Não sei se tem sido assim pra você, mas pra mim o tempo tem passado muito rápido ultimamente. Eu mal posso acreditar, mas já faz um mês que estou sem usar as minhas redes sociais.

Quando decidi fazer isso eu postei um vídeo no meu canal do YouTube, fiz um artigo também aqui no Blog (que você pode ver aqui), onde eu compartilho com vocês os principais motivos para tomar essa decisão, entre um deles o meu vício nas redes sociais.

Já se passou um mês e o que será que mudou?

Medos e dúvidas de ficar 1 MÊS SEM REDES SOCIAIS

Primeiro, eu confesso que senti um pouco de medo, e tive muita dúvida se o que eu estava fazendo era decisão certa. Mas como eu disse que eu estava dando um tempo das redes sociais, eu poderia voltar a qualquer momento e isso tirou um pouco da pressão da minhas costas em relação essa decisão e decidir prosseguir.

Por coincidência, eu havia tomado essa decisão justamente no momento em que estava se aproximando o lançamento do meu último livro. Nesse momento eu pensei, eu devo ser louca de abandonar a minhas redes sociais durante um lançamento de produto. Estou dando um tiro no meu pé!

Mas eu sou bastante teimosa, e decidi continuar com meu plano assim mesmo.

Qual foi a minha surpresa?

Para minha surpresa, todo processo de vendas do lançamento do meu livro pareceu não ter sido afetado em nada pelo fato de que eu estava ausente das redes sociais. Pelo contrário, eu pude me dedicar exclusivamente a esse momento, respondendo e-mails (que aliás voltaram a chegar na minha caixa postal depois que saí das redes sociais) e focar no blog.

Isso me deixou bastante pensativa, porque a cada dia que passava se confirmava o fato de que todas as minhas justificativas para continuar nas redes sociais eram inválidas.

Me ausentar das redes sociais, não diminuiu o número de acesso no meu site, não diminuiu as vendas do meu site, e o mais importante não diminui o meu contato com as pessoas que se importam com meu trabalho. Essas pessoas continuavam entrando em contato comigo através do e-mail, e eu agora podia responder uma a uma. E isso foi gratificante.

O que mudou depois de 1 MÊS SEM REDES SOCIAIS?

É como se eu tivesse silenciado o impulso automático que eu sentia para verbalizar e compartilhar o tempo todo e com isso eu pude voltar a ouvir a voz e impulso do meu coração.

É muito engraçado, e pode parecer até brega, mas a arte é algo que precisa de coração. Fazia muito tempo que eu não conseguia sentir nada. Eu não tinha tempo pra sentir nada.

Produzir conteúdo para alimentar redes sociais é algo que suga a sua energia de uma forma que você nem percebe, porque se torna hábito. Ocupa 24 horas do seu dia, porque as redes sociais foram criadas para causar essa dependência dos usuários.

Eu só consegui perceber de fato isso, quando eu me vi em vários momentos, depois de já ter decidido parar de usar as redes sociais, buscando o celular Inconscientemente para compartilhar qualquer coisa totalmente irrelevante que estivesse acontecendo no meu dia mas que eu julgava ser interessante.

O sentimento de dependência é tão estranho que eu quase não consigo explicar. É como se eu tivesse também a necessidade de receber aprovação por aquilo que ainda nem fiz.

É como se uma idéia ao ser compartilhada, reafirmasse quem eu sou… e melhor ainda se a resposta vinha acompanhada por curtidas e elogios. (afff… quanta perda de tempo).

A criatividade e sentimentos vieram à tona.

Nesse momento toda minha criatividade e sentimentos começaram aflorar, foi quando eu tive a necessidade de voltar a pintar, voltar a escrever, voltar ouvir música, voltar a compor, voltar a ler (principalmente a bíblia) … E em muitos destes momentos as lágrimas corriam no meu rosto feito criança.

Meus sentimentos voltaram a ficar à flor da pele.

Comecei a perceber também, que em determinados momentos quando eu “fraquejava” e abria rapidinho o aplicativo do Instagram por exemplo, eu era encoberta por um sentimento bastante negativo de julgamento, comparação, vazio, ansiedade. Isso soou como um alerta, que reafirmava que eu devia me afastar.

Então eu continuei afastada, e nesse meio tempo, eu publiquei um livro novo, criei mais de seis obras diferentes (entre elas a obra Refúgio Sublime) que coloquei à venda aqui no site. Redescobri uma sensibilidade que fazia tempo que eu não sentia, e tive PAZ.

Então, será que eu vou voltar pra gente sociais?

Acho que não por muito tempo… quem sabe?

Resumindo:

  1. Não tive a diminuição de visualizações no meu site (que era um dos meus maiores medos).
  2. Continuei vendendo normalmente pelo meu site sem a ajuda das seis sociais.
  3. Pude ter mais tempo para desenvolver novos produtos e trabalhos.
  4. Voltei a receber e-mails das pessoas que tinham interesse no meus produtos.
  5. E o mais importante, tirei um peso enorme das minhas costas!

Estou dizendo que você deve abandonar as suas redes sociais? Não!

Estou somente contando o que aconteceu comigo. Se isso te inspirar para rever as suas prioridades, eu posso te garantir que 90% das desculpas que eu dava para me manter nas redes eram simplesmente para alimentar o meu vício de postar constantemente.

Pesquisa após pesquisa que eu conduzir aqui no meu site, indicavam que as redes sociais apesar de aparentar gerar uma conexão real com o meu público, não gerava resultado. Essa conexão não estava acontecendo.

Então fica a pergunta, vale a pena alimentar uma conexão falsa com as pessoas?

Eu já dei a minha resposta.