Como digitar mais rápido?
Você já pensou em falar ao invés de escrever no computador?
Como digitar mais rápido?
Olá galera tudo bem?
Hoje estou fazendo algo diferente aqui, geralmente eu escrevo os meus posts normalmente digitando no meu teclado. Mas hoje eu quero testar um novo recurso, O ditado do Mac.
Se você não sabe sobre o que eu estou falando, se trata de um recurso disponível em todos os computadores Mac assim como no iPhone e iPad atual, onde você pode falar ao invés de teclar o texto.
As últimas semanas eu passei por um processo de reformulação de todos os meus processos dentro do meu site blog, desde gravação dos meus vídeos, edição dos meus vídeos, e agora também na elaboração dos textos do meu blog.
Tudo isso ocorreu por conta de um problema no meu HD, onde eu tive que formatar todo meu computador, começar tudo de novo. Na hora eu fiquei desesperada, morrendo de raiva, e arrancando os meus cabelos. Mas logo tive que me recompor e pensar em uma solução para o meu problema.
Percebendo que se tratava de um problema sério, e que eu não teria outra saída se não levar o computador para um técnico, eu decidi que seria o momento perfeito para rever todos os meus processos dentro da minha produtora. Não é que valeu a pena!
Como habilitar a função de voz?
- Primeiramente você precisa acessar “Preferencia do Sistema” no Dock do seu Mac. (Como indicado no infográfico abaixo).
- Depois você irá precisar apertar o botão ditado e fala.
- Depois disso é somente habilitar o ditado escolhendo a primeira opção no menu e depois escolher a língua portuguesa.
Duas opções de português vai estar disponíveis: Brasil e Portugal.
Veja passo-a-passo do Infográfico abaixo:
Será que vou me acostumar com isso?
Pra falar bem a verdade eu não sei, sou bastante acostumada a teclar e até gosto muito disso. É quase como uma válvula de escape e no meu dia dia. Sempre gostei de escrever, acho que gosto mais escrever do que falar. E com este recurso eu me sinto falando e não escrevendo. Mas acho que fica mais fácil, e rápido do que escrever sempre.
Principalmente para pessoas que como eu mantém um blog, ou precisa escrever muitos artigos vale a pena conhecer este recurso.
Pontos positivos
- Você pode fazer isso até mesmo enquanto pratica uma atividade fisica (se não se importar de parecer um doido na esteira falando com seu celular. Eu não ligo!)
- É realmente muito mais rápido do que digitar.
- Você não corre risco de ter erros de digitação.
Pontos negativos
- Você perde o envolvimento com a escrita.
- Muitas vezes o ditado não funciona, o que faz com que você tenha que revisar o seu texto muito atentamente.
- As vezes com tantos erros eu fico me questionando se não seria mais fácil simplesmente digitar.
Escrevendo músicas com auxilio do ditado
Uma das coisas bacanas, e uma ideia para você usar o ditado do Mac é você usá-lo para escrever músicas. Geralmente nós compositores temos ideias ao longo do dia, e geralmente ela acaba se perdendo quando não temos tempo para parar e anotar. Nestes momentos o auxílio do ditado pode ser importante.
O ditado pode ser usado nas notas do celular, para compor um e-mai, para reponder à uma mensagem, entre outros.
Eu por exemplo uso muito o ditado quando estou na rua e preciso escrever rapidamente uma idéia para uma canção, faço isso no aplicativo de notas.
Usando ditado na alfabetização
Minha filha de seis anos de idade começou a usar o ditado para enviar mensagens de texto. Eu fiquei muito surpresa com a desenvoltura do texto, e foi assim que eu mesma conheci o ditado. Desde então, minha filha tem feito uso do ditado para ajuda-la nas mais diversas tarefas, como procurar um vídeo do YouTube ou então em como procurar uma canção no Spotify. Percebi o quanto isso auxiliou no seu desenvolvimento. E o engraçado é que ela me ensinou a usar um recurso que eu nunca usava.
Usando um microfone
Por último preciso dizer que eu achei mais fácil usar o aplicativo usando um microfone externo. O microfone que vem embutido no Mac, tem a capacidade de captação menor do que a de um microfone externo, eu me sentia sempre quase que gritando pra ser entendida. Então decidi testar usando o meu microfone externo, e ai sim fiquei bastante satisfeita com o resultado. Então usar um microfone externo ajuda muito.
Por fim, tenho que resaltar que eu não consigo me habituar com o ditado aprimorado. Esta função deveria melhorar o desempenho do ditado, porém eu nunca consigo obter bons resultados. Dizem que quanto mais você usa o ditado, mas ele passa a entender seu sotaque e forma de falar. Vamos ver.
Agora somente com o tempo para vere se essa mesma função aumenta mesmo a produtividade, ou não.
E você? O que você acha sobre esse recurso? Já tentou usar o seu dia dia? Deixe o seu comentário.