Para descobrir seu verdadeiro propósito é preciso olhar através da poeira

Dentre minhas mais intimas buscas, sempre me deparo com a questão: Qual meu verdadeiro propósito nesta vida?

Procuramos nosso propósito ao redor das nossas melhores habilidades, nossos talentos e nossas conquistas sem perceber que nosso propósito está mais relacionado na verdade, com o aprendizado que tiramos das nossas maiores dificuldades.

Mostramos para o mundo (principalmente nos dias de hoje com o nascimento das redes sociais) somente nossas habilidades, nossas conquistas, nossas qualidades criando espaço para o nosso ego e julgamento.

Cada vez mais nos afastamos de relacionamentos verdadeiros e da satisfação duradoura, preenchendo nosso vazio com distrações do cotidiano, quando não com vícios e negatividade.

Mas ao lado de todo esse caos que vemos diariamente estampado nos jornais existe um mundo diferente, onde as pessoas dedicam-se constantemente em ser parte da mudança, em encontrar satisfação duradoura não somente para ela mas também para o mundo todo e foi com algumas destas pessoas que eu encontrei a resposta para a minha maior pergunta: Como encontrar meu verdadeiro propósito?

poeira

Mas o que eu descobri não foi muito empolgante em termos filosóficos e em termos práticos chegou a dar medo.

1 – Descobri que todos temos o mesmo propósito: Transformar nosso desejo egoísta de receber somente para si mesmo, no desejo de receber somente para poder compartilhar.
2 – A forma como cada um faz essa transformação é pessoal, única e intransferível.
3 – Nosso propósito verdadeiro somente é alcançado quando compartilhamos com outros o aprendizado adquirido através do nosso próprio caos.

Ou seja, em termos filosóficos significa a transformação da nossa consciência. Simples, claro e não muito empolgante.

Em termos práticos significa fazer uso do nosso caos em beneficio do outro! (Que pavor!).

Transformando o caos

Um exemplo seria um filho que decide estudar medicina por conta da doença do pai e acaba com isso criando a cura para tal doença que vai beneficiar outras milhares de pessoas. É bonito e parece simples mas viver na pele deste filho não é nada gostoso. Quantos de nós decidimos pro-ativamente em ser a solução ao invés de ser vitimas da vida ao se deparar com um problema?

Eu pelo menos a maior parte do tempo tenho a tendência de me tornar vitima e ainda apontar o dedo para o outro como o causador do meu caos, quando na verdade todo caos esconde uma oportunidade única para cada um de nós de transformação não somente da sua própria consciência, mas também de problemas vivenciados por outros ao nosso redor.

Essa descoberta foi um tanto assustadora, pois o meu desejo egoísta era o de colocar meus problemas para debaixo do tapete e continuar correndo atrás de uma felicidade fantasiosa. Mas agora entendo que agir assim somente traz mais vazio.

Lentamente comecei a abrir espaço para este novo pensamento, e entre memórias dolorosas e sentimentos confusos pude começar a olhar para o meu caos, meus medos, minhas insatisfações, minha preguiça, minha desconfiança e meu vazio como uma oportunidade de crescimento. Varri a poeira para cima, e engasguei em tanta dor. Somente no meio de tanta poeira pude ver a semente verdadeira do meu vazio, era meu ego vestido de carência, necessidade de aprovação, superioridade e ganancia. Tudo isso justificado com a palavra “sucesso”. Quanta besteira.

Removendo a poeira

É engraçado que acreditamos que a transformação ou o encontro de um propósito verdadeiro demore uma vida toda e de fato pode demorar, mas posso eu assegurar que não precisa ser assim, este levantar do tapete foi o suficiente para mudar minha vida toda.

Qual é a sujeira escondida debaixo do seu tapete? Será que ela pode ajudar alguém que esteja vivenciando a mesma situação? Será esta sujeira a causa da sua insatisfação? Você somente vai saber o dia que tiver a coragem de varrer ela pra cima.

Este varrer é um movimento interno.

Boa sorte.

Muito amor na sua vida e de todos ao seu redor.

Imagens: