Na tarde de ontem o Instagram lançou seu novo aplicativo, o IGTV para transmissão de vídeos com duração de até 1 hora.

Eu já estava na expectativa deste lançamento já à algumas semanas, desde que canais do exterior (USA) começaram a comentar sobre a possibilidade de videos longos no instagram.

Mas até então era somente fofoca, ninguém sabia ao certo como o Instagram pretendia lançar esta novidade na plataforma.

Pois ontem, durante uma conferencia que foi transmitida ao vivo para diversos grupos de influenciadores (que se reuniram nas diferentes sedes mundiais do aplicativo) a GRANDE novidade. O IGTV.

Atualização!

Antes de qualquer coisa, para visualizar as novidades você precisa atualizar o seu aplicativo do instagram. Corre lá e faz isso agora. rs

Depois se você quiser participar do IGTV e ter o seu próprio canal você precisa baixar também o aplicativo IGTV.

Mas afinal o que é o IGTV?

É um aplicativo, para publicação de vídeos no formato vertical. (Um belo concorrente para o Youtube). Que tem um grande diferencial.

Os criadores, que já tem uma base de seguidores no instagram, podem conectar seu perfil do instagram diretamente com este novo aplicativo, possibilitando assim que seus JÁ SEGUIDORES recebam notificações sobre novos vídeos diretamente pelo Instagram.

Na tela do Instagram as notificações de novos vídeos do IGTV das pessoas que você já segue, irão aparecer assim:

 

NOVOS DESTAQUES

Você também pode encontrar o CANAL e novos vídeos dos seus Instagramers favoritos clicando no novo DESTAQUE, que agora tem um link direto para o canal IGTV de cada perfil.

Ao clicar você é redirecionado para o aplicativo IGTV, que reproduz vídeos no formato vertical, onde você pode (E DEVE) comentar e curtir da mesma forma que já fazia em outras publicações do instagram!

Diferencial.

O diferencial fica para a página inicial do novo aplicativo, que tem um novo campo de pesquisa! (Seria este um indicativo de que o Instagram tem intenção de também tornar-se um mecanismo de busca?) TOMARA!

Nesta página você encontrará videos recomendados para você (com base no seu uso do Instagram… sim, eles estão acompanhando cada movimento seu dentro do app). Uma aba Seguindo, com vídeos de pessoas que você já é seguidor no Instagram, Populares com indicações dos vídeos mais vistos no app IGTV, e por fim, Continuar Assistindo (que permite você verificar seu histórico de vídeos assistidos).

Como criar meu canal?

Para fazer o seu canal é fácil, basta baixar o aplicativo IGTV e seguir as instruções para conectar ele com a sua conta do Instagram, e imediatamente após a verificação de conta você já pode iniciar o upload de vídeos para o seu canal.

Os vídeos são em formato VERTICAL, e se você não sabe como produzir um, um fiz um vídeo maroto explicando que você pode acessar aqui:

Link direto para o vídeo:

https://instagram.com/tv/BkSKwQOhRJv/

Vídeo original para Youtube:

Como gravar vídeos na vertical?

O upload dos vídeos também podem ser feitos diretamente através do site do instagram (NO COMPUTADOR) Aleluia.

Questões importantes para criadores de conteúdo e bandas.

Bom, sabemos que o Instagram pretende com esta ferramenta desbancar a autoridade geral do YOUTUBE como sendo a maior plataforma de distribuição de vídeos pela internet, mas para nós que produzimos conteúdo ficam ainda algumas questões muito importantes pendentes, como Direitos Autorais, Monetização de Conteúdo, Distribuição entre outros.

Quando o Youtube nasceu, nenhuma destas questões tinham sido levantadas também, mas depois quando a plataforma tornou-se a maior referencia em vídeos, logo estas questões surgiram. Hoje, os acordos de distribuição entre o Youtube, Gravadoras e Selos é muito organizado, proporcionando muita segurança para os autores e artistas.

Também a remuneração dos produtores de conteúdo (apesar de passar por controvérsias o tempo todo) também é muito organizada.

Nada disso tem sido discutido de forma oficial pelo (FACEBOOK / INSTAGRAM).

Parceiros ou Clientes?

Aliás, pela minha experiência na plataforma o Facebook tem a inclinação para nos ver como clientes e não parceiros. Na mentalidade deles, somos nós que usamos a sua plataforma para distribuição de conteúdo e se quisermos ser vistos dentro do vasto número de usuários deles, temos que pagar impulsionamento… ou seja, somos clientes deles e não parceiros.

Mas esta visão tem quebrado alianças importantes com criadores de conteúdo que simplesmente abandonaram o facebook, em troca de uma parceira com o YOUTUBE.

Tenho certeza que muita história vai rolar, e quem sabe a visão deles não muda. O fato é que se a plataforma de vídeo crescer o tanto que eles imaginam, em breve sociedades que cuidam de direitos autorais exigirão um posicionamento por parte deles.

Compartilhamento.

Outra questão importante é a distribuição, o Youtube tem mecanismos importantes que proporcionam o compartilhamento dos vídeos de forma fácil através de “EMBEED” e “Widgets”, que possibilita por exemplo, incluir um vídeo do youtube aqui no blog.

O Instagram conta com isso nos seus POSTS (publicações comuns), mas por enquanto ainda não no IGTV.

Enfim, são muitas as questões que acredito que ainda não estão definidas. E novidades vão surgir em breve. O que mudar, eu conto por aqui.

Fiquem de olho.

E se você não me segue no Insta ainda, segue lá: @paulabressann

Beijos