Porque estou escrevendo sobre a importância da leitura?

Eu gostaria de falar hoje sobre um assunto que pode tornar-se polêmico, mas realmente não deveria. Todos deveriam concordar que ler é importante.

Como muitos de vocês sabem eu recebo constantemente cartas e mensagens de pessoas pedindo ajuda para iniciar na carreira artística. O primeiro problema gravíssimo que eu encontro sempre, é o fato de que as pessoas mal conseguem escrever uma mensagem comum, quem dera vir um dia à escrever uma canção.

Na minha humilde opinião, a música é uma forma de comunicação manifestada através de uma expressão artística, o que pressupõe que haja uma mensagem à ser transmitida e palavras para as transmitir. Sendo assim um bom uso das palavras é requisito básico para os que pretendem navegar neste caminho. Salvo, é claro, no caso da música instrumental que não é do que eu estou falando.

Isso sem contar que muitos aspirantes à artistas não sabem como escrever um release do seu trabalho, nem ao menos sabe por onde começar a escrever um curriculum, o que faz com que ele tenha muito menos chances de ser bem sucedido em sua carreira já de início.

Eu sei que a música e a cultura no nosso país está caminhando para um lugar escuro, onde o português é a última questão a ser levada em consideração mas eu lhe pergunto: Que tipo de artista é você?

Eu acabei até escrevendo um livro, dedicado ao público jovem chamado “Para Cantar de Verdade” onde eu coloco esta e outras questões em pauta de uma forma leve e inspiradora. Quem sabe assim alguns jovens não irão escolher o caminho da cultura ao invés da fama vazia. Estou escrevendo também um livro adulto sobre o tema, perfurando outros aspectos da nossa realidade musical.

 

Mas afinal por que é importante ler?

Somente lendo você tem tempo para refletir sobre a nova informação que você está adquirindo, e já foi cientificamente comprovado que amplia sua capacidade cognitiva da mesma maneira como se você tivesse vivenciando a situação que está lendo.

Você já sentiu-se mais experiente ou maduro depois de uma viagem para um lugar nunca antes visitado? Imagine que exatamente as mesmas conexões neurológicas são estimuladas cada vez que você lê um romance! É como se você estivesse de fato vivenciando cada passo dado no livro.

Em um dos meu livros favoritos David Henry Thorreau diz: Dinheiro é somente dinheiro, você nunca pode gastar um pensamento ele vai sempre ser seu, ainda enquanto faz os outros ricos! Sempre fui encantada por esta frase, imagine que o conhecimento nunca pode ser perdido (a não ser por uma doença) e pode ser compartilhado sem que nunca a pessoa que o compartilhou tenha menos por faze-lo.


Ainda não te convenci? 

Então seguem 10 motivos para ler mais:

  1. Ler amplia seus conhecimentos.
  2. Ler tem capacidade de mudar seu estado de ânimo.
  3. Ler estimula seu cérebro.
  4. Ler o torna mais criativo
  5. Ler amplia seu vocabulário.
  6. Ler ajuda a memória.
  7. Ler é relaxante
  8. Ler proporciona reflexão
  9. Ler ajuda a ter mais concentração
  10. Ler amplia os seus horizontes

E se você é aspirante à cantor/a tem que ler mais ainda, porque logo consiga alcançar seus objetivos, você irá ser o produtor destes novos conteúdos criando músicas, poemas e outros!

Consegui te convencer agora? Então que tal ler um livro?

Meu livro “Um minuto pra Pensar” é gratuito e uma boa dica para quem quer refletir sobre diversos temas rapidamente.

Ou continuar lendo algumas das minhas postagens aqui no blog!