Ok, Você quer ser cantor/a?

Então chega de ficar sem saber o que fazer para realizar o seu sonho. Vou compartilhar com você as 10 MELHORES DICAS de como iniciar na carreira de cantor. Sem enrolação direto ao ponto, para você começar já, está preparado?

10 dicas para iniciar na carreira

  • Primeiro você precisa saber cantar!  1 – Isso pode parecer óbvio: Você precisa saber cantar. Mas eu recebo muitos e-mails, e mensagens dizendo: Olha eu quero muito ser cantora, mas eu não sei cantar direito e desafino, como faço pra começar na carreira? Ou seja, não é tão óbvio assim. Você precisa cantar bem para iniciar na carreira de cantora, e pra isso acontecer minha dica pode parecer estranha, mas vai por mim, saber ouvir é mais importante neste processo do que saber cantar. O que é a minha próxima dica!
  • Escute músicas de qualidade. 2 – Antes mesmo de sair por aí tentando cantar melhor, é preciso desenvolver um ouvido musical. Digo isso porque 90% das pessoas que desafinam, desafinam porque não conseguem ouvir diferença entre as notas. Ouvir músicas de qualidade e com atenção é a única maneira efetiva de ajudar você a desenvolver um ouvido musical capaz de reconhecer intervalos entre as notas, harmonização etc. Você vai passar a reconhecer estes elementos sem nem saber o que eles são, mas vai ouvir e entender eles, assim quando chegar em uma aula de canto e o professor for ensinar como montar acordes, para harmonizar vozes você vai imediatamente identificar o que ele está falando e assimilar a informação muito mais rápido.
  • Quando falo música de qualidade, estou dizendo MÚSICA DE QUALIDADE! 3 – Que tenha um campo harmônico rico, divisões rítmicas variadas e obviamente uma boa execução. (Se você não entendeu nada do que eu acabei de falar, não se afobe. Quando você iniciar suas aulas de música você vai entender e vai ver que música é muito mais do que cantarolar por aí, por enquanto confia em mim e escute músicas de artistas como: Djavan, Ed Motta, Elis Regina, Maria Gadu, Céu (Nacionais). Stevie Wonder, Baby Face, Eric Clapton, Ella Fitzgerald, Tina Arena, Earth Wind and Fire (Internacionais) e por fim é mandatório apreciar Beethoven, Mozart, Bach, Chopin, Vivaldi (meu favorito). Estas são somente algumas referências, a lista é gigante. Tem muita música de qualidade pra se ouvir em todos os gêneros, mas é preciso diversificar e expandir seus conhecimentos musicais. E pra você que é muito moderninho e acha estes clássicos uma chatice olha essa versão de Winter do Vivaldi com Let it go do Filme Frozen…. quando entra Vivaldi acaba com o arranjo simplista de Frozen é TOP DEMAISSSSSS, THE PIANO GUYS.

  • Grave você cantando. 4 – A única maneira de você realmente saber se seus estudos estão funcionando é gravando a sua evolução. Um dos erros mais frequentes em qualquer área na vida é não criar um sistema de medição de resultado. Em qualquer empresa ou projeto de importância todos os envolvidos são obrigada a fazer relatórios constantes sobre o desempenho do projeto. A razão disso acontecer é que somente assim é possível medir o avanço, retrocesso, traçar metas e verificar resultados. Se você pretende ter resultados reais com seus estudos, você precisa registrar e acompanhar o seu processo. Uma outra questão é que as vezes certas falhas passam despercebidas ao executar uma canção, e somente depois ouvindo a gravação você vai reconhecer tal falha, é por isso que muitas pessoas não gostam de se ouvir em gravações, porque fica nítido as suas falhas.
  • Procure um professor de canto. 5 – Agora sim é hora de procurar um professor de canto. Agora você já tem uma boa base, já desenvolveu o básico e um professor vai valer o investimento. Antes disso ele só vai ficar fazendo vocalizes e te ensinando a ouvir, reconhecer intervalos (com pouco sucesso), e a respirar. Mas nada disso vai caminhar muito, porque o professor vai passar muito tempo tentando desenvolver o seu ouvido musical (que é o mais importante na primeira etapa). Faça sua lição de casa e suas aulas vão valer muito mais o valor investido. Desta maneira o professor vai poder focar em exercícios vocais em si, trabalhando agora o seu aparelho vocal, buscando tónus muscular, projeção, articulação, extensão é quase que uma musculação, de fato é, mas ele não vai poder trabalhar nada disso se o seu ouvido não estiver treinado. FUI CLARA? Neste momento você pode até optar por fazer aulas online. Sim se você for disciplinado e gravar seus estudos é possível obter bons resultados com aulas online. Eu indico o curso da cantora Iara Negrete. 

  • Comece a criar um repertório 6 – Se você quiser ter trabalho nesta área é preciso ser versátil. Tente escolher ao menos 1 música de cada gênero para estudar (nós no meio dizemos TIRAR). Quanto maior for o número de gêneros que você conseguir trabalhar, maior será as oportunidades de trabalho você terá. Coloque estas músicas que você já tirou (estudou e sabe cantar) em uma pasta. Se possível anote também em qual tom você canta essa música. Grave no seu celular mesmo, você cantando todas elas e veja qual você se sente mais confortável, qual você soa melhor, etc.
  • Grave um vídeo seu cantando a música que você escolheu. 7 – PRECISA ser aquela que você sabe que você canta MUITO bem. Você não precisa de muita produção, hoje em dia é possível fazer mil maravilhas somente com um bom celular. Caso você seja péssimo com estes quesitos de produção de vídeos, contrate alguém que pra fazer. Existem pessoas se formando em cinema, doidos para uma parceria de produção. Se você for BOM mesmo, vai conseguir parceiros que queiram fazer este projeto com você. O importante não é ter uma produção incrível, mas sim um bom vídeo, mostrando a sua personalidade e desenvoltura cantando. Só isso!
  • Crie um link para o seu vídeo. 8 – Publique seu vídeo no Youtube, no Facebook qualquer lugar onde você consiga um link para enviar para as pessoas depois. (Eu prefiro Youtube). Este link vai ser o seu cartão de visita. É como você vai se apresentar. Por isso o vídeo precisa ser BOM, o que não significa que precisa ser super produzido, só tem que mostrar que você é bom. Vou dar um exemplo:

Este vídeo não tem produção nenhuma, não tem microfone, não tem cortes de vídeo, não tem nada. Somente escolhi um playback da internet, coloquei pra tocar no meu computador e com uma câmera me gravei cantando a música. Só isso! Ou seja é um vídeo sem produção alguma, mas é um bom vídeo… você vê claramente a minha personalidade como cantora, minha interpretação e o principal, me vê cantando.

Eu tenho certeza que se eu estivesse começando minha carreira agora, procurando trabalhos em bandas de baile e etc, eu conseguiria muitas coisas somente enviando este vídeo. Sei disso porque o material que eu montei quando comecei era 100 vezes pior que este e me gerou trabalho. Na época, 17 anos atrás não existiam celular com a capacidade de gravar como hoje, e uma câmera como a minha (que uso para meus vídeos no youtube) custaria uma fortuna. Então eu só gravei um áudio mesmo, em um computador velho cantando Night and Day de Frank Sinatra, que foi o suficiente para me darem atenção quando eu estava me apresentando.

  • Envie seu vídeo para as pessoas certas! 9 – Eu sei que depois de postar o seu vídeo você vai sair por aí que nem louco em todas as suas redes sociais divulgando ele, pedindo para compartilharem e etc. Eu sei porque também faço isso! A ansiedade não aguenta (risos). Mas é importante ficar claro que este não é o foco. Essas pessoas não vão conseguir te ajudar a conquistar trabalho algum. Seu foco com este vídeo vai ser colocar ele na mão de pessoas que estão procurando por você. Que precisam de um cantor com o seu perfil para algum trabalho. Por isso é muito importante você chegar neste estágio seguro do seu trabalho, com um repertório montado, para quando chegar o dia de fazer um teste para um banda, ou um evento você estar pronto para conseguir a vaga. Vão ter sempre muitas pessoas tentando, mas o que tem pouco é gente realmente preparada para o mercado. Então enquanto não surge um teste é o seu trabalho aperfeiçoar a sua técnica, ampliar seu repertório e desenvolver seus talentos para estar pronto na hora H.
  • E por último a dica mais importante de todas. 10 – Não espere a oportunidade chegar até você, busque você novas oportunidades. Ninguém vai construir sua carreira por você, somente você pode fazer isso. Procure por testes em grupos do youtube (existem muitos para cantores). Crie projetos seus. Inscreva-se em concursos e festivais. Pesquise por contatos de bandas locais dentro do seu gênero e envie seu material, junto com uma carta PROFISSIONAL de apresentação. (Verifique o português, pelo amor de Deus gente, antes de enviar). E para divulgar o seu trabalho aqui no blog é só clicar aqui!

E então, curtiu estas dicas?

É importante você começar. Muitas pessoas passam pela a vida sonhando em ser alguém e sendo outra pessoa. Seja esta pessoa que você sonha ser. Seja sincero com você mesmo, e faça a seguinte pergunta:

Esta pessoa que eu quero ser, passa o dia fazendo o que? Estou agindo feito essa pessoa?

Digo isso porque sei que muitos sonham em ser artistas, mas não estão dispostos a passar pelas frustrações da carreira de um artista. Então já é hora de você se perguntar se você está mesmo disposto a se dedicar ao seu sonho ou é melhor você parar de sonhar com isso.

Desejo muita sorte e sucesso.

 

Créditos:

Foto do banner:

Show Paula Bressann & Você

Fotografo: Francisco Junior

Produção: Daniel Torrieri Baldi

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

  

  

 

 

 

Parabéns, em alguns instantes você receberá o seu presente por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: