Seja um melhor artista com estes 10 hábitos

Quer ser um melhor artista? Então entenda que seus hábitos e estilo de vida influenciam muito a sua arte.

Veja quais são as 10 melhores formas de ser um melhor artista, começando hoje mesmo!

Você está sendo verdadeiro com a sua arte?

Nossa constante inquietude enquanto artista nos faz questionar muitas coisas, como por exemplo: Como eu posso ser verdadeiro na minha arte?

Estes últimos tempos eu tenho refletido muito isso e neste feriado de carnaval eu pude parar, pensar e chegar em algumas conclusões que acabei compartilhando neste Vlog:

Vamos agora explorar os 10 hábitos dos grandes artistas.

  1. Auto-Conhecimento. 

    Dedique-se diariamente a conhecer-se. Seja através de meditações, terapia ou o que quer que você escolha, um artista precisa entrar em contato consigo e entender seus pensamentos e sentimentos para que ele possa expressar tudo isso através da sua arte. Muitos gênios da arte mantinham diários, que é um hábito excelente na busca do auto-conhecimento.

  2. Busque inspiração. 

    De uma forma geral a melhor fonte de inspiração de um artista é a própria vida. Observe a vida através de um olhar artístico. Saía do automático e passe a notar as coisas ao seu redor como se fosse a primeira vez que você estivesse vivenciando aquilo. Use todos os seus sentidos nesta avaliação e veja o quanto tudo ao seu redor pode te inspirar.

  3. Experimente outras formas de expressão. 

    Se você é músico, tente pintar. Se é escultor, tente atuar e verá o quanto outras formas de expressão podem ampliar o seu repertório dentro da sua área de atuação.

  4. Dedique-se ao estudo da sua arte diariamente. 

    Principalmente depois de adquirir certa habilidade, fica cada vez mais difícil dedicar-se ao estudo técnico da nossa arte, mas sem ele estamos fadados à mediocridade. E como hoje em dia existe um vasto espaço para o que é medíocre, então é fácil se contentar com nosso atual nível de desempenho e não buscar melhorar em nada, mas para o verdadeiro artista isso é a morte. Existe uma chama no artista, que é constante e busca criar, inovar, descobrir e inventar. É essa chama que nos mantém ativos e felizes,  e a dedicação diária aos estudos técnicos possibilita a renovação da nossa arte e aprimoramento, que nos alimenta.

  5. Valorize o seu trabalho.

    REPITO: VALORIZE O SEU TRABALHO. Saiba cobrar por ele. Para que você possa investir seu tempo e dinheiro na construção das suas habilidades artísticas você vai precisar de dinheiro, então valorize a sua arte. Não venda seu trabalho por um preço menor do que ele vale, somente por que existem amadores que trabalham por um copo de cerveja. Deixe os amadores trabalharem para quem quer contratar amadores, este não é o seu publico e cliente. Seu publico existe, confie nisso. Mas é um publico que exige mais, e quer o melhor do melhor… então seja o melhor!

  6. Cuide da sua saúde.

    Tanto mental como física, você precisa das duas para trabalhar.

  7. Desapegue do aplauso.

    Você deve buscar a excelência, primeiramente para satisfazer ao seu potencial artístico. Para saciar a sua sede. E depois é claro que pode ( e deve ) também tocar os corações de quem aprecia a sua arte, mas a sua satisfação não deve ser em tocar as pessoas e sim em saciar a sua sede. Isso, por que nem sempre (geralmente nunca) a arte é entendida de imediato. O artista tende a ser alguém que vive a frente do seu tempo justamente por dedicar-se constantemente ao auto-conhecimento e observação de tudo que está ao seu redor, o que lhe proporciona uma visão aguçada da realidade, não compartilhada pela maioria.

  8. Crie algo todos os dias, nem que seja horrível. 

    Esta frase compõe dois pensamentos muito importantes. Primeiramente que precisamos estar constantemente em atividade, e em segundo parar de criticar tanto nosso trabalho, a ponto de não terminar nunca por não achar que está bom o suficiente.

  9. Divirta-se.

    Nós vivemos em uma geração que acredita que é preciso sofrer pra construir algo que tenha algum valor. Sabe, aquela idéia de que é preciso trabalhar duro pra crescer na vida? Bom, encare os fatos. Se você é artista e decidiu fazer isso como profissão, você vai passar 90% do tempo se divertindo muito. É prazeroso trabalhar com o que amamos e não tem nada de errado com isso, e continuar nutrindo esse valor (de que é preciso sofrer para ser válido o esforço) pode afetar diretamente na sua produtividade enquanto artista, por que quando o trabalho começa a ficar muito chato, ele fica também quase impossível de se realizar, já que com o tédio vem a falta de criatividade, inspiração e todo resto. E nós artistas as vezes

  10. Reinvente-se.

    Não tenha medo de mudar de opinião, de técnica, de foco e até mesmo de mercado. Se seu trabalho continua hoje o mesmo que 10 anos atrás tem algo errado. Apesar do apelo de mercado para criar padrões, definir sua personalidade no trabalho e etc, é preciso lembrar que o trabalho do artista é uma construção em constante movimento e que quando ele para, ele morre.

O que é a arte?

A arte pra mim, é muito mais do que uma forma de expressão estética, é um estilo de vida.
É a habilidade de enxergar cada momento através de uma ótica sublime.

É encontrar a beleza eminente em tudo, e com isso encantar os nossos sentidos. Seja através de cores, sons ou sabores a arte se faz presente em tudo que nós depositamos amor.

Ela entorpece o espectador atento, como em um encanto. Conectando-o com sentimentos existentes em todos nós, atemporais e que nos tornam humanos.
Ela cria o elo que permite a conexão da totalidade de um ser humano com outro, pela da emoção.

A arte comunica sensações e sentimentos em sua complexidade, de uma forma, que a comunicação coloquial não consegue alcançar.
É por isso que mesmo sem o domínio de uma arte, as pessoas são transportadas no tempo e tendem a lembrar de sentimentos profundos do passado através de músicas, perfumes e sabores.

Os antigos já diziam: Viver é uma arte.
Eles tinham razão.

Pra mim é isso… a arte é vida.

Quais hábitos você mantém que geram bons resultados?

E você? Quais são os seus hábitos diários que mais geral resultados na sua busca enquanto artista? O que mais te inspira?

Compartilhe nos comentários.