Admito: Fui viciada em redes sociais!

Percebi recentemente o apelo constante para criadores de conteúdo, de qualquer área, seja musical, visual entre outras, para um constante fluxo de produção. Até mesmo pessoas que não trabalham na área, sentem-se compelidas às constante mensagens e “updates” de suas redes sociais, com fotos, videos e mensagens aleatórias. Isso tornou-se quase um vício pra mim, que justificava estar trabalhando através das minhas redes.

Fui pesquisar um pouco sobre o assunto e descobri que o problema é bem mais profundo do que eu imaginava, que trata-se de um mecanismo de gatilhos mentais criados justamente para manter você preso à um determinado site/rede social.

Eu que sempre tive a intensão de compartilhar conhecimento e oportunidades através do meu site, me vi mergulhada em atualizações constantes das minhas redes sociais, acreditando que de certa forma aquelas postagens poderiam atrair pessoas para o meu site.

No meio do ano de 2017, fiz uma vasta análise e relatórios das minhas redes e site, para averiguar a origem do meu trafego (Como as pessoas encontram e entram no meu site e redes). Para minha surpresa, meu site estava gerando trafego para as minhas redes e não o contrário. Foi quando eu percebi o quão inútil estavam sendo as minhas tentativas de divulgar melhor o meu trabalho e também o trabalho das bandas que eu divulgo por aqui.

Decidi parar tudo e criar novas estratégias.

Foi neste momento que eu percebi o quanto eu estava viciada nas redes como o Instagram e facebook. Para mim, verificar as redes e fazer micro postagens, tinha se tornado um vício.

Felizmente um vício frágil. Bastou alguns semanas comprometida em não usar tais redes para que eu finalmente me desprendesse da constante necessidade de verificar o celular.

Isso me permitiu também perceber que a minha capacidade de atenção, que sempre foi muito grande, havia diminuído. Voltei então, a ler mais livros e me dedicar ao meu trabalho.

Resultado, estou escrevendo 2 novos livros, um novo curso online, onde pretendo ajudar muito vocês que estão começando na carreira artística e me sinto completamente aliviada da pressão das constantes postagens nas redes sociais.

Agora vem a informação mais importante: Alguma coisa mudou? Perdi algo em não postar constantemente ou em não verificar os assuntos recorrentes nas redes?

NÃO!

Aqui está o que eu constatei:

  1. O número de acessos no meu site não diminuiu.
  2. O número de seguidores também não caiu.
  3. Consegui triplicar minha produtividade no meu trabalho.
  4. Me sinto mais leve, sem a pressão de postar constantemente.
  5. As pessoas interessadas no meu trabalho e no meu site continuaram a me procurar.
  6. Com mais foco fui capaz de iniciar novos livros e cursos de forma que acredito ser muito mais útil para a comunidade que criei aqui no blog.
  7. Consegui ler uma média de 1 livro à cada 15 dias!

E agora percebendo que de fato não preciso postar CONSTANTEMENTE, nem aqui, nem em lugar algum, eu posso finalmente focar em criar sempre um conteúdo de qualidade, do qual eu tenha orgulho em entregar.

Então fica aqui a minha dica, desliga um pouco o celular, por que o mundo gira e você não vai conseguir construir nada para si postando o que comeu o dia inteiro.

E para concluir, eu continuo usando as redes. Voltei de forma mais consciente e equilibrada. Essa é a palavra chave: Equilíbrio.