Neste últimos dias, com essa quarentena que pegou todo mundo de surpresa, eu tenho tido tempo pra refletir sobre muitas coisas.

Estava lendo meus diários, olhando agendas antigas e percebi que tem alguns items que sempre aparecem por lá, o que significa que eu nunca cheguei em lugar algum com eles, por que sempre coloco aquilo como meta.

Por exemplo…estou sempre querendo ser mais fit, ou ter melhores resultados com as redes sociais. Isso sempre faz parte das minhas metas e também da minha rotina de alguma forma.

A verdade!

Mas pra falar bem a verdade, eu nunca atingi uma alta performance em nenhuma destas áreas. Talvez pelo fato de que hoje em dia nós temos múltiplas funções, independente da área que trabalhamos ou que nos importamos. E isso faz com que esse nível de alta performance em algo seja muito difícil de ser alcançado.

Para alcançar a alta performance, ser mestre em algo, é preciso ter muito FOCO, e é bem difícil ter foco quando somos responsáveis por um milhão de diferentes tarefas por dia.

FOCO

Eu desenvolvi um método pessoal pra ter ULTRA FOCO em algo. Mas funciona somente em IPhones, já que eu usei o app ShortCuts pra gerar este SUPER FOCO.

Ele funciona da seguinte maneira, eu fiz um shortcut que habilita diferentes funções do telefone em 1 clique. Então por exemplo:

Se eu acionar o botão “Workout” ele vai iniciar um timer de 1 hora, abrir meu aplicativo de treino, iniciar minha playlist de músicas de treino e colocar um evento “Treino” na minha agenda, e colocar o telefone em modo avião. Assim eu posso focar exclusivamente no treino por 1 hora seguida.

Shortcuts da Apple

Fiz exatamente igual para outros eventos, do tipo trabalho e etc.

(Se você quiser que eu ensine a fazer estes shortcuts deixe uma mensagem abaixo e eu gravo um vídeo explicando)

Ainda assim não acho isso o suficiente para alcançar a alta performance. A alta performance tem haver com um estado mental (state of mind). Vi isso quando estudei nos Estados Unidos. As pessoas lá tem esse “state of mind”. Eles buscam a excelência o tempo todo.

Buscando por Excelência.

Lembro que quando fui pra lá, eu fazia jazz, ballet e etc aqui no Brasil. Eu tinha por volta de 13 anos, e aqui eu era sempre a principal dançarina na escola e etc. Chegando lá, fui fazer um teste pra entrar no clube de dança da escola e durante os “try out’s” (testes), eu percebi que as meninas eram quase profissionais. Sem brincadeira, elas era MUITO BOAS. Eu não tinha chance.

Mas lá, rola este sentimento de desafio e você está sempre rodeado de oportunidades para aprender mais. Entrei nas aulas comuns de dança da escola, e passei a me dedicar realmente igual elas faziam. Elas treinava até no recreio. Estavam sempre dançando, falando de dança e etc.

Pra resumir a história, alguns anos depois tentando eu consegui entrar no clube de dança, por que no meio do improviso durante o teste eu comecei a sambar!

Participar daquela turma me ensinou muita coisa! Primeiro, que eu não sou nenhuma dançarina e que se eu quiser ser preciso me dedicar MUITO! Segundo que habilidades podem ser adquiridas, basta ter foco e dedicação acima do que outros estão dispostos a fazer. E aqui mora a resposta desta questão de alta performance.

Você está disposto a se dedicar MAIS do que outros estão?

Eu sou uma pessoa bastante determinada e gosto de pensar que SIM, estou disposta. Mas no fundo, muitas vezes acabo me sabotando.

Todos nós sabemos exatamente o que é preciso para ter sucesso em uma área especifica, mas nem sempre nos mantemos com esta disposição VIVA para caminhar em uma jornada de sucesso.

Por exemplo… eu sei que para obter os resultados que eu desejo na área fitness eu preciso ter muito foco no dia a dia. Manter dieta, treinos focados, acompanhamento da minha evolução … é quase que ser um bitolado naquilo. Mas não faço isso porque?

Por que é difícil.

Ter uma alta performance em qualquer área que seja, não é pra qualquer um. Mas eu gosto de desafios e vou aceitar mais este!

Durante a quarentena me exercitando em casa! Borá ter foco e sair do mediano.