Processo circular x linear

Eu sempre trabalhei dentro de um processo linear.

Minha cabeça funcionava através do lema, tudo precisar ter um começo, meio e fim.

Alguns projetos até seguiam essa estrutura naturalmente. Se eu entrasse em uma peça de teatro por exemplo, tinha o período de ensaios, a estréia, a temporada e chegava inevitavelmente ao fim.

Mas depois que eu comecei a trabalhar também com a internet, e meus projetos artísticos passaram a acontecer também online (onde tudo parece durar para sempre) isso mudou.

Primeiro porque no ambiente online, um projeto não precisa ter fim. Aliás, tem vídeos meus que só começaram a alavancar as suas visualizações anos depois de serem postados.

Assim como algumas postagens minhas, que mantem-se entre as top 10 do meu blog à anos.

Então eu percebi que eu não poderia lidar com meus projetos online da mesma maneira: com um começo, meio e fim. Eu precisava encontrar outra solução.

Diferença entre os processos

  • Linear: Começo, meio e fim. O processo precisa terminar em 1 período ou data. É geralmente formado por perguntas fechadas, e considera-se finalizado quando você chega na resposta ou solução de tal pergunta.
  • Circular: Em um processo circular, as perguntas são abertas e durante a busca da sua resposta outras perguntas abertas se formam, portanto nunca tem fim, nem começo está sempre em movimento, pode ser interrompido e voltar de onde parou e seguir seu fluxo. É um processo em constante desenvolvimento.

No Livro How to take smart notes que desenvolve o Zettelkasten Method, que é uma forma de criar anotações com perguntas abertas, este conceito de processo circular é citado.

Para quem trabalha na área criativa, o melhor método a ser adota é sem a menor sombra de dúvidas o processo circular.

Processos circulares

Um processo circular ele não começa, ele continua sempre de onde parou. Mas isso pode ser um pouco confuso se você não tem uma estrutura para dar sequência ao trabalho que está desenvolvendo ou até mesmo para depois analizar seus resultados.

Como estruturar seu projeto?

  1. Precisa ter um objetivo macro claro (Por Exemplo, escrever um novo artigo, ou pintar uma nova tela).
  2. Quebre este objetivo macro em pequenas partes, e crie um fluxo de trabalho, reserve uma pasta para documentar cada etapa.
  3. Cada vez que tiver uma idéia de projeto coloque ele na primeira etapa (pasta) do trabalho, e desenvolva conforme sua urgência.
  4. Dedique um tempo estabelecido antes, para cada etapa do seu projeto. Trabalhe uma etapa e projeto de cada vez. Com o tempo, algumas pastas vão ficar mais cheias que outras, e tudo bem… o importante é mover seus projetos pra frente, para a próxima etapa.
  5. Seu sistema precisa ser estruturado e organizado, eu por exemplo desenvolvi o Sistema de produção criativa, voltado para produção de conteúdo.
  6. Este tipo de processo funciona melhor com conteúdo evergreen, ou seja, que não perde sua relevância com o tempo.

Processo circular não é multi-tarefa!

Você pode imaginar que pelo fato de você não ter uma estrutura hierárquica dentro do processo, ou seja, você pode parar a qualquer momento, em qualquer fase do seu ciclo e retomar depois, que isso implica em fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo.

Mas isso não funciona. Você deve se dedicar a 1 tarefa de cada vez. Se você tem 3 ou mais projetos dentro de uma mesma etapa, escolha um por ordem de prioridade, e trabalhe exclusivamente nele.

Ao final deixe uma anotação com indicações claras de onde você parou, assim pode retomar exatamente de onde deixou seu trabalho.

Processo circular também não é um processo sem fim.

Dentro do processo circular as tarefas e atividades tem inicio, meio e fim. Porém diferença brutal é você não precisa começar pelo início, nem terminar no fim.

Como dentro deste processo você precisa limitar o seu tempo de trabalho em cada etapa, diversas atividades são concluídas no dia (O tempo é esgotado), sem que tenham terminado.

Portanto no dia seguinte, ao retomar esta atividade você já inicia no meio dela, de onde ela parou.

Cada atividade vai eventualmente ser concluída em sua totalidade, mas você não fica apegado nesta conclusão para poder iniciar outra atividade.

No meu sistema por exemplo existem etapas que acumulam mais projetos ao mesmo tempo do que outras, por exemplo: Escrever um artigo, demora mais do que revisar. Portanto a pasta “Escrever” costuma acumular mais artigos incompletos, que estou trabalhando ao mesmo tempo do que na pasta “revisar” que em 1 período eu consigo revisar mais do que 5 artigos diferentes de uma vez só.

Sistemas que sustentam o processo.

Para que um processo seja bem organizado e otimizado, de forma que você tenha mais chances de ser bem sucedido é preciso criar sistemas que apoiem cada etapa deste processo.

Eu organizei por exemplo, uma sequencia de ações praticas que preciso executar todos os dias para que eu consiga produzir conteúdo com qualidade. Dentro deste sistema eu tenho a fase de pesquisa, busca de palavra chave, pré-produção, produção, edição… e por aí vai.

Não importa onde eu pare hoje, amanhã eu continuo da fase que eu parei, e eu só me permito trabalhar 15min em cada etapa de um projeto por dia, assim garanto dar atenção à todos meus projetos constantemente, e assim sempre tenho um fluxo de conteúdo derivado deste trabalho.

Principais pontos

  1. O processo circular te proporciona flexibilidade ao mesmo tempo que garante que você está sempre caminhando em direção do seu propósito. Você passa a ter mais foco em cada etapa, ao não precisar se preocupar com a etapa seguinte ou em esquecer o que deve ser feito.
  2. Você pode aplicar este tipo de processo em qualquer atividade de produção, seja artística, ou de conteúdo. Se você precisa sempre repetir as mesmas tarefas como: escrever, revisar, produzir, editar e etc, você pode começar a pensar em um processo cíclico e dar andamento a mais de um projeto simultaneamente.
  3. Muitas vezes o melhor que você pode fazer para um projeto que você está trabalhando é dar um tempo. Dar um tempo pra sua cabeça processar a informação e trazer algo novo pra mesa. Com o processo circular, você consegue exatamente isso. Uma prova disso é que este ponto, foi escrito 1 dia depois do ponto anterior.

Conclusão

Trabalhar em um sistema circular não significa abandonar o pensamento linear de começo, meio e fim. Pelo contrário, você simplesmente vai alcançar o começo, meio e fim constantemente, durante diversas etapas e através de diversos projetos ao mesmo tempo.

Vai se libertar do calendário e vai ver que isso vai te fazer muito mais produtivo que antes.

Eu por exemplo, acabo de finalizar os testes do meu sistema criativo, e percebi que tive um aumento de 70% da produção de conteúdo que eu tinha antes.

Então, o que adiantava eu antes ficar apegada em um calendário fixo, e um projeto por vez se eu não conseguia finalizar em 2 artigos completos em 1 semana?

Através dessa nova forma de pensar, eu passei alimentar muito mais as minhas paixões, curiosidades e interesses, de forma que tudo passa a fazer parte do meu trabalho.

Cada idéia passa pelo funil deste sistema, algumas se dissipam no caminho, porém muitas chegam ao fim com uma agilidade que eu não imaginava ser possível.

Eu hoje, com o sistema circular e com a dicas do livro “Mostre seu trabalho criativo”, tenho constantemente um material rico relevante para compartilhar. E isso não tem preço.