Sinônimo de modernidade o rei dos ‘samples’ faz sucesso.

Mark Ronson é um produtor musical, apaixonado por samples e remixes. Ele iniciou sua carreira como DJ, e o seu trabalho original e moderno, sempre com um toque de old school, jazz e blues logo tornou-se conhecido entre grandes produtores. Tem entre sua coleção de grandes sucessos o disco (quase inteiro produzido por ele) Back to Black de Amy Winehouse e o recém-lançado Uptown funk com Bruno Mars.

 

Para quem tem interesse em iniciar uma carreira musical, conhecer de perto o trabalho de produtores como ele é fundamental. Todo seu trabalho é fundamentado na idéia de inserir sua personalidade dentro de um contexto já criado, e nada melhor do que samples para fazer isso.

Samples, são trechos gravados de uma música original, usado na mixagem de uma nova música. Inicialmente usado como loops no final dos anos 60, os samples passou a fazer parte fundamental da música moderna, trazendo a possibilidade do uso de qualquer gravação de gerações anteriores como parte de uma gravação original, sendo em uma releitura da música original ou até mesmo somente para a criação do beat de uma nova música fazendo uso de elementos de outra canção. Seu uso indiscriminado gerou muita critica pelos mais conservadores, criando até mesmo uma regra em que uma música que contenha Samples “amostras” proeminentes em uma canção não são legíveis para receber a premiação de música original pelo Grammy.

Na visão de Mark Ronson é mais prazeroso inserir sua musicalidade e visão em algo que você já ama do que criar uma canção completamente original. Na música Uptown Funk, escrita em parceria com outros 6 compositores (incluindo Bruno Mars), Mark usou samples da música da banda The Gap Band, “Oops up side your head”, e posteriormente teve que incluir os cantores e produtores da música original na lista de co-compositores de Uptown funk totalizando hoje 11 compositores para este hit, rendendo milhões em direito autoral para os compositores da música original Oops upside your head. Veja a música que inspirou a criação de Uptown funk abaixo:

 

Mark foi um dos palestrantes mais vistos do programa Ted Talk, onde ele conta um pouco sobre sua paixão pelos remixes:

 

 

Para assistir com legenda em português clique aqui!

Conheça alguns hits produzidos por ele: 

E o que você acha? Usar samples é sinônimo de plagio ou de sucesso?

Deixe seu comentário.