Apoio à cultura

Será que você e eu apoiamos a cultura? Essa é a discussão que eu quero trazer no artigo de hoje.

Eu acho muito fácil a gente ficar o tempo todo reclamando das coisas, principalmente no meio artístico onde estamos sempre querendo ser um mais do que outro… e nunca ninguém propondo uma solução para o fato de que a cultura está se desfarelando.

Mas antes de qualquer coisa é importante desmistificarmos algumas questões importantes!

Neste vídeo eu falo sobre o quanto um artista hoje em dia ganha de fato com as suas músicas em programas de streamings, como Deezer, Youtube, Spotfly e outros.

É importante entender isso para entender o meu próximo ponto:

De onde vem a cultura do gratuito?

Implementada junto com a visão revolucionária da internet a cultura do gratuito se espalhou por todos os lados.

Hoje nós praticamente sentimos vergonha de cobrar por algo, é como se estivéssemos infringindo as regras da produção de conteúdo que deveria ser de livre acesso à todos.

No vídeo eu discuto as implicações disso na realidade da produção cultural, e como isso faz com que o mercado navegue para um novo tipo de comercio: O da propaganda.

A arte marginalizada

Mas todas essas questões não vem de hoje, já há muitos anos atrás a arte e a música era tido como algo marginalizado. Sei bem disso, porque sendo filha de músicos eu sempre ouvi o como o trabalho deles não eram valorizados.

Músicos tocando na rua

Porém eu penso que simplesmente constatar que a arte a cultura tem sido marginalizadas durante muitos anos, não nos leva a lugar nenhum. É preciso tomar uma atitude! Mas qual seria sua atitude?

Conscientização da realidade!

Antes de mais nada, eu acredito que é importante trazer a conscientização para as pessoas desta realidade. Por conta disso eu trouxe informações sobre ganhos e custos, reais dentro da nossa carreira, para que as pessoas tivessem uma melhor ideia do que acontece de fato nos bastidores!

No vídeo eu falo como o que você vê na TV é bem diferente da realidade!

Como mudar esta realidade

Mas eu não fiz esse vídeo para ficar reclamando sobre a situação, e sim para propor algum tipo de solução. Na minha visão a única forma de mudar essa realidade é nos unirmos.

Artistas, devem apoiar outros artistas. E fãs devem de fato bancar essa situação!

Não há outra forma de mudar essa realidade a não ser com investimento. Permitir que os artistas se debrucem em torno de questões culturais, garantindo transpor essas ideias através do seus olhos.

Para isso é preciso de dinheiro! Não para ser gastos com futilidades e ostentação ridículas que hoje muitos artistas se entregam, mas para criar um ambiente de segurança para verdadeiros artistas trabalharem sem ter que vender as suas almas!

Eu sei que essa é uma questão muito sensível, eu espero ter conseguido tratar a respeito disso com toda delicadeza que esse assunto merece.

Espero receber seus comentários com outras dicas e ideias que agreguem nesse movimento.