Falta espaço para a criatividade em sua vida?

Nos dias de hoje, estamos tão focados em obter resultados que falta espaço para ser criativo. Até porque o processo criativo caminha em direção oposta aos processos de produtividade tão aclamados hoje em dia.

No processo criativo precisamos contemplar (o que é diferente de analisar), precisamos vivenciar (o que é diferente de entrar em ação), precisamos questionar (o que é diferente de uma analise critica) e por fim precisamos nos conectar com nossa essência e abandonar padrões robóticos profundamente instalados nas nossas atuais convicções a respeito de quem somos. Digo isso porque estamos tão desconectados da nossa essência que esquecemos que somos naturalmente seres criativos.

Sim, todos nós somos criativos, não existe um ser humano em cima da terra que não tenha a habilidade de criar. O que existe são pessoas desconectadas das suas capacidades.

O que acontece hoje em dia, é que somos sucumbidos pela busca da nossa sobrevivência e deixamos de ser naturalmente curiosos, encantados, apaixonados e por consequência criativos. O que todo mundo quer é ser produtivo, porque produção esta diretamente relacionado à lucratividade, a criatividade no entanto não anda muito bem cotada, somente quando ela esta atrelada a um processo produtivo e por fim lucrativo.

Existe também uma forte inversão de valores que fazem com que pessoas românticas, observadoras e introspectivas sejam totalmente excluídas, já que hoje todos esperam que você tenha uma super exposição, opinião sobre todos os assuntos e resultados mensuráveis (principalmente em se tratando de resultados na área profissional) e desta maneira pouco temos tempo para criar o que quer que seja. Estamos demasiadamente ocupados em quebrar recordes, ter mais do que o vizinho e aparecer mais do que os amigos no facebook.

Consumimos freneticamente dicas de como alcançar o resultado do outro e com isso abandonamos o que temos de mais especial nesta vida: A construção da nossa própria história. Estamos viciados em buscar a receita do bolo, acreditando que ao fazer o bolo encontraremos a felicidade, lemos biografias, auto-ajuda, manuais de todos os tipos que possam acelerar nossos resultados.

É obvio que ler a biografia do Bill Gates pode trazer insights para a sua vida, mas de forma alguma tentar simular os seus passos ira trazer qualquer beneficio para os seus negócios. Até mesmo as dicas do meu blog não irão agregar em nada na sua vida e carreira artística caso você deixe de lado o sua visão e sua criatividade.

A maneira como você pode contribuir para o mundo, usando da sua capacidade de criação ira não somente ser mais relevante para a sua vida e sua sensação de realização, como também mais relevante para a comunidade ao seu redor. Afinal nada é por acaso, somos rodeados por aqueles que de alguma maneira se identificam com nossa forma de pensar e agir.

Somos seres criativos por natureza, precisamos fazer uso desta habilidade para nos sentirmos plenos.

Tente mudar um pouco a sua rotina, tente olhar ao seu redor com outros olhos. Procure ouvir sem julgamento. Observe e permita-se imaginar soluções. Contemple aquilo que é belo e procure investigar o por que você acha determinada coisa bela. Investigue de forma mais profunda suas preferências e veja como você pode usa-las de uma forma nunca antes usada na sua vida.

Você vai ver que talvez, diferente de outras pessoas, sua cor preferida seja o preto, e que nunca antes essa cor foi empregada no feitio de um caderno, e que seria interessante um caderno preto acompanhado de uma caneta prata para compor um elegante caderno de memórias, com fotos etc.

Este é o momento onde tudo trava, porque você pode iniciar uma batalha de questionamentos internos a respeito do que outros vão pensar, que vão achar fúnebre, que caderno preto não vai vender, etc. Enquanto outro, do outro lado do mundo que também gosta de preto, e gosta de escrever lança o primeiro diário de recordações acompanhado por uma caneta florescente na sua frente e vira hit do ano.

Ai fica a pergunta: Quando você vai passar a acreditar na sua capacidade de criação?

Boa semana, e que seja uma semana criativa para todos.

Saiba mais sobre as músicas deste vídeo

10 Dicas de Como ser Criativo