Quer saber como gravar um vídeo na vertical?

Parece que os vídeos vieram pra ficar, assim como também os aparelhos de celular, que cada vez mais estão tomando conta do número de acessos pela internet em qualquer site.

 

Por que na vertical?

Disponibilizar um conteúdo que seja reproduzido de uma forma orgânica nestes aparelhos se tornou prioridade de muitos sites e redes sociais, e sabemos que a forma mais confortável de segurar o celular é na vertical.

Vídeos na vertical?

Mas nós estamos acostumados a assistir vídeos na Horizontal, veja a TV e Cinema por exemplo. São todos na formato “Landscape” quando não, widescreen que os tornam ainda mais horizontais.

Isso faz com que usuários que assistem vídeos pelo celular tenham que girar o aparelho para reproduzir o conteúdo em tela cheia. O que diminui a pontuação de “usabilidade” de determinado site.

Pensando nisso, redes sociais como Instagram e facebook saíram na frente implementando o vídeo na vertical. Logo depois o Youtube seguiu na mesma linha e hoje também já disponibiliza este formato.

Gravando pelo celular

Para gravar vídeos na vertical no celular, basta lembrar-se de gravar segurando o celular na vertical. O aplicativo como  ProCam disponibiliza até “Grids” e “Estabilizadores” para que o angulo do seu vídeo fique perfeito.

Filmagem profissional na vertical

Agora se você quiser qualidade profissional no seu vídeo, como no clipe abaixo, você vai ter um pouco mais de trabalho. Confira o passo a passo:

  1. Posicione sua câmera na vertical com o uso de um tripé.
  2. Grave o vídeo como de costume
  3. No seu editor, crie um arquivo nas dimensões: 1080 x 1920
  4. Importe o vídeo
  5. Gire o vídeo em 90°
  6. Edite o vídeo normalmente e exporte com as mesmas dimensões.

 

Posicionamento da câmera:

Confira o resultado:

 

Agora que você já sabe com fazer seus vídeos na vertical está pronto pra sair por aí dominando suas redes sociais na internet. Aproveita quando estiver por lá e me marca no seu vídeo, que eu quero muito saber o que você vai produzir na vertical.