Transcrição automática de vídeo adobe

A Adobe acaba de lançar oficialmente a transcrição automática dos vídeos ainda dentro do editor Premiere, e em PORTUGUÊS!

Esta é uma atualização muito esperada por todos produtores de conteúdo que usa o pacote adobe para editar seus vídeos!

Eu já fiz meus primeiros testes por aqui.

O processo todo acontece nos servidores na nuvem da adobe, então se descrição e sigilo de conteúdo for uma questão para você, essa não será uma das melhores opções.

É um processo um pouco demorado e depende da velocidade da internet, mas levando em conta o tempo que demora para fazer a transcrição fisicamente é ultra-rápido.

Eu digito rápido, então quando fazia transcrições dos meus vídeos demorava em média 3x o tamanho do vídeo para transcrever.

Já o tempo que levei com a nova ferramenta de transcrição da adobe foi menos que 1/3 do tempo do vídeo final. TOP DEMAIS. Querem vídeo ou artigo no blog sobre isso?

Benefícios

  1. Primeiramente, a transcrição de vídeo aumenta a pontuação de SEO no Video do Youtube
  2. Permite que pessoas com incapacidades auditivas possam assistir ao vídeo
  3. Assim como, você pode usar a transliteração como texto para gerar artigos de blog.
  4. É mais fácil depois você encontrar momentos específicos em um vídeo para uso posterior. Basta você usar qualquer aplicativo de anotação que permita buscar por frases ou palavra chave no texto.
  5. Também facilita para inserir B-Rools e Textos no próprio vídeo, pois para navegar no mesmo não é preciso assistir ele de novo. Basta procurar entre o texto da transcrição por palavras específicas, clicar na palavra, e o cursor do editor vai exatamente para o momento no vídeo em que a palavra é dita.
  6. Ajuda também a criar Markers para capítulos do Youtube. Já que é possível fazer uma revisão do conteúdo diretamente pelo texto, ao invés de ter que assistir tudo novamente.

O que o app ainda não faz

  • Ele não reajusta o tempo se você fizer um corte depois de fazer a transcrição, forçando você a fazer uma nova transcrição para corrigir.
  • Em outros aplicativos (disponíveis somente em inglês) como o RECUT, você tem a possibilidade de deletar trechos do vídeo simplesmente deletando a palavra no editor de texto. Ele também identifica os “hummm, ahhhh, ehhhhh” e remove automáticamente.
  • A pontuação ainda é rudimentar, não inclui virgulas por exemplo

Meu primeiro teste

  • A primeira vez não retornou com a transcrição.
  • Na minha segunda tentativa acho que não selecionei a língua certa e retornou tudo errado.
  • Já na terceira funcionou completamente. Era mais uma questão de aprender a usar a ferramenta.

Transferência para Youtube.

Para transferir o seu arquivo para o Youtube, basta selecionar (…) e Exportar Transcrição, assim como na figura abaixo:

Depois na área de edição de vídeo do youtube, escolher Legendas e depois clicar no botão ( + legendas), assim como na figura abaixo:

Conclusão

É muito fácil de aprender a usar, depois de alguns teste não tive mais nenhum problema.

Você ainda precisa rever o texto, pois ele ainda comete alguns erros. Mas ainda assim polpa muito tempo.

É ótimo para gerar conteúdo em texto para seu blog e redes sociais, ainda que você tenha que fazer algumas correções antes.