Com Frank Aguiar, sempre temos agradáveis surpresas!

Histórias pra contar é o que não falta para o entrevistado de hoje. Um homem de tanta garra, determinação e talento que até virou, roteiro de filme. Estou falando de Frank Aguiar, que está sempre rodeado de novidades, e me deu o prazer de separar um tempinho na sua agenda mais que corrida, para esta entrevista.

Frank, primeiramente gostaria de agradecer a sua presença aqui entre os entrevistados do meu blog. É realmente um honra poder bater esse papo, e saber um pouquinho mais da sua carreira tão iluminada.

Pra começar, me conta um pouco sobre o filme “Sonhos de um sonhador”. Como está sendo ver a sua história sendo contada através do cinema?

R: Está sendo um momento particularmente muito feliz da minha vida e da minha carreira. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade, pois espero, com minha história, incentivar as pessoas que vão assistir ao filme a sempre perservar e nunca desistir de seus sonhos.

O filme retrata momentos do início da sua carreira, onde vivenciou diversas dificuldades. Hoje olhando pra trás, com toda sua experiencia, existe algo que faria diferente?

R: Tenho orgulho da minha trajetória. Tudo que passei, coisas boas ou nem tanto contribuíram igualmente para me tornar a pessoa que sou hoje. A vida me ensinou um bocado a compreender que o futuro a gente conquista com muita batalha. Talvez mudaria apenas pequenas coisas para encurtar caminhos.

Para quem está começando agora, o que você considera como essencial, para ingressar na carreira de cantor?

R: O primeiro passo é sonhar! Acreditar no seu sonho é essencial. Mas, o principal é ter coragem para trabalhar muito, ter consciência que a estrada é dura e o caminho longo. E jamais desanimar diante das dificuldades, dos “nãos” e dos desafios que vão aparecendo.

Frank, na sua visão, quais foram as maiores mudanças do mercado fonográfico, desde quando você iniciou a sua carreira?

R: Essa é uma boa pergunta, afinal o mundo da música está sempre mudando, mas uma coisa é certa, o mercado fonográfico hoje está muito prejudicado pela falta de fiscalização, a pirataria e as mídias alternativas. Isso tudo reflete negativamente no trabalho do artista, já que inibem a venda dos produtos (CD’s e DVD’s), e desestimulam o investimento das gravadoras e com essa carência perde-se a chance de apresentar ao mundo novos talentos, ou até mesmo resgatar antigos artistas que fizeram a alegria de toda uma geração passada.


Seu envolvimento com a política mudou de alguma forma a sua visão do mercado musical?

R: Não mudou. Não posso negar que a política consome muito tempo. A música está no meu sangue, na minha alma, a música é definitivamente minha essência. Mas não posso fechar os olhos e fingir não enxergar a falta de incentivo cultural que existe hoje em nosso país, principalmente depois que entrei no mundo da política. Pude perceber que nossa população carece de projetos voltados para a música, isso é desestimulante para quem quer ingressar nesse mundo, sei disso, pois tive que suar muito a camisa para chegar aonde cheguei e tenho a certeza que se naquela época existissem oficinas de música , feitas pelo governo e direcionadas diretamente a população eu teria passado por menos obstáculos, e como político estou tentando mudar esse quadro, já implantei vários projetos culturais em São Bernardo do Campo, aonde sou vice prefeito e secretário da Cultura, não só projetos para a música, mas também para a dança, teatro, literatura e muitos outros. Espero que essas ideias não fiquem só em SBC e se espalhem pelo Brasil, afinal nossos talentos só precisam de um incentivo! Tudo em minha vida faço com muita dedicação e amor, meu trabalho – tanto na música quanto na política -, minha família e meus fãs são o meu esteio e minha verdadeira razão de existir.

Você já tem uma coleção de mais de 20 discos lançados, o que foi mudando de disco para disco?

R: Tenho características próprias, uma música personalizada, me entrego e me vejo em cada uma delas. Pra mim não basta somente cantar a música, você tem que sentir ela e passar essa emoção ao público. A cada disco, além das regravações, sucessos que desafiam o tempo, procuro trazer também músicas inéditas e apostar em novidades, sempre pensando nos meus fãs, meu público fiel que sempre me acompanha e é responsável pelo meu sucesso. Costumo dizer que os arranjos, melodias e letras evoluem junto comigo a cada novo álbum, mas que aquela essência que coloquei em minhas primeiras músicas continua comigo até hoje.

Você está agora lançando seu novo disco, Frank Aguiar – Forrozando nas Antigas. Como foi feita a escolha do repertório para este disco?

R: Ah, foi tudo escolha dos fãs! Decidi atender aos pedidos deles, afinal eles possuem grande parte da responsabilidade de tudo o que acontece de bom em minha vida. Resgatei antigas músicas, não só as minhas, mas da história do forró como um todo. Pesquisei muito para fechar o repertório, mas não tenho dúvidas de que acertei, pois, ao mesmo que agrado meus fãs, volto também às raízes matando saudades e inovando em arranjos, mas mantendo a “fórmula” que me consagrou nacionalmente.

Recentemente, postei aqui no blog, um artigo falando sobre músicas que nos causam o sentimento de nostalgia, nos transportando para um determinado tempo, lugar etc. Existe alguma música que gostaria de dividir conosco, que lhe trás essa sensação?

R: Sem dúvida é a célebre “Yolanda”, do grande mestre Chico Buarque de Holanda. Na minha época de intérprete, início de carreira, cheguei a cantar esse clássico da nossa MPB mais de 10 vezes, em um show de 5 horas, sem intervalo. Quando ouço, volto ao passado em um piscar de olhos, é impossível não me emocionar ao ouvir essa canção. Sabe quando você assiste um filme bom e quer assistir de novo e de novo, mas chora em todas as vezes que você assistiu? É esse sentimento que tenho quando ouço ou canto “Yolanda”. “Yolanda, Yolanda, eternamente Yolanda”!

Para terminar, eu gostaria de desejar todo sucesso do mundo para seu novo trabalho, dizer que além de amiga sou sua fã e agradecer imensamente a sua presença aqui no blog Paula Bressann.

R: Obrigado você, “Paulinha” (risos), sabe que sou seu fã também! E precisamos fazer aquele dueto hein?!
Um abraço a todos os leitores do blog!
Auuuu!

Para saber mais sobre os projetos e lançamentos de Frank Aguiar acesse: http://www.frankaguiar.com.br/

Siga-o também através do twitter: @frankaguiar