Você sente que sua comunicação poderia ser melhor?

Não existe habilidade mais importante na humanidade do que a boa comunicação, porém para exerce-la nem sempre é tão simples assim.

Primeiramente por que são muitos os fatores que determinam o entendimento do ouvinte da forma que o interlocutor planejava. Entrei a fundo nesta questão nos meus últimos estudos e quanto mais eu estudava, mais eu entendia a complexidade da questão.

Veja no vídeo abaixo:

 

Mas então como comunicar-se melhor?

Existem muitas técnicas que na verdade estão ligadas à persuasão, agora, à boa comunicação mesmo, são raras as pessoas que tentaram expandir este assunto de forma concreta.

Vou tentar dar algumas dicas importantes, que podem ser aplicadas tanto na sua vida pessoal, como no seu trabalho.

  1. Tente ouvir o outro antes de falar. Desta forma você irá identificar símbolos e figuras de linguagens mais próximas ao outro, que poderão comunicar melhor o seu pensamento.
  2. Escute o outro sem julgamento. Para realmente conseguir entrar em sincronia com a forma de pensar do outro é preciso ouvi-lo sem julgamento. Tentar entender de fato de onde ele vem. Como concluiu o que está dizendo? Como se sente em relação ao que diz? E isso você vai entender através de sua comunicação não verbal e não através de suas palavras.
  3. Tenha um verdadeiro interesse no outro. Quando você realmente se importa com o que o outro diz, você se esforça para entender. Também se cria uma certa conexão história do outro, seja com fatos tristes ou felizes. Você consegue se colocar no lugar do outro e vivenciar o que está sendo dito com todos os seus sentidos.
  4. Dê exemplos demonstrando sua perspectiva. Como é impossível saber quais são as experiências que a pessoa teve anteriormente à este assunto, é importante ao comunicar o seu ponto de vista, que ele seja vivenciando através da sua ótica da questão. Exemplos são incríveis para isso. Proporciona para o ouvinte a construção de uma nova possibilidade antes desconhecida.
  5. Certifique-se da correta interpretação do outro. Você pode perguntar se o outro concorda com sua interpretação de determinado termo usado, valor, signo, ou posicionamento,  quando ele for dúbio ou complexo.
  6. Simplifique! Para grandes públicos, ou pessoas desconhecidas o melhor mesmo é simplificar. Explicar de uma forma que até uma criança de 5 anos entenderia. Pode parecer fácil, mas constantemente caímos na armadilha de complicar o que pode ser simples. Talvez fazemos isso para justificar nosso posicionamento, demonstrar conhecimento, e etc. Mas isso não agrega em nada na comunicação.
  7. Em se tratando de CANTORES, conheça bem o seu público. Isso é importante não somente para uma boa comunicação, mas também para todo desenvolvimento do seu trabalho.

Espero que estas dicas tenham ajudado.