Acompanhe todos os passos de um projeto dentro do Catarse

Para quem não conhece o Catarse é um site, dedicado ao financiamento coletivo de diversos tipos de projetos.

Nos Estados Unidos este tipo de site conhecidos como “Crowdfunding” já são bastante populares, mas aqui ainda está chegando timidamente nas mídias e redes sociais. Um exemplo muito conhecido e bem sucedido deste tipo de projeto foi o da Banda Mais Bonita da Cidade, com a sua canção Oração que explodiu na internet ao longo do seu processo de captação de recursos para o financiamento do seu disco.

Desde então passei a assistir de perto outros projetos e conhecer este tipo de ferramenta de captação de recursos. Me encantei pelo fato de que desta maneira as pessoas que apoiam os projetos, passam a fazer parte integra da sua realização. Diferente da forma fria que geralmente captamos recursos, explorando (quase que exclusivamente) a visibilidade que novos projetos atraem como objeto de barganha, ou seja oferecendo unicamente às empresas um espaço de divulgação da sua marca no material de divulgação do próprio projeto ou até mesmo no produto, sem ter nenhuma participação dos clientes, fãs e verdadeiros apoiadores do seu trabalho.

Diferente de empresas que estão acostumadas com este tipo de marketing, as pessoas quando apoiam projetos por meio de financiamento coletivo os fazem por ter uma afinidade com a idéia proposta no projeto e isso é encantador, principalmente em se tratando de projetos artísticos onde os seus criadores detestam olhar para sua criação como um produto.

São muitos os casos bem sucedidos deste tipo de arrecadação, que vem tornando-se cada vez mais uma maneira viável de trazer o seu projeto para a realidade.

Hoje foi dada a largada para a arrecadação do meu projeto. Serão 60 dias de muita luta para conseguir viabilizar os R$38,800,00 necessários para tirar este projeto do papel.

Vou nestes próximos meses compartilhar com vocês aqui no meu blog todo processo desta campanha, desde o inicio da idéia do livro, até aqui e adiante, para que você também possa ter seu projeto um dia publicado e bem sucedido dentro do Catarse!

Veja como está minha campanha e ajude você também a traze-la para a realidade!

http://catarse.me/pt/paracantardeverdade