Será que sua mãe mentiu para você sobre o futuro? rs.

Hoje, tive uma experiencia curiosa.

Estava em uma aula, com o Filósofo Luiz Felipe Pondé, que participo todo mês junto com um seleto grupo de pessoas aqui do Alphaville, SP.

Falávamos de diversos assuntos (talvez até mais interessantes do que eu vou falar aqui hoje), quando no final da aula, uma senhora de 65 anos de idade comentou o quanto ela se sente ultrapassada.

Ela relatou em poucas palavras como ela sente-se pressionada com as mudanças constantes, e que se adaptar era extremamente necessário nos dias de hoje. Concordei, e acrescentei que essa situação irá somente piorar.

O que vem por aí!

Conforme estudos de cientistas e historiadores contemporâneos, a tendência destas mudanças acontecerem cada vez mais rápido é enorme. Por conta disso, muitos afirmam que uma das maiores habilidades do futuro será a criatividade e capacidade de adaptação.

Contei também que venho me dedicando justamente à isso! A proporcionar às pessoas ferramentas  que desenvolvam suas habilidades criativas através do meu programa de coaching, justamente porque eu acredito que ser flexível, criativo e ágil serão habilidades indispensáveis em um futuro próximo.

Neste momento uma outra aluna, que é juíza levantou-se e disse: Eu não concordo com isso, de que temos que procurar se recriar e se adaptar o tempo inteiro! Ficar correndo atrás destas mudanças frenéticas que ocorrem o tempo todo! Acho que isso é o que deixa as pessoas cada vez mais ansiosas e frustradas, que elas devem é ter foco, e dedicar-se ao que já estão fazendo.

(Ela ficou evidentemente irritada com o que eu disse).

Apesar de eu não discordar dela, pois entendo como as pessoas podem sentir-se frustradas com as constantes mudanças e também acreditar que ter foco é algo extremamente positivo, não posso ignorar a direção e velocidade com que a tecnologia vem caminhando. Junto com ela, vem uma avalanche de mudanças reais na nossa vida cotidiana, de forma que temos que nos adaptar a novas formas de comunicação, trabalho, relacionamentos e tudo mais constantemente.

Nossa frustração com as constantes mudanças, não muda o fato dela estar acontecendo em uma velocidade nunca antes vista.

Como você vai lidar com isso já é outra questão!

Eu prefiro me adiantar às tendências e projetar o meu futuro.

Gostaria de antever o futuro?

Você não gostaria de saber que as pessoas comprariam loucamente pela internet, antes do e-commerce existir? Se você soubesse, teria tentado investir em uma loja online antes de todos?

Pois não sou eu quem estou dizendo que em um futuro próximo suas habilidades criativas, unidas de uma alta resiliência e inteligência emocional serão super valorizadas. Quem diz isso são cientistas e historiadores renomados como Yuval Harari, Anna Powers.

“Qual será a habilidade mais cobiçada do futuro? Na minha opinião, é criatividade. Em última análise, um computador carece de imaginação ou criatividade para sonhar com uma visão para o futuro. Falta a competência emocional que um ser humano possui. Assim, a criatividade será a habilidade mais requisitada no futuro.” – Dr. Anna Powers (Forbes2018).

Eu não duvido em nada, disso.

A necessidade de adaptação não depende de grandes mudanças.

Estes dias conheci um atendente da Loja Apple (de computadores), um garoto recém formado em Medicina! Sim, pasmem… ele não encontrou trabalho na sua área (bio-química) e estava trabalhando lá ainda como estagiário. Veja a necessidade de adaptação e criatividade em jogo!

Conclusão: A sua mãe também mentiu pra você sobre o futuro? Dizendo que bastava ter foco nos estudos que tudo ia dar certo? rs.

É muito provável que sim. Mas não é culpa dela, rs. Os tempos estão mudando muito rápido mesmo.

Agora, você pode tomar uma atitude e desenvolver-se neste sentido, ampliando seus horizontes, adquirindo novas habilidades e adaptando-se a uma nova realidade ou ficar ai reclamando da velocidade dos avanços tecnológicos.

Qual a sua escolha?

Se quiser saber mais sobre como desenvolver sua criatividade através do EXCLUSIVO processo de Elaboração Criativa, acesse: ART Coaching 360º