Sono profundo música para dormir rápido e relaxar profundamente!

Não tem nada melhor pro seu dia, como uma boa noite de sono. E para te ajudar eu fiz uma playlist com 35 minutos de música relaxante para dormir bem e acordar revigorado/a.

Mas ouvir música ajuda mesmo a dormir?

Conforme o site SleepFoundation.org, a resposta é sim!

Primeiramente, a música (quando bem selecionada) pode trazer uma sensação de relaxamento importante para uma boa noite de sono.

Música é mais do que algo simplesmente agradável de ouvir. Tem efeito direto no sistema nervoso, o que ajuda o corpo a relaxar e se preparar para o sono. Os adultos mais velhos que ouvem 45 minutos de música relaxante antes de dormir adormecem mais rápido, dormem mais, acordam menos durante a noite e consideram suas noites mais repousantes do que quando não ouvem música.

SleepFoundation.org

Contudo, você ainda pode estar se perguntando: o que é uma música de relaxamento para dormir?

Por fim, musicalmente falando, seria uma seleção de musicas de 70 bpm para baixo e com pouca informação. O ideal é terem uma estrutura melódica e arranjos simples.

Músicas que você já conhece, tocada por somente 1 instrumento (geralmente piano) muitas vezes funciona.

Qualquer playlist de música suave funciona?

Frequentemente encontramos playlists no YouTube e agora também no YouTube Music com músicas relaxantes, mas será que elas funcionam?

A principal questão aqui, não é a playlist em si, mas sim o audio do serviço de streaming que você vai escolher ouvir.

Infelizmente, às vezes existe uma diferença enorme na qualidade do áudio do serviço de streaming.

Da mesma forma, existem certos tipos de compressão de audio, usado pelos serviços de streaming, podem aumentar (e muito) algumas frequências mais altas na equalização da música e isso está diretamente relacionado à irritabilidade (que queremos evitar aqui).

Inclusive, esse é um assunto muito extenso que eu pretendo abordar aqui no blog um dia.

Mas resumindo, quão melhor a qualidade da compressão do áudio melhor será o seu sono. Por conta disso, eu escolhi fazer essa playlist pelo Spotify.

Apesar do Spotify também fazer a compressão do áudio antes de disponibilizar na sua plataforma, ele ainda está entre um dos mais populares e melhores disponíveis no mercado hoje em dia, perdendo somente para o TIDAL (em relação à qualidade do áudio).

Como eu sei que muitas pessoas não usam TIDAL, eu preferi fazer essa playlist no Spotify.

Foto de destaque: https://www.freepik.com/cookie-studio