Quero ser cantora. Por onde começo?

Quero ser cantora. Por onde começo?
Share

Como iniciar na carreira como cantora?

Bom, primeiramente é importante deixar claro que existe uma diferença entre gostar de cantar, e querer seguir a carreira de cantora.

Cantar é realmente muito prazeroso e estimulante, porém na carreira de uma cantora (principalmente hoje em dia onde os artistas praticamente tomam conta da sua carreira por completo) o trabalho engloba muitas coisas além de cantar.

Hoje, um artista além de se preocupar em ser artista, ele se preocupa com a produção, divulgação, marketing, imagem, estratégia de carreira e todos os outros aspectos que antes eram preocupações exclusivas das gravadoras. Isso se tratando de cantores que seguem carreira solo, como interpretes e não como crooner, ou backings que são também opções de trabalhos na área do canto. (Saiba mais sobre opções de trabalhos relacionados ao canto aqui).

Outro fator importante de se considerar é que todo o glamour imposto pela profissão, pertence somente aos palcos. Fora do palco não há nada além de muito trabalho, horas de sono perdidas, horas de estudo e dedicação, como em qualquer outra profissão.

Carreira de cantora. Começando pelo começo.

Depois de avaliar todas essas questões, vem a pergunta: Porque você quer ser cantora?

Dentro da minha experiência, essa pergunta é a mais importante durante toda sua carreira, pois a resposta vai determinar todo o planejamento do seu trabalho. Tente anotar em um papel a resposta para esta pergunta com total sinceridade, porque você vai precisar ter um objetivo bastante claro se quiser alcançar um resultado próximo do pretendido. Todo seu planejamento de carreira vai depender desta resposta. Desde estilo musical, área de atuação, publico alvo, enfim, tudo vai depender do que você pretende alcançar e comunicar enquanto artista.

Avalie sua responsabilidade como artista.

Já que estamos criando um argumento para o seu trabalho, vale a pena lembrar neste momento, da responsabilidade que temos como artistas. Nosso trabalho além de entreter e alegrar as pessoas, tem também o poder de influenciar pensamentos e até mesmo ações, em um âmbito muitas vezes ignorado hoje em dia. Ser artista é ser um formador de opinião, querendo ou não. Sendo assim, a próxima pergunta a se fazer é: O que quero comunicar?

Seja verdadeiro, e entenda que sua opinião pode mudar e com o tempo você pode querer comunicar outras coisas, mas é importante partir de algo que seja verdadeiro pra você desde o inicio. O mercado muitas vezes vai te puxar para um lado complemente oposto ao que você traçou, e se você não tiver essas questões bastante definidas, vai ser fácil cair no erro de aceitar qualquer trabalho ou projeto sem identidade e significado.

Ir a luta
Você vai perceber que depois de responder sinceramente a estas duas questões será muito mais fácil saber que caminho seguir, pois as próprias respostas indicam o tipo de repertório pra se escolher, o tipo de publico que pretende alcançar etc. Agora vem a parte mais prazerosa, ir a luta!

Tente sempre estar conectado com bons profissionais e pessoas com experiência no mercado. Pra começar esse network, um bom lugar é uma escola de música. Aproveite que você vai ter que estudar muito durante o inicio da sua carreira, para nos momentos de intervalo, entre uma aula e outra, você se aproximar de outros músicos, professores etc. assim você vai começar a fazer uma próxima etapa tão importante nesta profissão, quanto o próprio talento, que é o network.

Bom, isso é um começo, espero ter te inspirado de alguma forma na sua estréia!

Boa jornada.

 

Outros artigos que podem te interessar:

Quero ser cantora, por onde começo?

Como gravar um Cd?

O poder da divulgação na internet

Sua presença na Web. Sites e blogs

Ter ou não ter um empresário?

 

Conheça também os artigos escritos por Paula Bressann no site Um Minuto pra Pensar:

Como escolher o melhor Caminho?

Como tirar proveito dos nossos problemas? A semente.

Como melhorar nosso ponto de vista?

82 Comments

  1. Gostei da informação, foi clara e objetiva. Mas estou curiosa por mais detalhes.

    Reply
    • Já leu os novos posts?? Tem alguma pergunta especifica?

      Reply
      • por favor me ajude quero ser cantora que dica voce tem pra me dar como vc começou a sua carreira

        Reply
        • Bianca, eu pessoalmente iniciei cantando em bandas de baile (que trabalham com casamento etc). Na mesma época, percebi que apesar de eu ser afinadinha, eu precisava estudar mais, melhorar tecnicamente e então começei a estudar canto. No mesmo período, conheci os musicais e me encantei,foi então que decidi estudar teatro. Depois de formada trabalhei em diversas peças de musical amador, somente para adquirir experiência. Com o tempo, começei a trabalhar em produções pequenas, porém profissionais até chegar a grandes produções…. mas cada um tem a sua estrada, e o que vai te fazer chegar mesmo em algum lugar é a sua vontade. Digo isso porque, todo caminho é repleto de dificuldades. Isso é fato em qualquer profissão. O que determina o seu sucesso é o quanto disposta você está, de seguir em frente, mesmo quando as coisas não parecem estar te levando para lugar algum! Beijos Paula Bressann

          Reply
          • paula oque eu fasso? tenho medo de prosseguir com a carreira!sera que eu consigo?

          • É difícil mesmo decidir pela carreira de cantora, mas no fundo é uma carreira como todas as outras. Não será mais fácil, ser bem sucedida como dentista por exemplo. Sem muito trabalho e dedicação, nenhuma carreira é sinônimo de sucesso. Siga seu coração, tente sempre aprimorar e aperfeiçoar o seu trabalho, e saiba que a batalha é constante.

            Desejo muito boa sorte!

      • quero ser cantor e tenho 14 anos

        Reply
        • Olá Rui.. que bacana, fique de olho aqui que teremos novidades em breve para os jovens aspirantes a cantor! Seja bem vindo

          Reply
  2. Fico muito feliz que estejam enviando suas perguntas, e espero estar ajudando… sempre que eu puder responder, ficarei mais do que feliz em ajudar!

    Reply
    • Tenho 19 anos quero ser cantora desde os 13,aqui na minha cidade não tem professor de canto,fui numa escola de música e me dei mal e ainda fiquei com calo nas cordas vocais por cantar sem técnica,hoje estou mais consciente do que eu quero e de que mensagem passar para meu publico alvo,mas infelizmente aqui não tem professores adequados para isso já tenho até minhas músicas prontas e o arranjo na minha cabeça,eles são muito pobres musicalmente,eu não sei oque faço em relação a isso pq a música realmente é a minha grande realização, comecei a faculdade de direito mais achei muito vazia,sinto que se eu não ser cantora se não me expressar nunca vou ser feliz,teria que ir em outra cidade pra ter aulas com especialistas e fono e tudo mais,mas infelizmente não tenho dinheiro e nem meus pais,estou atras de emprego,mas um salario minimo não da pra fazer muita coisa,tenho tantas ideias na minha cabeça que poderia transformar a música brasileira,quero mudar o mundo,oque eu faço numa situação dessas e desistir não é uma opção!?

      Reply
      • O que fazer em uma situação onde desistir não é uma opção? Lutar!

        Mas antes preciso dizer que a profissão de cantora, realmente, não é uma mar de rosas, e na maior parte das vezes, acabamos trabalhando pelo pão de cada dia, em barzinhos, casamentos, eventos dos mais diversos, cantando músicas dos outros, e muitas vezes dentro de um repertório que nem gostamos.

        É uma batalha diária sobreviver financeiramente com a música, imagine chegar a fazer alguma diferença no cenário musical como um todo?! (Mudar o mundo, muitas vezes fica de lado até mesmo quando estamos diante de grandes oportunidades).

        Mas os que conseguem trabalhar com o que ama, são realmente privilegiados, pois menos de 5% da população mundial trabalha com o que ama.

        Acredito que na sua posição, antes de sair investindo em aulas e fono, seria mais interessante familiarizar-se de verdade com o dia-dia de uma cantora. Tenho aqui outros posts onde eu falo sobre as alegrias e dificuldades da nossa profissão, espero te ajudar em algum deles.

        Lembre que existe, Empresários, e existe o Eike Batista…mas você não precisa ser o Eike Batista para ser uma empresário bem sucedido. Da mesma forma existe cantoras, e existe a Ivete Sangalo e você não precisa ser a Ivete pra ser bem sucedida na sua profissão como cantora, ganhar seu dinheiro honestamente e viver uma vida feliz exercendo a profissão amada. Mas as vezes os ego atrapalha tudo e você vive uma busca sem fim pelo sucesso caracterizado em celebridades.

        Espero ter ajudado.

        Reply
  3. eu quero muito ser cantora mais os meus pais querem que eu seja dotora por favor me da uma sugestao

    Reply
  4. fiquei muito contente com o seu comselho obrigada

    Reply
    • Oi Thanna, fico feliz em ter ajudado. Beijos

      Reply
  5. eu quero ser

    Reply
  6. oi galera eu sou professora de canto se augem quser me liga é 98712759 eu que insaiei o mc federado e os lelekes

    Reply
    • vc mora onde? eu sou do rio grande do sul!

      Reply
      • eu gostaria de ter aulas com vc meu nome é Thaís e morono rio grande do sul e vc mora onde?

        Reply
        • Sou de São Paulo. Fico lisonjeada. Abraços

          Reply
  7. obrigada paula Bressann! quero muito ser canto e não sabia por onde começar e com começar. estou feliz agora pois ja sei um pouco com começar mas so uma perguntae mas uma dica eu começo compositando música ou esperar o tempo passar i ver noq dar miim responda por favor preciso da sua ajuda quero muito ser cantora muito mesmo . mas um problema tnho medo de não gostaren da musica e da minha vos!!! obrigada beijos!!! manda a sua rsposta por omeu email meu msn!

    Reply
    • Olá Cayla, Fico feliz que as dicas aqui do blog, tenham te ajudado.
      Bom, uma coisa que eu sempre digo, independente de qualquer coisa, quando estiver neste momento tão importante na vida, é importante continuar estudando. A carreira artística muitas vezes é confundida com algo sempre “inspiracional” ou vindo de algum dom sobrenatural, mas a verdade é que um bom trabalho vem de muito estudo. Então, continue estudando e se aprimorando. Se pretende compor é bom ler muito, ler de tudo. Leia poesias e poemas, leia dramas e comédias. Pode parecer não ter nada haver com composição, mas de fato conhecer maneiras poéticas e coloquiais de se contar uma história é muito importante quando estiver compondo. Boa sorte!

      Reply
  8. Porfavor me ajuda quero ser muito cantora e meu sonho e eu ja componho musicas

    Reply
    • Como posso ajudar? Tem alguma dúvida especifica?

      Reply
      • sim eu tenho uma duvida

        Reply
          • Eu adoro cantar é o meu sonho e acho que até tenho jeito para isso, mas como eu vivo em Portugal é muito difícil prosseguir esta carreira.
            Por favor, ajuda-me.

          • Certamente existem escolas de música ai… Procure uma e assim poderá não somente aprimorar seu dom, como também fazer contatos! Boa sorte.

  9. eu preciso de ajuda pois meu sonho é ser cantor profissional e famoso mai estou perdido nao sei por onde começar

    Reply
    • Olá… Tente começar estudando. Procure uma escola de música ou um professor de canto.

      Reply
  10. EU DES DE PEQUENA QUERO SER CANTORA QUANDO EU TO TRIZTE EU INVENTO MUSICA PARA MI ALEGRA COM O TENPO NEN MI LENBRO PQ EU ESTA TRITE

    Reply
    • QUERO FALA COM VC PAULA

      Reply
      • Olá… Pode falar, desculpe a demora pra respoder correria aqui! Bjos

        Reply
    • É a música tem esse poder mesmo! Continue escrevendo e estudando… Muito boa sorte!

      Reply
  11. oi paula!quero ser cantora mais nao sei oq fazer para começar,ja cantei no recife todos gostaram da minha voz,me mandaram fazer cds,mais nao sei como gravar pq nao tenho microfone,e tambem tenho vergonha de cantar sozinha por favor me ajuda a tirar essa vergonha q eu tenho por favor meu sonho sempre foi ser cantora desde de q eu tinha 07 anos agora tenho quatorze e ainda nao sou por vergonha oq faço me ajuda??

    Reply
    • Olá querida tudo bem?
      Bom, vamos com calma… você ainda é bastante nova e tem toda a vida pela frente.
      O que eu recomendo agora, é que continue a estudar. Ser cantora não é somente ter uma voz afinada e ser desinibida. É preciso ter uma boa comunicação e saber falar bem, para isso é sempre bom ler muito, assistir à bons filmes, se interessar por arte etc.
      Mantenha o foco nos estudos por enquanto, e continue cantando sempre que tiver a oportunidade. Assim irá gradualmente desenvolver o seu talento.
      Muito boa sorte,

      Paula

      Reply
  12. jente cuidado pode ser uma fraude ok?

    Reply
    • O que pode ser uma fraude Georgia?
      Abraço

      Reply
  13. voce pode me ajudar

    Reply
  14. eu queria ser cantora e fazer uma dupla com a minha prima natiely porfavor mi ajuda estou temtando por muito tempo esse e o segundo site que eu me cadastro vou esperan a resposta

    Reply
    • Olá querida tudo bem?
      Bom… como ajudar?
      Primeiramente preciso dizer que esta carreira, é uma carreira muito difícil.
      Hoje em dia todo mundo quer ser cantor, atriz e jogador de futebol, sem entender que, de fato ser artista, vai muito além do glamour dos holofotes. Ou na verdade deveria ir além!

      Hoje em dia a cultura esta sendo tratada como um produto, um produto de ostentação e futilidade. Mas nunca antes foi assim. A arte sempre foi a representante da cultura popular… repito CULTURA popular, mas hoje a cultura e educação infelizmente está em segundo lugar no nosso país, o que abre espaço para o que vemos hoje em dia. A falta de cultura, a falta de educação, a banalização das emoções e sentimentos, tudo em busca de prazeres instantâneos.

      É uma pena tudo isso.

      Se eu puder ajudar, vendo o mercado de dentro como vejo hoje, a minha maior ajuda seria em tentar trazer essa consciência para a juventude, que pouco tem em quem se inspirar.

      Volte um pouco no tempo, ouça Chico Buarque, entenda Jorge Amado, conheça Elis Regina e pense feito eles. Somente assim a arte voltará ao seu verdadeiro propósito, de ser a representação da CULTURA de um povo. Vamos buscar a cultura, para um dia alcançar novamente a arte!

      BEIJOSSSSSS

      Paula

      Reply
  15. Parabéns pela postagem! O texto foi muito inspirador e objetivo. É realmente uma decisão muito difícil a de se tornar cantor ou cantora, e tem sempre o medo de dificuldades financeiras, ainda mais no país que vivemos onde a arte é tão desvalorizada. Há sempre a alternativa de iniciar uma carreira em paralelo à alguma outra , para caso a artística não dê certo, ainda assim há outra alternativa, porém eu não acho que sem dedicação integral, é dificil ter bons frutos em algo. E esse é o meu maior dilema, mesmo eu ainda tendo 17 anos de idade, sinto como se ja estivesse desperdiçando tempo, mas acho que isso é apenas a crise da idade, certo? hahahaha, ótimo texto :)

    Reply
    • Kkkk, muito jovem ainda, tem a vida toda pela frente. Ter uma outra profissão em paralelo é uma excelente idéia. Conheço muitos músicos que mantém uma carreira de advogado, designer entre outros de dia e tocam na noite. É sim uma boa idéia. Abraço

      Reply
  16. Ola sou a ana ferreira o meu sonho era ser cantora desde pequenina , tenho 14 anos e a vida passsa a correr penso ter ujma vida com fama e pr isso que gostava de ser cantora nao e so pela fama e tambem por eu amar cantar , a quando eu era pequenia gostava de cantar nos karaokes sepre que ia cantar tremia por todo lado mas quando acabava de cantar toda a gente que estava la levantava -se e batiam palmas e eu tinha esperanca que um dia seria como aquelas pessoas que tem uma vida de sonho porque nehum famoso tem vida de sonho a sempre azar nas vidas . O MEU SONHO E SER CANTORA . Porfavor algem me ajude
    Sou de vila nova de gaia portugal e sou a ana de 14 anos .
    Obrigado.

    Reply
    • Olá querida,
      tudo bem?
      Bom, vamos por partes: Primeiro acredite, você ainda tem muita vida pela frente, é bastante jovem e tem outra prioridades no momento do que a profissão. Foque nos estudos, em aproveitar esse momento onde você ainda tem seus pais para te apoiar e dar suporte. Deixe para pensar em carreira e profissão no futuro.
      É claro que você já pode e deve se preparar para o futuro. Aulas de Música é bom pra todo mundo, independente de querer um dia seguir carreira, pois a música estimula diferentes partes do cérebro, ajuda na sensibilidade e é um meio de comunicação e vida. Ou seja minha dica pra você é estude música.

      Beijos e boa sorte

      Reply
  17. quero ser cantora como faço para mim ser uma

    Reply
    • Deu uma lida nos artigos aqui? Ajudou? Tem alguma pergunta específica? Boa sorte

      Reply
  18. Olá, Paula! Tenho um sonho muito grande de ser cantora, tenho muita esperança que esse sonho se realizará mas ao mesmo tempo acho que é impossível, pois algumas meninas da minha rua me perguntam as veses e ao respondê-las que quero ser uma cantora elas me jugam dizendo que se eu fosse ser uma cantora já seria há muito tempo mas agora tenho uma amiga maravlhosa que ela imagina como eu e até ouvindo músicas a noite ela sonha de verdade e agora tenho muitas esperanças e ando de cabeça erguida e não ligo para o que os outros dizem ou vão dizer, mas sempre me vem algumas dúvidas:
    O que é necesssário para ser cantora?
    Que curso devo fazer?

    Reply
    • Temos que buscar nossos sonhos, mas manter os pés no chão. As dicas aqui tem ajudado? Abraço

      Reply
  19. Me ajudem eu quero ser cantora e forma uma banda com meus amigos a gente ate insaiamos as musicas que a gente mesmo compus e eu preciso de ajuda eu espero que se relize meus sonhos e o do meus amigo que vao fazer a banda coigo bijos.eu sou ana caroline tenho 13 anos e o s meus amigos tem 14,12,13,14

    Reply
    • Siga praticando e tente estudar. Estudar música vai fazer muita diferença nas suas oportunidades no futuro. Abraço

      Reply
    • Achou que o post aqui ajudou?
      Tem alguma pergunta especifica?

      Abraços

      Reply
  20. Eu tambem adoraria ser cantora!!!!
    Gosto de cantar desde pequena mas só em ingles, é como me sinto mais á vontade…
    Faria de tudo para concretizar este meu sonho..

    Reply
    • Tem que ir atrás dos seus sonhos!
      Como em qualquer outra profissão, é preciso estudar muito, e trabalhar bastante pra ter algum retorno. Então foque nos estudos e força, pois esta estrada é bem cheia de curvas.
      Abraço

      Reply
  21. ola tenho 17 anos, quero ser cantora mas tenho medo de tentar e todo o meu esforço ser em vão !!! e queria saber qual é o primeiro passo que devo dar ? sei que tenho que fazer aulas de canto, mais depois devo procurar uma gravadora ? e minha mae quer que eu seja medica mais ela ñ me entendi, me ajude por favor !!!

    Reply
    • Realmente a carreira de cantora, como toda outra carreira, é preciso ter muita força de vontade, dedicação e garra. Eu acredito que devemos fazer na vida, coisas que gostamos de fazer. Como diz o ditado: Escolha uma profissão que ama, e jamais trabalhará na vida. Que significa que todos os seus esforços serão prazerosos. Afinal de contas, o que é a vida, senão um acúmulo de momentos bons e ruins? Faça da sua vida, um acumulo de muitos bons momentos e sentirá que nada foi em vão! Fique com Deus

      Reply
  22. amei as dicas ((:

    Reply
  23. eu quero ser cantora,mas eu não sei se eu posso ser uma por causa que tenho apenas 11 anos e eu não consigo esperar ser adulta para mim seguir essa profissão. Me ajuda por favor!

    Reply
    • Olá linda, na verdade você vai precisar esperar para seguir qualquer profissão. Ainda é muito novinha e deve curtir a juventude o máximo que puder, porque a juventude não volta! Depois de se tornar adulto seu único destino depois na frente e ser velhinho então não tente tanto chegar lá tão rápido assim! :) Mas o que você já pode fazer, para ter mais chances na carreira de cantora, é começar a estudar música agora. Estude um instrumento ou mesmo canto, procure ouvir de tudo um pouco e se divirta! beijos

      Reply
  24. Olá! :D
    Quero ser cantora, amei suas dicas! Realmente me ajudaram muito em que tipo de carreira vou seguir, que tipo de música vou cantar, que estilo vou fazer… enfim, obrigada!
    Beijo beijo :*

    Reply
    • Fico muito, muito feliz em ter ajudado. Depois volte aqui para contar mais como estão suas conquistas na carreira! :) Abraços

      Reply
  25. ¡Hola!
    Primeramente me llamo Alexandre y, es un enorme placer conocer una persona tan bella y alumbrada así como a ti Paula!:)
    Bien… eu sempre amei música! Desde pequeño… penso que ela é a forma da alma se expresar ao redor de las personas:) hoje com 15 aninhos…. ja sei o basico dela… ¡más no todo! Quero muito sua ajuda! E queria que voce avaliasse essa musica que eu compus(minha primeira:

    No Puedo Escuchar

    Te marchaste sin avíso
    Te busqué y no consegui encontrar
    Sin rumbo y perdido
    Pero mi amor por ti no se irá
    Eras mi cómplice en los sueños
    Mas aquel día se perderse en el tiempo

    Más se que tus alas seran mi abrigo
    Y que en el cielo tú volaras conmigo
    Ángel divino me cuidas de mal
    Se que respiro el aire que respira
    Y que tu voz me alegran los días
    Mas lejos tú estas
    No puedo escuchar…
    No puedo escuchar…

    Guardo en lo corazón tú sonrisa
    Que me trae felicidad
    Si mal no recuerdo; sonreír
    Compartiéndome tu paz
    Tanta alegría para verte
    Pero tu no me escuchaba
    Y me baño en lágrimas

    Más se que tus alas seran mi abrigo
    Y que en el cielo tú volaras conmigo
    Ángel divino me cuidas de mal
    Se que respiro el aire que respira
    Y que tu voz me alegran los días
    Mas lejos tú estas
    No puedo escuchar…
    No puedo escuchar…

    Quisera que el tiempo detenerse al menos un instante
    Solo para te hablar
    Que cuándo empezar a llover
    En bajo de la lluvia…
    Iremos bailar

    Más se que tus alas seran mi abrigo
    Y que en el cielo tú volaras conmigo
    Ángel divino me cuidas de mal
    Se que respiro el aire que respira
    Y que tu voz me alegran los días
    Mas lejos tú estas
    No puedo escuchar…
    No puedo escuchar…
    No puedo escuchar…
    No puedo escuchar…

    Reply
    • Que bacana… Eu também começei a escrever com essa idade. Siga escrevendo, estudando, ouvindo muita música de qualidade que um dia as portas começa a se abrir para você também. Grande abraço e obrigada por compartilhar sua canção conosco! :)

      Reply
  26. QUERIA MUITO SER CANTORA , TODOS DIZEM QUE EU TENHO VOCAÇÃO !
    MAIS MINHA MÃE QUER QUE EU SEJA DOUTORA E EU NÃO TIVE CORAGEM DE DIZER PARA ELA O QUE QUERO SER !
    O QUE EU FAÇO ?
    POR FAVOR ME AJUDA !!!

    Reply
    • Emilly, sua mãe certamente só quer o seu bem, e se seu desejo e comprometimento com a música for algo sério e ela entender que é uma escolha verdadeira sua ela vai entender. Mas tudo tem seu tempo, se você ainda é jovem e está no período de escola, eu garanto que nem você ainda pode ter certeza o que quer ser, porque tudo muda muito com o tempo, nossos desejos mudam, nossa vida muda. Então deixe se aproximar mais do tempo de decidir por uma carreira pra realmente entrar em algum conflito familiar por conta disso. Meu pai por exemplo é músico, e nunca quis que eu fosse cantora, por saber das dificuldades da carreira, e até hoje ele fala isso pra mim, porém quando chegou o tempo de realmente eu decidir por uma carreira tudo me levou para os palcos. As coisas quando tem que ser são, não é preciso forçar nada. Fique tranquila. Boa sorte.

      Reply
  27. oi meu nome é tamires e queria ser cantora mas nao sei que quero canta muita gente disse pra mim dessistir pq nao vou consegui e ai o q faco ? e por onde comeso? como eu faco pra escrever minha 1 musica ?

    Reply
    • Tamires, muitas vezes vamos encontrar pessoas nos desencorajando de viver os nossos sonhos por proteção. Isso é o que geralmente acontece com os pais que querem sempre uma carreira mais estavel e promissora pra os filhos sem perceber que nada é garantia de sucesso nesta vida além dos nossos próprios esforços em ser feliz. Siga seus sonhos com humildade e disciplina que tudo vai dar certo, e é claro, tudo ao seu tempo. No tempo de ir à escola é tempo de ir pra escola, no tempo de procurar emprego é tempo de procurar emprego e assim por diante. Muito boa sorte.

      Reply
  28. Oi Paula! Meu nome e thalia tenho 16 anos e meu maior sonho sempre foi ser cantora me expressar com as pessoas atraves da musica , me conectar com a musica como se fosse parte da minha alma ,conhecer as pessoas atreves dela, adoro cantar tenho uma voz boa ,afinada ,tenho um violao porem nao sei tocar ,procurei meios de entrar no meio da musica so que nunca tive incentivo,por isso estou aqui pra te pedir ajuda pra realizar meu maior sonho ,ja conversei com meus pais pra me colocar em uma escola de musica so que devido ao pouco tempo deles em casa pois eles viajam muito eu nao tenho oportunidades,minha maior inspiração e a Demi Lovato e um dia sonho ser igual a ela ,apesar das dificuldades ,preciso da sua ajuda imediata por favor ja nao sei oque fazer pois minha vontade e cantar e não pela fama mas sim por um sonho … Obrigado!!!

    Reply
    • Oi linda, tudo bem?
      Fico super feliz quando encontro alguém com tanta vontade, e ainda mais pelos motivos certos. Sim a música tem muita proximidade com a nossa alma, e é lindo que você esteja buscando se aproximar dela, já é um passo enorme para o bom caminho na vida. A maior ajuda que eu posso te dar é dizer que seus esforços são o que determina o seu sucesso na vida, mas acima disso a sua vontade é o que vai te manter no caminho do seu sonho. Eu tento através desde blog ajudar ao máximo que posso as pessoas que estão começando com dicas das mais diferentes situações que sei que todo artístas enfrenta, mas sei que o que vai mesmo fazer a difereça na vida de cada um que passa por aqui é o quanto eu consigo transmitir o fato de que é através do seu desejo, da sua vontade e esforços que as portas vão se abrindo.
      Desejo que você tenha muita força para perseguir o seu sonho, até que ele se torne realidade.
      Beijos

      Reply
  29. eu quero ser cantor

    Reply
  30. Vc sabe algum número de alguma gravadora ou produtores para mi passar

    Reply
  31. Ola meu nome e Victoria amo cantar ja cantei em igrejas,dou a minha vida por musica so que queria saber como posso fazer para realizar o meu sonho?
    Ameii as suas dicas obg

    Reply
    • Oi querida, para realizar seu sonho, qualquer sonho que seja, é preciso muito trabalho, dedicação, estudo e vontade. Continue cantando sempre, e invista nos estudos. :) beijos

      Reply
  32. Paula pode divulgar meus videos? :(

    Reply
    • Sim podemos, para isso basta enviar seu materia conforme descrito nas regras do blog: Release, Link video, fotos. Para enviar agora, Clique Aqui!

      Reply
  33. Só preciso de divulgação desse meu vídeo, por favor Paula

    Reply
  34. Ola..sou de uma pequena cidade do interior..tenho o sonho de ser cantora,mas ainda não tenho boa técnica vocal.Na minha cidade não há nenhuma escola de musica, canto, instrumentos musicais..não conheço ninguém que seja cantor..Mas não tenho recursos financeiros para ir até outra cidade estudar música..tenho que ajudar meus pais em casa. Você saberia se há alguém que poderia de boa vontade me ajudar a aprender a cantar e melhorar a voz pela internet? Não sei mais o que fazer ou a quem pedir ajuda..já fiz isso a muita gente mas ninguém parece disposto a ajudar..Obrigado pela paciência..se puder responda por e-mail..Deus te abençoe.Tudo de bom. :)

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Introdução a “Vida de Cantora”. - | - [...] Quero ser cantora, por onde começo? Como gravar um Cd? Saiba como registrar suas composições. O poder da divulgação …
  2. Sou cantora, como gravar um CD? - | - [...] Como iniciar na carreira como cantora? Compartilhe isso:CompartilharEmailFacebookDiggStumbleUponRedditImprimir lmd_source="23804761";lmd_si="33515829";lmd_pu="22485107";lmd_c="BR";lmd_wi="468";lmd_he="60";Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma …
  3. A importância da divulgação na internet - | - [...] Quero ser cantora, por onde começo? Como gravar um Cd? Compartilhe isso:CompartilharEmailFacebookDiggStumbleUponRedditImprimir lmd_source="23804761";lmd_si="33515829";lmd_pu="22485107";lmd_c="BR";lmd_wi="468";lmd_he="60";Lomadee, uma nova espécie na …
  4. Paula Bressann entrevista: Luizinho Mazzei - | - [...] Quero ser cantora, por onde começo? Como gravar um Cd? O poder da divulgação na internet Compartilhe isso:CompartilharEmailFacebookDiggStumbleUponRedditImprimir …
  5. - - [...] Quero ser cantora, por onde começo? Como gravar um Cd? Compartilhe isso:CompartilharEmailFacebookDiggStumbleUponRedditImprimir lmd_source="23804761";lmd_si="33515829";lmd_pu="22485107";lmd_c="BR";lmd_wi="468";lmd_he="60";Lomadee, uma nova espécie na …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>