pesquisar, estudar, procurar e revirar a internet buscando músicas que ainda não conhece, de compositores dos mais diversos estilos e épocas. Isso vai te trazer muita bagagem e conhecimento, sem contar a capacidade de realmente poder definir um dia o seu gosto e estilo através da sua escolha, e não da sua (me perdoe a palavra) ignorância.

Lembre-se: De uma forma geral, temos a tendência de acreditar que somos de uma determinada maneira, quando na verdade seríamos muito diferentes se soubéssemos que outras formas de ser existem!

Musicalmente é  a mesma coisa. Como vai saber se realmente é um roqueiro, se desde que nasceu somente ouviu Rock? No final das contas isso não estará sendo uma escolha e sim uma limitação imposta pela sua falta de conhecimento musical. Escolher significa saber e conhecer de perto as suas opções, antes de decidir o seu gosto e preferência.

Muito boa sorte,

Até breve.

Paula Bressann