Então você quer ser cantora? Está no lugar certo!

Quero ser cantora. Por onde começo?

⏱ Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Conteúdo deste artigo:

Quero ser cantora! O que eu faço? Como cantar bem?

Como iniciar na carreira de cantora e cantar melhor?

OK, Então você quer ser cantora? Quer cantar melhor e iniciar na carreira?

🙋🏼‍♀️ Sim, eu quero muito ser cantora!

Então você está no lugar certo!

Se você tem certeza de que VOCÊ QUER SER CANTOR/A, e você está pronto/a para dar o seu primeiro passo em direção ao seu sonho CLIQUE AQUI E COMECE AGORA!

COMO SER CANTOR/A?

Bom, primeiramente é importante deixar claro que existe uma diferença entre gostar de cantar, querer cantar melhor e querer seguir a carreira de cantor/a.

Cantar é realmente muito prazeroso e estimulante, porém na carreira de uma cantora (principalmente hoje em dia, onde os artistas praticamente tomam conta da sua carreira por completo) o trabalho engloba muitas coisas além de cantar.

Primeiramente, hoje em dia um artista além de se preocupar em ser VERDADEIROS ARTISTAS, ele se preocupa também com a produção, divulgação, marketing, imagem, estratégia de carreira e todos os outros aspectos da carreira, que antes eram preocupações exclusivas das gravadoras. Ou seja, não estou falando somente de artistas solo, hoje qualquer artista precisa cuidar das suas redes sociais, presença online e etc.

Da mesma forma, outro fator importante de se considerar é que todo o glamour imposto pela profissão, pertence somente aos palcos. Fora do palco não há nada além de muito trabalho, horas de sono perdidas, horas de estudo e dedicação, como em qualquer outra profissão.

Dá mesmo pra viver de música?

Assim como, antes de continuar eu quero abordar um tema muito sério!

Eu também recebo muitas mensagens de pessoas que dizem: Eu quero muito trabalhar como cantor/a para ajudar a minha família!

Dessa forma, eu decidi fazer este vídeo falando sobre qual a expectativa REAL você pode ter de rendimento com essa profissão.

Você sabe quanto é um cantor/a comum ganha?

Agora sim! Se depois de tudo isso você ainda quer ser cantor/a, tenho dicas valiosas pra você:

Está pronto? Pronta?

Então vamos lá:

Como iniciar na carreira de cantora? Começando pelo começo.

Ok, mas estou decida. Quero ser cantora. Por onde eu começo? Tem alguma dica? Como ser cantora?

Antes de tudo, tem uma pergunta mais importante pra se fazer! Por que?!

Depois de avaliar todas essas questões, vem a pergunta: Por que você quer ser cantora?

Dentro da minha experiência, essa pergunta é a mais importante durante toda sua carreira, pois a resposta vai determinar todo o planejamento do seu trabalho. Tente anotar em um papel a resposta para esta pergunta com total sinceridade, porque você vai precisar ter um objetivo bastante claro se quiser alcançar um resultado próximo do pretendido. Todo seu planejamento de carreira vai depender desta resposta. Desde estilo musical, área de atuação, publico alvo, enfim, tudo vai depender do que você pretende alcançar e comunicar enquanto artista.

Avalie sua responsabilidade como artista.

Quando dizemos “Quero Ser Cantora”, o que estamos mesmo afirmando é que queremos ser ARTISTAS!

Já que estamos criando um argumento para o seu trabalho, vale a pena lembrar neste momento, da responsabilidade que temos como artistas. Nosso trabalho além de entreter e alegrar as pessoas, tem também o poder de influenciar pensamentos e até mesmo ações, em um âmbito muitas vezes ignorado hoje em dia.

Ser artista é ser um formador de opinião, querendo ou não. Sendo assim, a próxima pergunta a se fazer é: O que quero comunicar?

Seja verdadeiro, e entenda que sua opinião pode mudar e com o tempo você pode querer comunicar outras coisas, mas é importante partir de algo que seja verdadeiro pra você desde o inicio. O mercado muitas vezes vai te puxar para um lado complemente oposto ao que você traçou, e se você não tiver essas questões bastante definidas, vai ser fácil cair no erro de aceitar qualquer trabalho ou projeto sem identidade e significado.

Ir a luta

Você vai perceber que depois de responder sinceramente a estas duas questões será muito mais fácil saber que caminho seguir, pois as próprias respostas indicam o tipo de repertório pra se escolher, o tipo de publico que pretende alcançar etc. Agora vem a parte mais prazerosa, ir a luta!

Quer saber AGORA se você tem mesmo chance de ser um cantor/ cantora de sucesso?

Veja o vídeo abaixo.

Nesse ínterim, tente sempre estar conectado com bons profissionais e pessoas com experiência no mercado.

Pra começar esse network, um bom lugar é uma escola de música. Aproveite que você vai ter que estudar muito durante o inicio da sua carreira, para nos momentos de intervalo, entre uma aula e outra, você se aproximar de outros músicos, professores etc. assim você vai começar a fazer uma próxima etapa tão importante nesta profissão, quanto o próprio talento, que é o network.

Ao passo que, agora que você já está na mesma página que eu… está se preocupando em ser um VERDADEIRO ARTISTA e não somente buscando a fama, podemos falar sobre AS 10 MELHORES DICAS PARA INICIAR NA CARREIRA.

AS 10 MELHORES DICAS PARA INICIAR NA CARREIRA DE CANTORA

Então chega de ficar sem saber o que fazer para realizar o seu sonho. Vou compartilhar com você as 10 MELHORES DICAS de como iniciar na carreira de cantor. Sem enrolação direto ao ponto, para você começar já, está preparado?

10 DICAS PARA INICIAR NA CARREIRA DE CANTORA

Primeiramente você precisa saber cantar! 

1 – Isso pode parecer óbvio: Você precisa saber cantar. Mas eu recebo muitos e-mails, e mensagens dizendo: Olha eu quero muito ser cantora, mas eu não sei cantar direito e desafino, como faço pra começar na carreira? Ou seja, não é tão óbvio assim. Você precisa cantar bem para iniciar na carreira de cantora, e pra isso acontecer minha dica pode parecer estranha, mas vai por mim, saber ouvir é mais importante neste processo do que saber cantar. O que é a minha próxima dica!

Escute músicas de qualidade.

 2 –Antes mesmo de sair por aí tentando cantar melhor, é preciso desenvolver um ouvido musical. Digo isso porque 90% das pessoas que desafinam, desafinam porque não conseguem ouvir diferença entre as notas. Ouvir músicas de qualidade e com atenção é a única maneira efetiva de ajudar você a desenvolver um ouvido musical capaz de reconhecer intervalos entre as notas, harmonização etc. Você vai passar a reconhecer estes elementos sem nem saber o que eles são, mas vai ouvir e entender eles, assim quando chegar em uma aula de canto e o professor for ensinar como montar acordes, para harmonizar vozes você vai imediatamente identificar o que ele está falando e assimilar a informação muito mais rápido.

Falo um pouco sobre isso no meu livro PARA CANTAR DE VERDADE! (Livro Infanto Juvenil).

Quando falo música de qualidade, estou dizendo MÚSICA DE QUALIDADE! 

3 – Que tenha um campo harmônico rico, divisões rítmicas variadas e obviamente uma boa execução. (Se você não entendeu nada do que eu acabei de falar, não se afobe. Quando você iniciar suas aulas de música você vai entender e vai ver que música é muito mais do que cantarolar por aí, por enquanto confia em mim e escute músicas de artistas como: Djavan, Ed Motta, Elis Regina, Maria Gadu, Céu(Nacionais). Stevie Wonder, Baby Face, Eric Clapton, Ella Fitzgerald, Tina Arena, Earth Wind and Fire (Internacionais) e por fim é mandatório apreciar Beethoven, Mozart, Bach, Chopin, Vivaldi (meu favorito). Estas são somente algumas referências, a lista é gigante.

Tem muita música de qualidade pra se ouvir em todos os gêneros, mas é preciso diversificar e expandir seus conhecimentos musicais. E pra você que é muito moderninho e acha estes clássicos uma chatice olha essa versão de Winter do Vivaldi com Let it go do Filme Frozen…. quando entra Vivaldi acaba com o arranjo simplista de Frozen é TOP DEMAISSSSSS, THE PIANO GUYS.

Pesquise seu potencial

Grave você cantando.

 4 – Primeiramente, a única maneira de você realmente saber se seus estudos estão funcionando é gravando a sua evolução. Um dos erros mais frequentes em qualquer área na vida é não criar um sistema de medição de resultado. Em qualquer empresa ou projeto de importância todos os envolvidos são obrigada a fazer relatórios constantes sobre o desempenho do projeto. A razão disso acontecer é que somente assim é possível medir o avanço, retrocesso, traçar metas e verificar resultados. Se você pretende ter resultados reais com seus estudos, você precisa registrar e acompanhar o seu processo. Uma outra questão é que as vezes certas falhas passam despercebidas ao executar uma canção, e somente depois ouvindo a gravação você vai reconhecer tal falha, é por isso que muitas pessoas não gostam de se ouvir em gravações, porque fica nítido as suas falhas.

Procure um professor de canto. 

5 –Agora sim é hora de procurar um professor de canto. Agora você já tem uma boa base, já desenvolveu o básico e um professor vai valer o investimento. Antes disso ele só vai ficar fazendo vocalizes e te ensinando a ouvir, reconhecer intervalos (com pouco sucesso), e a respirar. Mas nada disso vai caminhar muito, porque o professor vai passar muito tempo tentando desenvolver o seu ouvido musical (que é o mais importante na primeira etapa). Faça sua lição de casa e suas aulas vão valer muito mais o valor investido.

Desta maneira o professor vai poder focar em exercícios vocais em si, trabalhando agora o seu aparelho vocal, buscando tónus muscular, projeção, articulação, extensão é quase que uma musculação, de fato é, mas ele não vai poder trabalhar nada disso se o seu ouvido não estiver treinado. FUI CLARA?

Neste momento você pode até optar por fazer aulas online. Sim se você for disciplinado e gravar seus estudos é possível obter bons resultados com aulas online. Eu indico o curso Além da Voz.

Comece a criar um repertório 

6 – Se você quiser ter trabalho nesta área é preciso ser versátil. Então, tente escolher ao menos 1 música de cada gênero para estudar (nós no meio dizemos TIRAR). Quanto maior for o número de gêneros que você conseguir trabalhar, maior será as oportunidades de trabalho você terá. Por fim, coloque estas músicas que você já tirou (estudou e sabe cantar) em uma pasta. Se possível anote também em qual tom você canta essa música. Assim como, você pode gravar, no seu celular mesmo, você cantando todas elas e veja qual você se sente mais confortável, qual você soa melhor, etc.

Gravando seu material

Grave um vídeo seu cantando a música que você escolheu.

7 – Contudo, a música PRECISA ser aquela que você sabe que você canta MUITO bem. Você não precisa de muita produção, hoje em dia é possível fazer mil maravilhas somente com um bom celular. Nesse sentido, caso você seja péssimo com estes quesitos de produção de vídeos, contrate alguém que pra fazer. Existem pessoas se formando em cinema, doidos para uma parceria de produção. Se você for BOM mesmo, vai conseguir parceiros que queiram fazer este projeto com você. O importante não é ter uma produção incrível, mas sim um bom vídeo, mostrando a sua personalidade e desenvoltura cantando. Só isso!

Se quiser saber como gravar excelentes vídeos na vertical (Como é usado hoje em dia nas redes sociais), CLIQUE AQUI.

8 – Logo depois, publique seu vídeo no Youtube, no Facebook qualquer lugar onde você consiga um link para enviar para as pessoas depois. (Eu prefiro Youtube). Este link vai ser o seu cartão de visita. É como você vai se apresentar. Por isso o vídeo precisa ser BOM, o que não significa que precisa ser super produzido, só tem que mostrar que você é bom. Vou dar um exemplo:

<script>

Você não precisa de uma super produção!

Este vídeo não tem quase produção alguma. Somente gravei com uma boa camera e captei o audio com meu celular. Escolhi um playback da internet, coloquei pra tocar no próprio celular enquanto eu gravava. Só isso! Ou seja é um vídeo sem produção alguma, mas é um bom vídeo… você vê claramente a minha personalidade como cantora, minha interpretação e o principal, me vê cantando.

Eu tenho certeza que se eu estivesse começando minha carreira agora, procurando trabalhos em bandas de baile e etc, eu conseguiria muitas coisas somente enviando este vídeo. Sei disso porque o material que eu montei quando comecei era 100 vezes pior que este e me gerou trabalho. Na época, 17 anos atrás não existiam celular com a capacidade de gravar como hoje, e uma câmera como a minha (que uso para meus vídeos no youtube) custaria uma fortuna. Então eu só gravei um áudio mesmo, em um computador velho cantando Night and Day de Frank Sinatra, que foi o suficiente para me darem atenção quando eu estava me apresentando.

Enviando seu material

Envie seu vídeo para as pessoas certas!

 9 – Primeiramente, eu sei que depois de postar o seu vídeo você vai sair por aí que nem louco em todas as suas redes sociais divulgando ele, pedindo para compartilharem e etc. Eu sei porque também faço isso! A ansiedade não aguenta (risos). Mas é importante ficar claro que este não é o foco. Essas pessoas não vão conseguir te ajudar a conquistar trabalho algum. Portanto, seu foco com este vídeo vai ser colocar ele na mão de pessoas que estão procurando por você. Que precisam de um cantor com o seu perfil para algum trabalho.

Por isso é muito importante você chegar neste estágio seguro do seu trabalho, com um repertório montado, para quando chegar o dia de fazer um teste para um banda, ou um evento você estar pronto para conseguir a vaga. Vão ter sempre muitas pessoas tentando, mas o que tem pouco é gente realmente preparada para o mercado. Então enquanto não surge um teste é o seu trabalho aperfeiçoar a sua técnica, ampliar seu repertório e desenvolver seus talentos para estar pronto na hora H.

E por último a dica mais importante de todas.

10 – Não espere a oportunidade chegar até você, busque você novas oportunidades. Ninguém vai construir sua carreira por você, somente você pode fazer isso. Por isso procure por testes em grupos do youtube (existem muitos para cantores). Crie projetos seus. Inscreva-se em concursos e festivais. Pesquise por contatos de bandas locais dentro do seu gênero e envie seu material, junto com uma carta PROFISSIONAL de apresentação. (Verifique o português, pelo amor de Deus gente, antes de enviar). Além disso, para divulgar o seu trabalho aqui no blog é só clicar aqui!

Por fim, eu fiz uma playlist completa no Youtube ensinando como divulgar apropriadamente o seu trabalho na internet. Desde dicas de Marketing, como construir a sua “Marca”, Branding… tudo que você precisa saber para criar uma campanha de divulgacão que funciona. Veja o primeiro vídeo abaixo:

Quer gravar o seu vídeo você mesmo?

Pois é fácil fazer isso hoje em dia até mesmo com a câmera de um celular. Mas se você quiser caprichar na produção eu indico as câmeras semi-profissionais da CANON como a minha T6i.

E ENTÃO, CURTIU ESTAS DICAS PARA INICIAR NA CARREIRA DE CANTORA?

É importante você começar. Em outras palavras, muitas pessoas passam pela a vida sonhando em ser alguém e sendo outra pessoa. Seja esta pessoa que você sonha ser. Seja sincero com você mesmo, e faça a seguinte pergunta:

Esta pessoa que eu quero ser, passa o dia fazendo o que? Estou agindo feito essa pessoa?

Digo isso porque sei que muitos sonham em ser artistas, mas não estão dispostos a passar pelas frustrações da carreira de um artista. Então já é hora de você se perguntar se você está mesmo disposto a se dedicar ao seu sonho ou é melhor você parar de sonhar com isso.

Está pronto/a para começar? SIM, QUERO COMEÇAR A CONSTRUIR MEUS SONHOS AGORA MESMO.

Créditos:

Foto do banner:

Show Paula Bressann & Você

Fotografo: Francisco Junior

Produção: Daniel Torrieri Baldi