Seu estilo pode ajudar na carreira?

Será que a forma como você se veste pode influênciar nos seus resultados como cantor ou músico? Seu estilo musical propõe também um estilo de figurino?

Essa foi uma pergunta feita por uma leitora na semana passada. Acabei respondendo em duas partes, primeiramente refletindo sobre como nos vestimos no dia-a-dia, e agora com este post.

Por coincidência esta semana eu assisti a uma palestra sobre negócios, onde o palestrante Pedro Superti fala exatamente sobre isso. Sobre como julgamos as pessoas pela aparência. Ele conduziu um teste com um morador de rua. Ele o levou para fazer o cabelo, barba, deu um belo de um banho, colocou um bom perfume e um terno bonito e deixou ele na frente de um prédio comercial pedindo dinheiro para completar o seu café.

Muitas pessoas deram dinheiro pra ele sem hesitar. Alguns deram muito mais do que os 50 centavos que ele estava pedindo. Teve um que tirou uma nota de 5 reais da carteira e deu pra ele.

Depois colocaram a antiga roupa dele, e ele voltou na frente do mesmo prédio, fazendo o mesmo pedido: 50 centavos para completar seu café. Adivinha? Ninguém queria papo com ele.

O que isso nos ensina?

Sendo isso justo ou não, vivemos em uma sociedade que julga tudo pela aparência. E isso se torna ainda mais evidente quando os holofotes estão virados pra você. Seja em um palco ou em um vídeo de trabalho, sua aparência vai contar a favor ou contra aquilo que você está propondo.

A maneira como nos vestimos é também uma forma de expressão, de dizer quem você é e no que você acredita. Todos nós fazemos isso. Mesmo sem saber.

No palco é ainda maior o impacto de uma roupa e por isso a chamamos de figurino. Um figurino está geralmente ligado a uma idéia de  representatividade de caracter, condição, poder, sensualidade e infinitas outras qualidades. Em shows pode ser usado para criar algum tipo de sensação no público, construir personagens, chocar e seduzir a platéia. Muitos artistas trocam de figurino durante diferentes partes do show para conduzir o público através de uma história, contada ao longo do espetáculo.

O figurino é tão importante que existem profissionais especializados nisso: os Figurinistas. São geralmente pessoas ligadas à moda, mas engajados em trabalho artísticos, que sabem olhar uma obra e criar referencias estéticas a partir de sensações, intenção, características, público alvo, etc.

E durante entrevistas e aparições?

Neste caso, temos visto um imenso crescimento de Personal Stylists entre os artistas. Isso porque realmente alguns tem dificuldade em fazer boas escolhas na hora de participar de um evento mais formal, ou durante uma entrevista.

(Vamos combinar né gente, as vezes é difícil escolher uma roupa pra ir até o shopping, quem dirá escolher uma roupa para ser a capa de um CD?).

Eu adoro roupas, e até acho que sei me vestir bem. Mas quando tenho algo muito importante, como fotos para CD, ou entrevista em alguma emissora importante eu prefiro pedir ajuda para quem realmente entende do assunto, e recorro a um estilista.

Outras situações

Também é importante se atentar ao que vestir, quando você for fazer uma reunião de trabalho. Seja ela com produtores, ou casas de show você precisa estar sempre bem vestido. De preferência com algo que transmita credibilidade e profissionalismo. Você pode ter certeza que a Anitta não vai à uma reunião de trabalho com a bunda de fora, mesmo que seja esse seu figurino em vários shows.

Ou seja, escolher o seu estilo para o dia-a-dia é uma coisa, escolher um figurino é outra.

Marilyn Manson é um bom exemplo disso. Ele criou um personagem para os palcos, com figurinos e maquiagem super excêntricos, mas em entrevistas ele geralmente vai super bem vestido e no dia-a-dia você nem o reconheceria nas ruas. Veja abaixo:

Então resumindo:

  • Sim, o que você veste pode influenciar no seu trabalho
  • Se você vai ter um compromisso MUITO importante procure um profissional. Eles existem pra isso!
  • Talvez não seja uma má idéia fazer uma consulta de imagem com um profissional para determinar um look para o seu trabalho.

Agora se você só está começando, divirta-se escolhendo diferentes looks. fotografem seus looks favoritos, e pergunte para seus fãs e amigos o que eles acham. Você vai ver, talvez vai aprender muito fazendo isso.

Créditos Imagens:

Taylor Swift: www.thewallpapers.org

Amy Winehouse: leeisther.deviantart.com

Flickr e Internet

O que o seu look expressa? Já parou pra pensar isso? Deixe seu comentário.